Questões de Educação Física

Lista completa de Questões de Educação Física para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em um programa de Educação Física, as avaliações podem ocorrer segundo diferentes perspectivas. Em uma delas, normalmente, a avaliação não envolve testes formais, sendo aplicada no decorrer do programa para a verificação e a realização dos ajustes necessários, e a outra, normalmente aplicada ao término do programa, tem a finalidade de identificar o rendimento do aluno. Essas perspectivas de avaliação se referem, respectivamente, às avaliações :

  • A.

    somativas e de feedback;

  • B.

    de feedback e formativas;

  • C.

    formativas e somativas;

  • D.

    de feedback e somativas;

  • E.

    somativas e formativas.

Numa seqüência de aulas sobre condicionamento aeróbio, o professor ensinou a forma mais utilizada para se calcular a freqüência cardíaca máxima. Trata-se da velha e conhecida fórmula de Karvonen. No entanto, o professor teve o cuidado de esclarecer que esta fórmula não garante fielmente o resultado, pois se trata de um resultado presumido, considerando que cada indivíduo apresenta diferentes respostas morfo-fisiológicas em função do estímulo empregado. Quais são, respectivamente, os limites inferior e superior da zona alvo para realização de um trabalho aeróbico, considerando um indivíduo de 16 anos de idade?

  • A.

    122 e 153 bpm

  • B.

    130 e 157 bpm

  • C.

    143 e 173 bpm

  • D.

    154 e 187 bpm

  • E.

    163 e 184 bpm

É (são) comumente considerado(s) marcador (es) sérico (s)para lesão muscular:

  • A.

    Ácido lático.

  • B.

    Creatina-cinase.

  • C.

    Mioglobina.

  • D.

    As alternativas b e c estão corretas.

Uma proposta pedagógica geralmente leva em consideração a idade cronológica dos alunos. Julgue os itens subseqüentes, acerca do desenvolvimento de programas de atividades físicas envolvendo crianças e(ou) adolescentes, momento em que é observada grande diversidade nas fases de crescimento e desenvolvimento das habilidades motoras.

Em ambos os sexos, a força muscular possui longo período de quase estabilidade. Porém, no período pubertário, iniciase o desenvolvimento de massa muscular, aumentando a força, que passa a ser consideravelmente maior no sexo masculino.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em um programa de Educação Física, a menor unidade referente a um processo de treinamento é a sessão de treinamento, que pode ser desenvolvida em uma aula. Na sessão de treinamento, são considerados os componentes físicos do desempenho, as aptidões, a técnica e a tática esportiva, entre outros aspectos que o professor julgar importante desenvolver nos seus alunos. Estudos recomendam a divisão da sessão em três partes distintas, sendo função do professor durante a parte principal:

  • A.

    controlar o vestuário do aluno e os equipamentos a serem utilizados;

  • B.

    determinar para o aluno os objetivos da sessão;

  • C.

    realizar a transmissão de conhecimentos, capacidades e aptidões, verificando sua apropriação e fixação, por parte dos alunos;

  • D.

    realizar exercícios com função lúdica e relaxante;

  • E.

    avaliar os sucessos obtidos.

Com o propósito de explicar a busca de legitimação da Educação Física no currículo escolar, Valter Bracht argumenta que uma corrente de especialistas busca a justificativa da Educação Física fora das atividades, ou seja, nas suas aplicações e repercussões sociais. Para tal, esses especialistas se fundamentam no corpo de conhecimento das disciplinas biológicas e da sociologia funcionalista, configurando uma visão instrumental de Educação Física. Esses argumentos identificam o modelo de legitimação da Educação Física denominado de:

  • A.

    entrópico

  • B.

    heterônomo

  • C.

    autônomo

  • D.

    revolucionário

  • E.

    progressista

Segundo Weineck, todo período de férias prolongado pode levar a uma queda nos níveis das capacidades físicas treinadas. Qual princípio do treinamento desportivo apresenta e explica esta situação?

  • A.

    Princípio da sobrecarga.

  • B.

    Princípio da reversibilidade.

  • C.

    Princípio da interdependência.

  • D.

    Princípio da individualidade biológica.

Uma proposta pedagógica geralmente leva em consideração a idade cronológica dos alunos. Julgue os itens subseqüentes, acerca do desenvolvimento de programas de atividades físicas envolvendo crianças e(ou) adolescentes, momento em que é observada grande diversidade nas fases de crescimento e desenvolvimento das habilidades motoras.

A idade cronológica acompanha a idade biológica.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para possibilitar um treinamento diferenciado das capacidades coordenativas do aluno de Educação Física em um treinamento qualquer, deve-se considerar tanto a complexidade destas capacidades em conjunto, quanto a importância de cada um de seus componentes isoladamente. São considerados componentes das capacidades coordenativas:

  • A.

    capacidade de adaptação motora, capacidade de reação, capacidade de equilíbrio;

  • B.

    capacidade de orientação, capacidade de reação, capacidade de visualização;

  • C.

    capacidade de concatenação de movimentos, capacidade de improvisação, capacidade de diferenciação;

  • D.

    capacidade de projeção, capacidade de ritmo, capacidade de reação;

  • E.

    capacidade de orientação, capacidade de improvisação, capacidade de projeção.

A organização curricular implica considerar certos critérios de organização, sistematização e distribuição dos conteúdos de ensino-aprendizagem em tempos pedagogicamente necessários para a sua assimilação. Apoiado nessa compreensão, o COLETIVO DE AUTORES sugere que, durante o ciclo de iniciação da sistematização do conhecimento (4ª a 6ª séries do Ensino Fundamental), sejam trabalhadas formas ginásticas:

  • A.

    para possibilitar o treinamento das capacidades fí-sicas, numa perspectiva crítica

  • B.

    locomotoras, manipulativas e estabilizadoras, para obtenção do controle corporal

  • C.

    coletivas, combinando-se a execução de movi-mentos básicos fundamentais

  • D.

    de diversos tipos (artística, aeróbia, rítmica, des-portiva etc.), aplicando suas técnicas básicas

  • E.

    tecnicamente aprimoradas, levando-se em consi-deração os interesses dos alunos

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...