Questões de Educação Física

Lista completa de Questões de Educação Física para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O gráfico abaixo representa as vias energéticas predominantes e o tempo (duração) de uma atividade.

Com base no gráfico, tendo como referência a duração e a intensidade dos movimentos técnicos, acerca da via energética predominante na modalidade esportiva, é correto dizer-se que

  • A. na corrida de 100 metros, é o ATP, pois apresenta baixa intensidade e longa duração.
  • B. no salto em distância, é o sistema aeróbio, pois apresenta alta intensidade e curta duração.
  • C. no arremesso do dardo, é o ATP + o ácido lático, pois apresenta alta intensidade e longa duração.
  • D. no saque por cima do voleibol, é o ATP, pois apresenta alta intensidade e curta duração.
  • E. na prova de 50 metros crawl, é o ATP-CP, pois apresenta baixa intensidade e longa duração.

Para um desfile de olimpíadas, vários são os preparativos e as sequências de apresentações artísticas que o País-sede deve utilizar.

Quanto organização do des le de abertura, é correto afirmar-se que

  • A. o País-sede da Olimpíada desfila por último.
  • B. o Comitê Olímpico define o número de participantes da delegação.
  • C. o País-sede da Olimpíada é o primeiro a desfilar; e os demais, por ordem alfabética.
  • D. é organizado por blocos de continente.
  • E. desfila primeiro o vencedor de maior número de medalhas na Olimpíada anterior.

Os eventos esportivos, de acordo com sua importância e complexidade para o mundo do esporte, se classificam em

  • A. taça, oficinas, festas e copa.
  • B. campeonato, entretenimento, festival e olimpíadas
  • C. jogos, entretenimento, festival e olimpíadas.
  • D. olimpíadas, torneio, copa e jogos.
  • E. festival, torneio, campeonato e olimpíadas.

Na educação física e na atividade física, a avaliação é essencial para o estabelecimento de metas, acompanhamento do progresso dos alunos, detecção de deficiências, reorganização do programa de aulas e treinamento e para o alcance dos objetivos do aluno. Sobre medidas e avaliação, enumere as questões como (V) verdadeiras ou (F) falsas.

I. ( ) Bateria de testes são um conjunto de procedimentos destinados a quantificar variáveis de aptidão, relacionada à saúde ou ao desempenho motor.

II. ( ) Os componentes responsáveis pelo peso corporal, no indivíduo, são massa gorda e massa isenta de gordura (músculos, ossos e resíduos: sangue, vísceras e líquidos corporais).

III. ( ) Teste é uma técnica que fornece, através de processos precisos e objetivos, dados quantitativos que exprimem, em bases numéricas, as quantidades que se desejam medir.

IV. ( ) Medida pode ser considerada um instrumento, procedimento ou técnica, para se obter uma informação.

V. ( ) Avaliação é um processo pelo qual, utilizando-se as medidas, se pode, subjetiva e objetivamente, exprimir e comparar critérios.

A sequência correta é

  • A. V, V, F, F, V.
  • B. V, V, F, V, V.
  • C. F, F, V, V, F.
  • D. V, F, V, F, F.
  • E. F, V, F, F, V.

Para a realização de uma atividade física, em especial um exercício aeróbico, é imprescindível a monitoração da frequência cardíaca. Uma das equações mais utilizadas, para determinar a frequência cardíaca máxima (FCmáx), é FCmáx = 220 – idade (bpm). Considerando-se uma atividade cardiorrespiratória (aeróbia), a FCmáx para um individuo do sexo masculino, de 22 anos de idade, e os respectivos limites de controle para 60%, 70% e 80% da FCmáx, são

  • A. FCmáx = 188 bpm, Limite 60% = 113 bmp, Limite 70% = 132 e Limite 80% = 150 bpm.
  • B. FCmáx = 178 bpm, Limite 60% = 107 bmp, Limite 70% = 125 e Limite 80% = 142 bpm.
  • C. FCmáx = 198 bpm, Limite 60% = 119 bmp, Limite 70% = 139 e Limite 80% = 158 bpm.
  • D. FCmáx = 198 bpm, Limite 60% = 113 bmp, Limite 70% = 132 e Limite 80% = 150 bpm.
  • E. FCmáx = 188 bpm, Limite 60% = 119 bmp, Limite 70% = 139 e Limite 80% = 158 bpm.

O Índice de Massa Corpórea (IMC) ou Índice de Quetelet é um dos indicadores mais utilizados, para avaliar o estado nutricional de uma pessoa. Seu resultado é obtido por meio da relação entre o peso (Kg) e a Estatura (m) elevada ao quadrado. Sua classificação segue um escore que determina se o indivíduo se encontra em Baixo Peso (Magreza), Normal (Eutrófico), Sobrepeso ou Obesidade. Um indivíduo, para se encontrar com a classificação considerada como Normal (Eutrófico), deverá apresentar o resultado do IMC, compreendido entre

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

O desenvolvimento motor pode ser conceituado como o processo de mudanças no movimento contínuo relacionado à idade, bem como as interações das restrições que induzem tais mudanças. Por restrições entende-se uma característica que encoraja alguns movimentos, enquanto desencoraja outros. Sobre estas restrições analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. Restrições individuais: são características físicas mentais específicas de uma pessoa ou organismo. Por exemplo: a altura, o comprimento de um membro, a força a motivação podem influenciar a maneira como o indivíduo se movimenta.

II. Restrições ambientais: são restrições relacionadas ao mundo que nos cerca. Exemplos desta restrição estão relacionados ao medo, à experiências anteriores e foco de atenção.

III. Restrições de tarefa: incluem os objetivos e a estrutura de regras de um movimento ou atividade específicos. O exemplo de um corredor que não se sente motivado a correr em um local com temperatura e umidade adversa pode restringir o movimento.

De acordo com Haywood e Getchell (2016) estão corretas as afirmativas:

  • A. Somente I
  • B. Somente II
  • C. Somente III
  • D. Somente I e II
  • E. Somente II e III

Compreender como as características da prática afetam a aprendizagem são essenciais à aprendizagem motora e como as variações de uma tarefa pode aumentar a potencialidade de adaptar movimentos para ir ao encontro das demandas de novas situações. Associe o tipo de prática contido na coluna da esquerda a sua caracterização na coluna da direita.

Segundo Schmidt e Wrisberg (2010) a correta associação entre o tipo de prática e sua caracterização encontra-se na alternativa:

  • A. I - A; II - D; III - B; IV - C
  • B. I - B; II - C; III - D; IV - A
  • C. I - C; II - D; III - A; IV - B
  • D. I - B; II - D; III - C; IV - A
  • E. I - C; II - B; III - A; IV - D

Assinale a alternativa incorreta. O sistema cinestésico pode ser descrito como o sistema que nos dá “sensação corporal” e, certamente, é vital para à capacidade de posicionamento e locomoção no ambiente. Segundo Haywood e Getchell (2016) o sistema cinestésico ou proprioceptivo é importante para o desempenho de habilidades porque produz informações sobre:

  • A. a relação das partes do corpo entre si
  • B. a posição do corpo no espaço
  • C. os movimentos corporais
  • D. a maleabilidade em relação ao crescimento
  • E. a natureza dos objetos com os quais o corpo estabelece contato

A Corporeidade associa-se à história de vida, à experiência do corpo vivido expressa pela motricidade. Registra-se que, na medida que se constrói história e cultura, o sujeito se apropria da realidade. A consciência corporal se traduz como o conjunto de manifestações corporais estabelecidas entre os homens e o meio. Nesta perspectiva analise as proposições e assinale a alternativa correta.

I. O profissional de Educação Física precisa ter consciência dos padrões de corpo que são construídos socialmente e trabalhar esses conceitos.

II. Os profissionais de Educação Física devem trabalhar e desenvolver as capacidades físicas e habilidades motoras, considerando a produtividade e o desempenho.

III. Os profissionais de Educação Física devem trabalhar em uma perspectiva de que a consciência corporal se traduz como o conjunto de manifestações corporais estabelecidas entre os homens e o meio.

IV. Conscientes do lema de Juvenal (V a.C) os profissionais de Educação Física devem defender os benefícios dos exercícios físicos às entidades “Corpo” e “Mente”, autônomas entre si.

Tendo por base a perspectiva de corporeidade apresentada por Santin (1992) estão corretas as afirmativas:

  • A. Somente I e II
  • B. Somente I e III
  • C. Somente II e III
  • D. Somente III e IV
  • E. Somente II e IV
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...