Questões de Educação Física

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O lazer e a disponibilidade de espaços para atividades lúdicas e esportivas são necessidades básicas e, por isso, direitos do cidadão. Os alunos podem compreender que os esportes e as demais atividades corporais não devem ser privilégio apenas dos esportistas ou das pessoas em condições de pagar por academias e clubes. Dar valor a essas atividades e reivindicar o acesso a elas para todos é um posicionamento que pode ser adotado a partir dos conhecimentos adquiridos nas aulas de Educação Física mediante situações didáticas que

  • A. os alunos possam mapear os espaços de lazer disponíveis no entorno da escola, verificar suas condições de manutenção e elaborar atividades (campanhas e vivências) nos espaços públicos de lazer que envolvam a comunidade educativa.
  • B. possibilitem a readequação dos espaços, do tempo de jogo ou no número de participantes, bem como dos modos de escolhas das equipes nas vivências práticas.
  • C. minimizem a violência decorrente da competitividade, aplicando jogos cooperativos.
  • D. promovam reflexões a respeito das decisões coletivas da turma referentes às regras do jogo vivido.
  • E. envolvam a participação de todos os alunos na vivência de jogos populares e danças folclóricas.

O atual debate a respeito da educação indica que o currículo incide nos processos de constituição da identidade dos sujeitos. Como elemento da história da educação, a Educação Física, ao longo de sua trajetória, veiculou conhecimentos em seu currículo necessários para a constituição de identidades imprescindíveis aos projetos políticos organizados pelo Estado. Diante disso, o currículo

  • A. ginástico visou à aquisição de hábitos saudáveis de higiene por parte da população, a fim de formar identidades competentes.
  • B. técnico-esportivo visa ao desenvolvimento técnico e à aptidão física, a fim de formar identidades emancipadas.
  • C. desenvolvimentista amplia o caráter excludente do currículo técnico-esportivo, facilitando a inserção de todos os alunos nas aulas, a fim de formar identidades vencedoras.
  • D. pós-crítico visa desestabilizar as relações de poder que moldaram os significados presentes nas manifestações da cultura corporal, a fim de formar identidades solidárias.
  • E. crítico vai denunciar os modelos reprodutores do sistema que mantém a estrutura social de forma injusta e que reforça as relações de dominação, a fim de formar identidades eficientes.

Associe corretamente as dimensões dos conteúdos da educação física com suas respectivas descrições.

1. Atitudinal.

2. Procedimental.

3. Conceitual.

( ) Dá visibilidade às vivências práticas, bem como à aprendizagem das práticas corporais. ( ) Privilegia o conhecimento e a aprendizagem de temas sugeridos pela cultura corporal de movimento.

( ) Aborda questões relativas aos valores e à ética nas relações interpessoais.

( ) Possibilita a aquisição de um corpo de conhecimentos objetivos, desde aspectos nutricionais até socioculturais como a violência no esporte ou o corpo como mercadoria no âmbito dos contratos esportivos.

( ) O movimento é um meio para o aluno aprender sobre seu potencial e suas limitações.

A sequência está correta em

  • A. 2, 3, 1, 3, 1.
  • B. 3, 1, 2, 3, 2.
  • C. 1, 2, 2, 1, 3.
  • D. 3, 2, 3, 1, 2.

“A partir da década de 1980, tem-se observado na educação física brasileira um evento que pode ser sistematizado em dois momentos: o primeiro visava fornecer à educação física um caráter científico, de modo que a prática pedagógica fosse orientada pelo conhecimento produzido pelas ciências naturais de caráter científico, como exemplos a abordagem desenvolvimentista e a psicomotricidade. O segundo momento é caracterizado pelo desenvolvimento de concepções de ensino vinculadas a uma teoria crítica da educação como as concepções abertas; crítico-superadora; e, crítico-emancipatória.” A descrição anterior refere-se a qual evento na área da educação física no Brasil?

  • A. Esportivização.
  • B. Movimento renovador.
  • C. Cultura corporal de movimento.
  • D. Transformação didático-pedagógica.

“Dentre as fases que compreendem o processo de avaliação do ensino em educação física, considera-se como avaliação ________________ aquela que possibilita ao professor compreender o estágio de aprendizagem em que se encontra o aluno, tendo em vista tomar decisões suficientes e satisfatórias para que possa avançar no processo de aprendizagem. Nesse caso, avaliar se configura como ato de analisar uma experiência, com a intenção de reorientá-la para produzir o melhor resultado possível do conteúdo trabalhado.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

  • A. crítica
  • B. somativa
  • C. diagnóstica
  • D. baseada em objetivos

“Nesta proposta pedagógica da educação física, busca-se oferecer ao aluno o compreender o mundo pela ação, ou seja, mediar as ações do sujeito e o mundo. Desta forma, as aulas são estruturadas tendo em vista as seguintes fases: arranjo material; transcendência de limites pela experimentação; transcendência de limites pela aprendizagem; e, transcendência de limites aprendendo.” A descrição se refere à proposta pedagógica da educação física denominada

  • A. fenomenológica.
  • B. crítico-superadora.
  • C. concepções abertas.
  • D. crítico-emancipatória.

Associe corretamente os termos empregados no karatê às suas respectivas descrições.

A sequência está correta em

  • A. 2, 1, 3, 4.
  • B. 1, 4, 3, 2.
  • C. 3, 2, 4, 1.
  • D. 4, 1, 2, 3.

Sobre a história da educação física na escola, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Do ponto de vista histórico, na educação física escolar brasileira sempre houve a seleção dos mais aptos em detrimento dos inaptos, propiciando a exclusão de muitos alunos do contexto da cultura corporal de movimento.

( ) O eixo central da crítica que se fez ao paradigma da aptidão física e esportiva foi dado pela análise da função social da educação, e da educação física em particular, como elementos constituintes de uma sociedade capitalista marcada pelas diferenças entre as classes sociais.

( ) A educação física no Brasil, em suas primeiras tentativas para sua inserção na escola, surge como promotora da saúde, da higiene física e mental, da educação moral e de regeneração ou reconstituição das raças.

( ) A primeira tentativa de generalizar a educação física como prática obrigatória no sistema escolar ocorreu em 1854, quando o ministro Couto Ferraz inseriu a ginástica como matéria obrigatória no ensino primário e a dança no ensino secundário.

A sequência está correta em

  • A. V, F, V, V.
  • B. V, V, V, V.
  • C. F, V, V, V.
  • D. V, V, F, F.

“Os objetivos a seguir foram considerados numa avaliação do ensino em educação física. São eles: demonstrar responsabilidade com as tarefas e o material pedagógico; participar das atividades físico-esportivas desenvolvidas nas aulas; reconhecer a necessidade do espírito esportivo e da solidariedade nas atividades esportivas coletivas (ajudar o outro, dar segurança, contribuir com um ambiente favorável); e, demonstrar respeito pelos professores e colegas.” A descrição anterior refere-se a objetivos baseados em qual tipo de dimensão do conteúdo?

  • A. Atitudinal.
  • B. Conceitual.
  • C. Procedimental.
  • D. Comportamental.

Associe corretamente os métodos ginásticos às suas respectivas descrições.

1. Método alemão.

2. Método sueco.

3. Método francês.

4. Método dinamarquês.

( ) Método de exercícios proposto por Pehr Ling (1776-1839); baseava-se no nacionalismo, e tinha como objetivo precípuo regenerar o povo através da execução correta dos exercícios, formando homens de bom aspecto que pudessem preservar a paz no país.

( ) Buscava a purificação da raça e a preparação para o trabalho e o desenvolvimento da nação. Caracteriza-se pelo uso de habilidades motoras fundamentais como correr, saltar e arremessar. Destaque ainda para a ginástica Turnkunst, ou Turnen criada por Friedrich Ludwig Jahn (1788-1825).

( ) Esse foi o primeiro método ginástico a ser implantando nas aulas de educação física no Brasil. Teve como elemento principal o espanhol naturalizado Francisco Amorós Y Ondeano (1770-1848).

 ( ) Nesse método, os movimentos são suaves e naturais com exercícios compreendidos pela facilidade cardiorrespiratória. No entanto, com características de movimentos que exigem flexibilidade, força e destreza do praticante.

A sequência está correta em

  • A. 4, 1, 3, 2.
  • B. 1, 2, 4, 3.
  • C. 4, 2, 1, 3.
  • D. 2, 1, 3, 4.
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