Lista completa de Questões de Educação Física para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No referente à motivação para a prática esportiva e à educação física e suas teorias, julgue os itens a seguir.
O interesse, o desejo e o prazer de participar de uma atividade esportiva, os quais atuam sobre o indivíduo levando-o a agir, caracterizam a chamada motivação extrínseca.
Considere a descrição abaixo de uma aula de Educação Física ministrada para uma turma da 8a série do ensino fundamental e responda às questões de números 18 e 19.
OBJETIVO DA AULA: realizar corretamente a técnica da corrida de velocidade. Exercício de aquecimento (5 minutos); estafetas de corrida (10 minutos); tiros de 100m a 90% da velocidade máxima (20 minutos); educativos de corrida (coordenação) (10 minutos); debate sobre as atividades realizadas (5 minutos).
Tomando como referência o processo de aprendizagem motora, o alcance do objetivo da aula seria facilitado se:
o aquecimento fosse suprimido
o tempo para o debate sobre as atividades fosse maior
as estafetas fossem realizadas após os tiros de 100m
exercícios educativos fossem realizados após os de aquecimento
No referente à motivação para a prática esportiva e à educação física e suas teorias, julgue os itens a seguir.
De acordo com a teoria da sobrevivência, a motivação é produzida com a ativação de aspectos cognitivos.
Suponha uma situação em que um(a) aluno(a), saudável, numa das primeiras aulas do dia, reclame de tonteira extrema e enjôo por não ter tomado café da manhã, caracterizando um quadro de hipoglicemia,. Nesse caso, o(a) professor(a) de Educação Física, atento à integridade física de seus(uas) alunos(as), idealmente, deve:
interromper a atividade do (a) aluno (a) e administrar-lhe açúcar
pedir que o(a) aluno(a) reduza a intensidade da atividade e continue na aula
interromper a atividade do(a) aluno(a), observálo e, imediatamente, fazê-lo retornar
deixar o(a) aluno(a) descansar, fazê-lo(a) beber água e voltar imediatamente à atividade
No referente à motivação para a prática esportiva e à educação física e suas teorias, julgue os itens a seguir.
Segundo o modelo teórico do despertar afetivo, qualquer situação que aponte uma antecipação de mudança afetiva, seja para aumentar o prazer ou a dor, é motivadora.
Em aulas muito motivantes de Educação Física, ministradas a turmas da 1ª série do ensino fundamental, realizadas ao ar livre e em dias muito quentes e secos, visando a garantir o equilíbrio hídrico e eletrolítico de seus(uas) alunos(as), o(a) professor(a) de Educação Física, idealmente, deve:
permitir a hidratação dos(as) alunos(as) notadamente mais necessitados(as)
planejar a hidratação dos(as) alunos(as) quando manifestarem esse desejo
permitir que os(as) alunos(as) tirem a camisa durante a aula
planejar pausas nas quais a hidratação seja um hábito
No referente à motivação para a prática esportiva e à educação física e suas teorias, julgue os itens a seguir.
A motivação para a prática de atividades físicas é de natureza unidimensional, limitando-se aos fatores pessoais.
Uma das características da concepção aberta de ensino em Educação Física é:
planejamento do ensino centrado na figura do professor
definição prévia dos objetivos na forma de comportamentos testáveis
definição de objetivos e conteúdos em conjunto por professores e alunos
uso de métodos diversos para alcançar os objetivos com a máxima efetividade
Com base no texto acima, julgue os itens a seguir.
A dimensão do homem saudável foi criada pelo valor sociopedagógico da educação física.
Como parte do processo de avaliação da aptidão física de uma turma de Educação Física, o(a) professor(a) aplica um teste de Cooper e compara a distância percorrida por cada aluno(a) com a distância média percorrida pela turma. Nesse caso, o(a) professor(a) orienta a avaliação segundo:
um critério
uma norma
uma tendência iluminativa
uma tendência responsável
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...