Questões de Educação Física

Lista completa de Questões de Educação Física para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

“Estado dinâmico de energia e vitalidade que permite a cada um, funcionando no pico de sua capacidade intelectual, realizar as tarefas do cotidiano, ocupar ativamente as horas de lazer, enfrentar emergências imprevistas sem fadiga excessiva, sentir uma alegria de viver e evitar o aparecimento das disfunções hipocinéticas.” Trata‐se de

  • A. aptidão física .
  • B. exercício físico.
  • C. atividade física.
  • D. saúde e qualidade de vida.

O lazer manifesta‐se nos diferentes ambientes da sociedade a partir dos equipamentos específicos e não específicos de lazer. Nessa perspectiva, são considerados equipamentos não específicos de lazer:

  • A. Casa, bar e ruas.
  • B. Teatros e cinemas.
  • C. Museus e galerias de arte.
  • D. Parques e bibliotecas públicas.

“Englobam todas as modalidades e têm por objetivo a aquisição ou a manutenção da condição física do indivíduo e/ou do atleta.” Trata‐se das ginásticas de

  • A. competição.
  • B. demonstração.
  • C. condicionamento físico.
  • D. conscientização corporal.

Considerando o campo da aprendizagem motora, relacione adequadamente os conceitos com suas respectivas descrições.

A sequência está correta em

  • A. 1, 2, 3.
  • B. 2, 1, 3.
  • C. 3, 1, 2.
  • D. 2, 3, 1.

Durante uma aula de iniciação esportiva de basquetebol para pré-adolescentes, o professor organizou, dentro de uma configuração variada e randômica, uma sessão de prática, com duração de trinta minutos, de cinco habilidades básicas: o drible, o passe/recepção, o arremesso, a bandeja e o rebote.

Considerando essa situação, julgue os itens a seguir.

Na situação descrita, propõe-se uma progressão gradual para as habilidades, como, por exemplo: drible, drible; passe/recepção, passe/recepção; arremesso, arremesso; e rebote, rebote.

  • C. Certo
  • E. Errado

Durante uma aula de iniciação esportiva de basquetebol para pré-adolescentes, o professor organizou, dentro de uma configuração variada e randômica, uma sessão de prática, com duração de trinta minutos, de cinco habilidades básicas: o drible, o passe/recepção, o arremesso, a bandeja e o rebote.

Considerando essa situação, julgue os itens a seguir.

O referido professor fundamentou-se na teoria de interferência contextual para a prática randômica e na teoria de esquema para a prática variada.

  • C. Certo
  • E. Errado

Durante uma aula de iniciação esportiva de basquetebol para pré-adolescentes, o professor organizou, dentro de uma configuração variada e randômica, uma sessão de prática, com duração de trinta minutos, de cinco habilidades básicas: o drible, o passe/recepção, o arremesso, a bandeja e o rebote.

Considerando essa situação, julgue os itens a seguir.

A prática variada possibilita o desenvolvimento de um esquema motor forte, ou seja, uma regra ou um conjunto de regras para auxiliar o aluno em tomadas de decisão diante de situações novas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Durante uma aula de iniciação esportiva de basquetebol para pré-adolescentes, o professor organizou, dentro de uma configuração variada e randômica, uma sessão de prática, com duração de trinta minutos, de cinco habilidades básicas: o drible, o passe/recepção, o arremesso, a bandeja e o rebote.

Considerando essa situação, julgue os itens a seguir.

A baixa interferência contextual é consequência da prática randômica, fato que possibilita aos alunos o exercício de habilidades básicas em blocos aleatórios.

  • C. Certo
  • E. Errado

Durante uma aula de iniciação esportiva de basquetebol para pré-adolescentes, o professor organizou, dentro de uma configuração variada e randômica, uma sessão de prática, com duração de trinta minutos, de cinco habilidades básicas: o drible, o passe/recepção, o arremesso, a bandeja e o rebote.

Considerando essa situação, julgue os itens a seguir.

A combinação da prática variada e da randômica permite que as experiências de aprendizagem se aproximem de situações da vivência do aluno.

  • C. Certo
  • E. Errado

Durante uma aula de iniciação esportiva de basquetebol para pré-adolescentes, o professor organizou, dentro de uma configuração variada e randômica, uma sessão de prática, com duração de trinta minutos, de cinco habilidades básicas: o drible, o passe/recepção, o arremesso, a bandeja e o rebote.

Considerando essa situação, julgue os itens a seguir.

A competência motora em situações novas é gerada tanto por meio da prática variada quanto da randômica.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...