Lista completa de Questões de Educação Física para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O uso de tratados de Anatomia, Biomecânica e Fisiologia na ginástica traduz uma concepção de corpo como objeto de intervenção da ciência, por centrar os esforços
nos modelos cartesianos de movimento, privilegiando as ações táticas e técnicas.
nas funções e mecanismos corporais, deixando de lado o empirismo.
nas teorias pedagógicas e técnicas do movimento corporal.
nos fundamentos fisiológicos e antropológicos do movimento humano.
nas visões pragmáticas do movimento humano, sem preocupação com o aspecto sociofilosófico.
Quanto à aprendizagem de fundamentos e regras de futebol, julgue os itens que se seguem.
A atividade de drible em zigue-zague com seis cones alinhados é um excelente exercício, mesmo que os executantes sejam atletas de alto nível, porque proporciona uma grande aproximação com a situação real de jogo.
Dois modelos de ensino utilizados em Educação Física são o integrativo e o transformativo. O integrativo é o modelo no qual o conhecimento elaborado depende do contexto em que o conteúdo é usado e o transformativo é aquele no qual o ensino efetivo depende da síntese de todos os conhecimentos. São exemplos desses dois modelos, respectivamente, as seguintes atividades:
um jogo de queimada mista com área do morto estendida para toda a lateral da quadra e uma série de cobranças ensaiadas de faltas no ataque de handebol.
o ensino de natação na parte da piscina onde os alunos não podem colocar os pés no fundo e uma atividade de caminhada de 3 quilômetros.
um jogo de futebol de mãos dadas com meninos e meninas formando duplas e um jogo de voleibol com a rede coberta.
a sequência de 3 séries de 30 abdominais com intervalos de 1 a 2 minutos e exercícios de agachamento no leg-press com 30 repetições e intervalos de 5 minutos.
o ensino do cálculo do IMC para relacionar alunos com hábitos alimentares e exercícios e um jogo de basquetebol com diferentes sistemas de defesa para testar jogadas de ataque.
Quanto à aprendizagem de fundamentos e regras de futebol, julgue os itens que se seguem.
Não existirá infração por impedimento se o jogador atacante receber a bola diretamente de um tiro de meta, de um arremesso lateral ou de um tiro de canto.
Segundo Lomakine, a dança, como prática pedagógica, busca contribuir com o desenvolvimento do ser humano em seus aspectos motor, perceptivo cognitivo e socioafetivo, o que significa
proporcionar ao educando um conhecimento técnico e artístico sobre a dança.
propiciar um trabalho voltado para os aspectos sociais.
buscar o entendimento sobre o corpo em movimento ritmado.
trabalhar a totalidade do ser humano.
contribuir para o desenvolvimento do ser humano no tocante ao conhecimento corporal.
Quanto à aprendizagem de fundamentos e regras de futebol, julgue os itens que se seguem.
Na aprendizagem da habilidade do chute, o iniciante deve ter experiências de prática com a perna dominante até que obtenha uma ideia do movimento porque parte da aprendizagem adquirida com aquela perna poderá ser transferida para a não dominante.
Para Lomakine, ao ser ministrada no âmbito escolar, a interpretação e apreciação da dança representam um canal importante de informações e vivências para que os alunos possam
conhecer o próprio corpo e aprimorar a propriocepção.
conhecer os sons e os ritmos internacionais.
aprender técnicas teatrais.
desenvolver uma nova habilidade física.
aprender a protagonizar um espetáculo de dança.
Julgue os seguintes itens, relativos a estratégias de aulas de educação física que o professor pode utilizar ao lidar com pessoas com necessidades especiais.
Em um jogo de basquetebol para cadeirantes, caso um jogador caia de sua cadeira, o professor ou técnico deve providenciar imediata ajuda, observando se houve ou não alguma lesão ao jogador.
Para Guedes, algumas doenças degenerativas que aparecem na idade adulta podem ter relação com atitudes na infância e na adolescência, pela aquisição de comportamentos inadequados, que favorecem o aparecimento dos chamados fatores de risco, como
inadequação dos ambientes escolares e alimentação desequilibrada.
falta de cuidados e excesso de atividade física.
excesso de carboidratos e hábitos inadequados de higiene.
hábitos alimentares inadequados e falta de atividade física.
deficiência de proteínas e atividades esportivas precoces.
Julgue os seguintes itens, relativos a estratégias de aulas de educação física que o professor pode utilizar ao lidar com pessoas com necessidades especiais.
Em atividades esportivas como voleibol para deficientes visuais, um bom equipamento a ser usado é uma bola com guiso.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...