Questões de Educação Física

Lista completa de Questões de Educação Física para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No referente à motivação para a prática esportiva e à educação física e suas teorias, julgue os itens a seguir.

O interesse, o desejo e o prazer de participar de uma atividade esportiva, os quais atuam sobre o indivíduo levando-o a agir, caracterizam a chamada motivação extrínseca.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere a descrição abaixo de uma aula de Educação Física ministrada para uma turma da 8a série do ensino fundamental e responda às questões de números 18 e 19.

OBJETIVO DA AULA: realizar corretamente a técnica da corrida de velocidade. Exercício de aquecimento (5 minutos); estafetas de corrida (10 minutos); tiros de 100m a 90% da velocidade máxima (20 minutos); educativos de corrida (coordenação) (10 minutos); debate sobre as atividades realizadas (5 minutos).

Tomando como referência o processo de aprendizagem motora, o alcance do objetivo da aula seria facilitado se:

  • A.

    o aquecimento fosse suprimido

  • B.

    o tempo para o debate sobre as atividades fosse maior

  • C.

    as estafetas fossem realizadas após os tiros de 100m

  • D.

    exercícios educativos fossem realizados após os de aquecimento

No referente à motivação para a prática esportiva e à educação física e suas teorias, julgue os itens a seguir.

De acordo com a teoria da sobrevivência, a motivação é produzida com a ativação de aspectos cognitivos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Suponha uma situação em que um(a) aluno(a), saudável, numa das primeiras aulas do dia, reclame de tonteira extrema e enjôo por não ter tomado café da manhã, caracterizando um quadro de hipoglicemia,. Nesse caso, o(a) professor(a) de Educação Física, atento à integridade física de seus(uas) alunos(as), idealmente, deve:

  • A.

    interromper a atividade do (a) aluno (a) e administrar-lhe açúcar

  • B.

    pedir que o(a) aluno(a) reduza a intensidade da atividade e continue na aula

  • C.

    interromper a atividade do(a) aluno(a), observálo e, imediatamente, fazê-lo retornar

  • D.

    deixar o(a) aluno(a) descansar, fazê-lo(a) beber água e voltar imediatamente à atividade

No referente à motivação para a prática esportiva e à educação física e suas teorias, julgue os itens a seguir.

Segundo o modelo teórico do despertar afetivo, qualquer situação que aponte uma antecipação de mudança afetiva, seja para aumentar o prazer ou a dor, é motivadora.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em aulas muito motivantes de Educação Física, ministradas a turmas da 1ª série do ensino fundamental, realizadas ao ar livre e em dias muito quentes e secos, visando a garantir o equilíbrio hídrico e eletrolítico de seus(uas) alunos(as), o(a) professor(a) de Educação Física, idealmente, deve:

  • A.

    permitir a hidratação dos(as) alunos(as) notadamente mais necessitados(as)

  • B.

    planejar a hidratação dos(as) alunos(as) quando manifestarem esse desejo

  • C.

    permitir que os(as) alunos(as) tirem a camisa durante a aula

  • D.

    planejar pausas nas quais a hidratação seja um hábito

No referente à motivação para a prática esportiva e à educação física e suas teorias, julgue os itens a seguir.

A motivação para a prática de atividades físicas é de natureza unidimensional, limitando-se aos fatores pessoais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma das características da concepção aberta de ensino em Educação Física é:

  • A.

    planejamento do ensino centrado na figura do professor

  • B.

    definição prévia dos objetivos na forma de comportamentos testáveis

  • C.

    definição de objetivos e conteúdos em conjunto por professores e alunos

  • D.

    uso de métodos diversos para alcançar os objetivos com a máxima efetividade

Com base no texto acima, julgue os itens a seguir.

A dimensão do homem saudável foi criada pelo valor sociopedagógico da educação física.

  • C. Certo
  • E. Errado

Como parte do processo de avaliação da aptidão física de uma turma de Educação Física, o(a) professor(a) aplica um teste de Cooper e compara a distância percorrida por cada aluno(a) com a distância média percorrida pela turma. Nesse caso, o(a) professor(a) orienta a avaliação segundo:

  • A.

    um critério

  • B.

    uma norma

  • C.

    uma tendência iluminativa

  • D.

    uma tendência responsável

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...