Lista completa de Questões de Educação Física para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O lazer e a disponibilidade de espaços para atividades lúdicas e esportivas são necessidades básicas e, por isso, direitos do cidadão. Os alunos podem compreender que os esportes e as demais atividades corporais não devem ser privilégio apenas dos esportistas ou das pessoas em condições de pagar por academias e clubes. Dar valor a essas atividades e reivindicar o acesso a elas para todos é um posicionamento que pode ser adotado a partir dos conhecimentos adquiridos nas aulas de Educação Física mediante situações didáticas que
O atual debate a respeito da educação indica que o currículo incide nos processos de constituição da identidade dos sujeitos. Como elemento da história da educação, a Educação Física, ao longo de sua trajetória, veiculou conhecimentos em seu currículo necessários para a constituição de identidades imprescindíveis aos projetos políticos organizados pelo Estado. Diante disso, o currículo
Associe corretamente as dimensões dos conteúdos da educação física com suas respectivas descrições.
1. Atitudinal.
2. Procedimental.
3. Conceitual.
( ) Dá visibilidade às vivências práticas, bem como à aprendizagem das práticas corporais. ( ) Privilegia o conhecimento e a aprendizagem de temas sugeridos pela cultura corporal de movimento.
( ) Aborda questões relativas aos valores e à ética nas relações interpessoais.
( ) Possibilita a aquisição de um corpo de conhecimentos objetivos, desde aspectos nutricionais até socioculturais como a violência no esporte ou o corpo como mercadoria no âmbito dos contratos esportivos.
( ) O movimento é um meio para o aluno aprender sobre seu potencial e suas limitações.
A sequência está correta em
A partir da década de 1980, tem-se observado na educação física brasileira um evento que pode ser sistematizado em dois momentos: o primeiro visava fornecer à educação física um caráter científico, de modo que a prática pedagógica fosse orientada pelo conhecimento produzido pelas ciências naturais de caráter científico, como exemplos a abordagem desenvolvimentista e a psicomotricidade. O segundo momento é caracterizado pelo desenvolvimento de concepções de ensino vinculadas a uma teoria crítica da educação como as concepções abertas; crítico-superadora; e, crítico-emancipatória. A descrição anterior refere-se a qual evento na área da educação física no Brasil?
Dentre as fases que compreendem o processo de avaliação do ensino em educação física, considera-se como avaliação ________________ aquela que possibilita ao professor compreender o estágio de aprendizagem em que se encontra o aluno, tendo em vista tomar decisões suficientes e satisfatórias para que possa avançar no processo de aprendizagem. Nesse caso, avaliar se configura como ato de analisar uma experiência, com a intenção de reorientá-la para produzir o melhor resultado possível do conteúdo trabalhado. Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
Nesta proposta pedagógica da educação física, busca-se oferecer ao aluno o compreender o mundo pela ação, ou seja, mediar as ações do sujeito e o mundo. Desta forma, as aulas são estruturadas tendo em vista as seguintes fases: arranjo material; transcendência de limites pela experimentação; transcendência de limites pela aprendizagem; e, transcendência de limites aprendendo. A descrição se refere à proposta pedagógica da educação física denominada
Associe corretamente os termos empregados no karatê às suas respectivas descrições.
A sequência está correta em
Sobre a história da educação física na escola, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Do ponto de vista histórico, na educação física escolar brasileira sempre houve a seleção dos mais aptos em detrimento dos inaptos, propiciando a exclusão de muitos alunos do contexto da cultura corporal de movimento.
( ) O eixo central da crítica que se fez ao paradigma da aptidão física e esportiva foi dado pela análise da função social da educação, e da educação física em particular, como elementos constituintes de uma sociedade capitalista marcada pelas diferenças entre as classes sociais.
( ) A educação física no Brasil, em suas primeiras tentativas para sua inserção na escola, surge como promotora da saúde, da higiene física e mental, da educação moral e de regeneração ou reconstituição das raças.
( ) A primeira tentativa de generalizar a educação física como prática obrigatória no sistema escolar ocorreu em 1854, quando o ministro Couto Ferraz inseriu a ginástica como matéria obrigatória no ensino primário e a dança no ensino secundário.
A sequência está correta em
Os objetivos a seguir foram considerados numa avaliação do ensino em educação física. São eles: demonstrar responsabilidade com as tarefas e o material pedagógico; participar das atividades físico-esportivas desenvolvidas nas aulas; reconhecer a necessidade do espírito esportivo e da solidariedade nas atividades esportivas coletivas (ajudar o outro, dar segurança, contribuir com um ambiente favorável); e, demonstrar respeito pelos professores e colegas. A descrição anterior refere-se a objetivos baseados em qual tipo de dimensão do conteúdo?
Associe corretamente os métodos ginásticos às suas respectivas descrições.
1. Método alemão.
2. Método sueco.
3. Método francês.
4. Método dinamarquês.
( ) Método de exercícios proposto por Pehr Ling (1776-1839); baseava-se no nacionalismo, e tinha como objetivo precípuo regenerar o povo através da execução correta dos exercícios, formando homens de bom aspecto que pudessem preservar a paz no país.
( ) Buscava a purificação da raça e a preparação para o trabalho e o desenvolvimento da nação. Caracteriza-se pelo uso de habilidades motoras fundamentais como correr, saltar e arremessar. Destaque ainda para a ginástica Turnkunst, ou Turnen criada por Friedrich Ludwig Jahn (1788-1825).
( ) Esse foi o primeiro método ginástico a ser implantando nas aulas de educação física no Brasil. Teve como elemento principal o espanhol naturalizado Francisco Amorós Y Ondeano (1770-1848).
( ) Nesse método, os movimentos são suaves e naturais com exercícios compreendidos pela facilidade cardiorrespiratória. No entanto, com características de movimentos que exigem flexibilidade, força e destreza do praticante.
A sequência está correta em
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...