Questões de Educação Física

Lista completa de Questões de Educação Física para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Relacione as colunas abaixo de acordo com as capacidades físicas para o rendimento: Coluna 1 1. Resistência 2. Força 3. Velocidade 4. Flexibilidade Coluna 2 ( ) A partida, a parada, a mudança de direção do corpo, realizar ou evitar determinado movimento, a aceleração. ( ) A capacidade de superar ou opor-se a uma resistência por meio da atividade muscular. ( ) É a capacidade de realizar trabalho com eficiência, pois em qualquer tipo de trabalho, a perda da eficiência real é denominada de fadiga. ( ) É a capacidade física do organismo humano que condiciona a obtenção de grande amplitude, durante a execução dos movimentos. Assinale a sequência CORRETA:

    A) 2, 3, 1, 4

    B) 3, 1, 2, 4

    C) 4, 2, 1, 3

    D) 3, 2, 1, 4

    E) 2, 4, 3, 1

De acordo com o PCN – Educação Física – primeiro e segundo ciclo, assinale a alternativa cujo conteúdo NÂO deva ser trabalhado nos ciclos citados.

    A) Esportes, jogos.

    B) Participação em competições esportivas.

    C) Conhecimentos sobre o corpo.

    D) Atividades rítmicas e expressivas.

    E) Lutas e ginásticas.

O artigo 26, inciso 3º da LDB diz que: “A educação física, integrada à _____ da escola, é componente curricular _______ da educação básica...” Marque a alternativa com as palavras que completam CORRETAMENTE as lacunas:

    A) Organização curricular –facultativo.

    B) Atividade – obrigatório.

    C) Proposta pedagógica – obrigatório

    D) Rotina – obrigatório

    E) Proposta pedagógica – facultativo.

Na unidade temática Práticas corporais de aventura, exploram-se expressões e formas de experimentação corporal centradas nas perícias e proezas provocadas pelas situações de imprevisibilidade que se apresentam quando o praticante interage com um ambiente desafiador. Assim como as demais práticas, elas são objeto também de diferentes classificações, conforme o critério que se utilize. Na BNCC, optou-se por diferenciá-las com base no ambiente de que necessitam para ser realizadas, sendo estes:

    A) Na natureza e urbanas.

    B) Na escola e natureza.

    C) Urbanas e escolares.

    D) Arborismo e parkour.

    E) Natureza e parkour.

A avaliação em educação física deve ser utilizada sobretudo como instrumento de melhoria na aprendizagem. Considerando esse aspecto, qual das alternativas a seguir seria a melhor opção para um professor de educação física avaliar seus alunos utilizando um jogo de voleibol:

    A) Solicitar aos alunos a criação de um jogo de voleibol que contemple, na sua execução, a descoberta de formas diferentes de jogar esse esporte além daquelas que os alunos já vivenciaram.

    B) Realizar uma partida de voleibol, considerar a individualidade de cada aluno, as limitações na realização dos fundamentos do voleibol e atribuir nota de acordo com os acertos e erros cometidos exclusivamente durante aquela partida.

    C) Solicitar que os alunos executem uma partida de voleibol, afim de identificar os mais habilidosos e através dessa constatação atribuir a nota.

    D) Realizar uma partida e atribuir notas e conceitos superiores ao componentes da equipe que conseguirem reproduzir gestos desportivos próximos aos realizados pelos atletas profissionais dessa modalidade.

Um professor de educação física decidiu trabalhar com categorias de esportes, ampliando o cardápio esportivo e cativando mais os estudantes. Desta forma iniciou por esportes de precisão, que são:

    A) Aqueles nos quais o resultado da ação motora comparado é a eficiência e a eficácia de aproximar um objeto ou atingir um alvo.

    B) Aqueles que no aspecto motor, observamos o desenvolvimento da lateralidade, o controle do tônus muscular, a melhora do equilíbrio e da coordenação global, o aprimoramento da ideia de tempo e espaço, bem como da noção de corpo.

    C) Aqueles nos quais o resultado da ação motora comparado é a qualidade do movimento segundo padrões técnico-combinatórios.

    D) Aqueles que se caracterizam por arremessar, lançar ou rebater a bola em direção a setores da quadra adversária.

No atletismo existem provas que são combinações de outras modalidades esportivas reunidas. Uma dessas provas é o pentatlo moderno, composto por cinco modalidades esportivas. Marque a alternativa que apresenta a modalidade que NÃO faz parte do pentatlo moderno:

    A) Esgrima.

    B) Natação.

    C) Salto em distância.

    D) Hipismo.

Analise o fragmento de texto a seguir, extraído dos Parâmetros curriculares da educação física ao tratar da cultura corporal de movimento e assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas:

"O ser humano, desde suas origens, produziu________________________. Sua história é uma história de________________________ na medida em que tudo o que faz é parte de um contexto em que se produzem e reproduzem conhecimentos. O conceito de________________________ é aqui entendido, simultaneamente, como produto da sociedade e como processo dinâmico que vai constituindo e transformando a coletividade à qual os indivíduos pertencem, antecedendo-os e transcendendo-os."

    A) Cultura, conhecimento, conhecimento.

    B) Conhecimento, conhecimento, conhecimento.

    C) Cultura, cultura, cultura.

    D) Conhecimento, cultura, cultura.

Sobre o importante instituto da fisiologia do esforço analise a definição a seguir: Quando um músculo contrai-se e produz força sem alteração macroscópica no ângulo da articulação, a contração é dita:

    A) Contração Excêntrica.

    B) Contração Concêntrica.

    C) Contração Isométrica.

    D) Contração Estrutural.

No Brasil a educação física passou por um processo de busca para romper com os limites biológicos e de rendimentos apenas. Surgem as chamadas abordagens da Educação Física. Analise as sentenças a seguir:
I. Nessa abordagem, a função da educação física é possibilitar que o comportamento seja desenvolvido, ocorrendo a partir das experiências de movimento da criança dentro de uma faixa etária adequada. II. Busca desenvolver fatores como a noção de corpo, tonicidade, equilíbrio, estrutura espaço-temporal, lateralidade, coordenação motora global e coordenação fina.
As afirmações acima se referem a:

    A) Abordagem construtivista.

    B) Abordagem saúde renovada.

    C) Abordagem desenvolvimentista.

    D) Abordagem psicomotora.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...