Lista completa de Questões de Educação Física para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em um programa de Educação Física, as avaliações podem ocorrer segundo diferentes perspectivas. Em uma delas, normalmente, a avaliação não envolve testes formais, sendo aplicada no decorrer do programa para a verificação e a realização dos ajustes necessários, e a outra, normalmente aplicada ao término do programa, tem a finalidade de identificar o rendimento do aluno. Essas perspectivas de avaliação se referem, respectivamente, às avaliações :
somativas e de feedback;
de feedback e formativas;
formativas e somativas;
de feedback e somativas;
somativas e formativas.
Numa seqüência de aulas sobre condicionamento aeróbio, o professor ensinou a forma mais utilizada para se calcular a freqüência cardíaca máxima. Trata-se da velha e conhecida fórmula de Karvonen. No entanto, o professor teve o cuidado de esclarecer que esta fórmula não garante fielmente o resultado, pois se trata de um resultado presumido, considerando que cada indivíduo apresenta diferentes respostas morfo-fisiológicas em função do estímulo empregado. Quais são, respectivamente, os limites inferior e superior da zona alvo para realização de um trabalho aeróbico, considerando um indivíduo de 16 anos de idade?
122 e 153 bpm
130 e 157 bpm
143 e 173 bpm
154 e 187 bpm
163 e 184 bpm
É (são) comumente considerado(s) marcador (es) sérico (s)para lesão muscular:
Ácido lático.
Creatina-cinase.
Mioglobina.
As alternativas b e c estão corretas.
Uma proposta pedagógica geralmente leva em consideração a idade cronológica dos alunos. Julgue os itens subseqüentes, acerca do desenvolvimento de programas de atividades físicas envolvendo crianças e(ou) adolescentes, momento em que é observada grande diversidade nas fases de crescimento e desenvolvimento das habilidades motoras.
Em ambos os sexos, a força muscular possui longo período de quase estabilidade. Porém, no período pubertário, iniciase o desenvolvimento de massa muscular, aumentando a força, que passa a ser consideravelmente maior no sexo masculino.
Em um programa de Educação Física, a menor unidade referente a um processo de treinamento é a sessão de treinamento, que pode ser desenvolvida em uma aula. Na sessão de treinamento, são considerados os componentes físicos do desempenho, as aptidões, a técnica e a tática esportiva, entre outros aspectos que o professor julgar importante desenvolver nos seus alunos. Estudos recomendam a divisão da sessão em três partes distintas, sendo função do professor durante a parte principal:
controlar o vestuário do aluno e os equipamentos a serem utilizados;
determinar para o aluno os objetivos da sessão;
realizar a transmissão de conhecimentos, capacidades e aptidões, verificando sua apropriação e fixação, por parte dos alunos;
realizar exercícios com função lúdica e relaxante;
avaliar os sucessos obtidos.
Com o propósito de explicar a busca de legitimação da Educação Física no currículo escolar, Valter Bracht argumenta que uma corrente de especialistas busca a justificativa da Educação Física fora das atividades, ou seja, nas suas aplicações e repercussões sociais. Para tal, esses especialistas se fundamentam no corpo de conhecimento das disciplinas biológicas e da sociologia funcionalista, configurando uma visão instrumental de Educação Física. Esses argumentos identificam o modelo de legitimação da Educação Física denominado de:
entrópico
heterônomo
autônomo
revolucionário
progressista
Segundo Weineck, todo período de férias prolongado pode levar a uma queda nos níveis das capacidades físicas treinadas. Qual princípio do treinamento desportivo apresenta e explica esta situação?
Princípio da sobrecarga.
Princípio da reversibilidade.
Princípio da interdependência.
Princípio da individualidade biológica.
Uma proposta pedagógica geralmente leva em consideração a idade cronológica dos alunos. Julgue os itens subseqüentes, acerca do desenvolvimento de programas de atividades físicas envolvendo crianças e(ou) adolescentes, momento em que é observada grande diversidade nas fases de crescimento e desenvolvimento das habilidades motoras.
A idade cronológica acompanha a idade biológica.
Para possibilitar um treinamento diferenciado das capacidades coordenativas do aluno de Educação Física em um treinamento qualquer, deve-se considerar tanto a complexidade destas capacidades em conjunto, quanto a importância de cada um de seus componentes isoladamente. São considerados componentes das capacidades coordenativas:
capacidade de adaptação motora, capacidade de reação, capacidade de equilíbrio;
capacidade de orientação, capacidade de reação, capacidade de visualização;
capacidade de concatenação de movimentos, capacidade de improvisação, capacidade de diferenciação;
capacidade de projeção, capacidade de ritmo, capacidade de reação;
capacidade de orientação, capacidade de improvisação, capacidade de projeção.
A organização curricular implica considerar certos critérios de organização, sistematização e distribuição dos conteúdos de ensino-aprendizagem em tempos pedagogicamente necessários para a sua assimilação. Apoiado nessa compreensão, o COLETIVO DE AUTORES sugere que, durante o ciclo de iniciação da sistematização do conhecimento (4ª a 6ª séries do Ensino Fundamental), sejam trabalhadas formas ginásticas:
para possibilitar o treinamento das capacidades fí-sicas, numa perspectiva crítica
locomotoras, manipulativas e estabilizadoras, para obtenção do controle corporal
coletivas, combinando-se a execução de movi-mentos básicos fundamentais
de diversos tipos (artística, aeróbia, rítmica, des-portiva etc.), aplicando suas técnicas básicas
tecnicamente aprimoradas, levando-se em consi-deração os interesses dos alunos
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...