Questões de Educação Física

Lista completa de Questões de Educação Física para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

De acordo com Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN, a prática da Educação Física na escola poderá favorecer a autonomia dos alunos para:

    A) A adoção de uma postura não preconceituosa e discriminatória diante das manifestações e expressões dos diferentes grupos étnicos e sociais e às pessoas que dele fazem parte.

    B) Monitorar as próprias atividades, regulando o esforço, traçando metas, conhecendo as potencialidades e limitações e sabendo distinguir situações de trabalho corporal que podem ser prejudiciais.

    C) Que se aprofundem discussões importantes sobre aspectos éticos e sociais, alguns dos quais merecem destaque.

    D) Considerar as características dos alunos em todas as suas dimensões (cognitiva, corporal, afetiva, ética, estética, de relação interpessoal e inserção social)

O exemplo que melhor ilustra o objetivo da Educação Física para a tendência pedagógica Crítico Superadora é:

    A) Em uma aula de cunho social, uma professora de Educação Física trabalhou com as crianças do 7.º ano a noção de compreensão dos seus objetivos (e de seus iguais) através do jogo de Queimada, para que os alunos e as alunas se reconhecessem enquanto uma classe que sofre com as mesmas dificuldades. Ela relacionou essa experiência ao convívio social, para auxiliá-los a entender que podem emancipar os seus conhecimentos e a sua consciência de classe.

    B) Em uma aula de cunho social, uma professora de Educação Física trabalhou com as crianças do 7.º ano a noção de união entre os iguais através do jogo de Queimada, para que os alunos e as alunas compreendessem como é importante se juntar para transpor uma dificuldade e chegar a um objetivo em comum. Ela relacionou essa experiência ao convívio social, para auxiliá-los a entender que podem ultrapassar dificuldades que o sistema poderá vir a impor.

    C) Em uma aula de cunho social, uma professora de Educação Física trabalhou com as crianças do 7.º ano a noção de união entre os iguais através do jogo de Queimada, para que os alunos e as alunas compreendessem como é importante cooperarem para viver melhor e para conseguir chegar ao objetivo do jogo. Ela relacionou essa experiência ao convívio social para auxiliá-los a entender que podem cooperar entre si e ter uma convivência mais fraterna.

    D) Em uma aula de cunho desenvolvimentista, uma professora de Educação Física trabalhou com as crianças do 7.º ano as habilidades locomotoras através do jogo de Queimada, para que as alunas e os alunos treinassem essa habilidade motora e avaliassem se os(as) mesmos(as) já se encontram na fase motora especializada. Ela relacionou essa experiência ao convívio social para auxiliá-los a entender que precisam possuir tais habilidades para se socializarem em distintos ambientes.

    E) Em uma aula de cunho social, uma professora de Educação Física trabalhou com as crianças do 7.º ano o conteúdo de Jogos e Brincadeiras através do jogo de Queimada, para que os alunos e as alunas compreendessem como é importante conhecer a cultura que os(as) envolvem e para que eles pudessem reviver e repassar a sua cultura corporal. Ela relacionou essa experiência ao convívio social e ao ensinamento que se perpetua através da prática de jogos e brincadeiras de antigas gerações.

Dentre os fatores de risco cardiovascular, preveníveis e tratáveis por Atividade Física, o mais importante, afetando 11 a 20% da população adulta (com mais de 20 anos), segundo estudo patrocinado pelo Ministério da saúde é:

    A) Obesidade.

    B) Diabetes.

    C) Hipertensão Arterial.

    D) Tabagismo.

Leia o texto a seguir e responda à questão:
Historicamente, o fato de a Educação Física ser concebida como atividade e a avaliação escolar estar atrelada à ideia de atribuir nota, na perspectiva de aprovação ou reprovação, tem contribuído para que os professores dessa área não avaliem o processo ensino-aprendizagem de forma sistemática. No entanto, a avaliação merece atenção especial, uma vez que desempenha diversas funções e serve a vários objetivos, não só para os alunos como para os professores, para a instituição escolar, a família e o sistema social. Possibilita a criação de uma cultura de responsabilidade pelos resultados, utilizando-os em ações de realimentação e re-significação das práticas educativas escolares e políticas educacionais. Na Avaliação processual e permanente, é preciso que, ao longo do processo educativo, professores e alunos tenham oportunidade não só de problematizar, questionar, avaliar o processo de ensino vivenciado, rever ações, mas também de apresentar sugestões e alternativas para reconstrução coletiva da proposta de ensino no que se fizer necessário para melhorá-la. A Aprendizagem continuada deve considerar o fato de os sujeitos e os conhecimentos estarem em constante processo de construção e reconstrução, exigindo que, no processo educativo, tanto alunos como professores assumam o compromisso de aprender a aprender na perspectiva da educação continuada, tendo em vista a atualização permanente de seus conhecimentos, bem como seu aperfeiçoamento pessoal e profissional. Fonte: SECRETARIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS, 2005. Adaptado.
Em qual situação abaixo descrita o professor de Educação Física atende aos critérios de uma avaliação processual, permanente e continuada?

    A) Quando, ao final do ano letivo, o professor apresenta aos pais ou responsáveis, o resultado dos testes físicos aplicados nas aulas de Educação Física, expondo aos mesmos os dados quantitativos coletados, com o intuito de detectar quem são os melhores da turma.

    B) Quando, ao final de cada aula de Educação Física, o professor registra, em seu diário, os alunos que tiveram melhor rendimento físico ao participar das práticas corporais ofertadas, propondo-se a criar grupos que possam participar de eventos culturais e esportivos, representando a escola.

    C) Quando o professor considera o conceitual, o procedimental e o atitudinal; realiza um diagnóstico para detectar o que os alunos já sabem, o que ainda precisam aprender e quais são suas necessidades; coleta informações sobre o processo ensino-aprendizagem, utilizando diversos instrumentos.

    D) Quando o professor, durante suas aulas, realiza observação de todos os alunos presentes, levando em consideração a execução dos movimentos solicitados, classificando os mesmos de acordo com seu desempenho quanto ao “saber fazer” (dimensão procedimental).

    E) Quando, numa aula de Educação Física, o professor identifica e ressalta, por exemplo, o aluno mais veloz da turma, utilizando-o como referência aos demais; tendo a intenção de verificar e apresentar o quanto os outros alunos devem melhorar, visando ao alcance daquele padrão de movimento.

A prática regular de exercícios físicos acompanha-se de benefícios que se manifestam sob todos os aspectos do organismo. Auxilia na melhora da força e do tônus muscular e da flexibilidade, fortalecimento dos ossos e das articulações, todos esses benefícios auxiliam na prevenção e no controle de doenças, sendo importantes para a redução da mortalidade associada a elas. A prática regular de exercícios físicos restringe o risco de várias condições crônicas entre adultos mais velhos, destas compreendem:

    A) Estados emocionais maléficos como o stress e a depressão.

    B) Infecções sanguíneas, artrites, artroses e osteoporose.

    C) Desordens imunológicas, como lúpus, leucemia e linfomas.

    D) Doenças coronárias, a hipertensão, diabetes, desordens metabólicas.

Analise o fragmento a seguir:
“A expressão do movimento é a interpretação da música em forma dinâmica e vigorosa. Sendo assim, percebemos que o que dá valor artístico e funcional à musica são as sensações auditivas, principalmente, para o trabalho de integração e apoio às aulas de Educação Física, Dança, Expressão Corporal, entre outras. O movimento e o corpo são inseparavelmente integrados ao fazer musical. A motivação, o prazer, os aspectos lúdicos do aprendizado passam a ser valorizados e considerados fatores fundamentais na educação”. Fonte: ARTAXO; MONTEIRO, 2008, p. 23.
O conceito aplicável às informações a que o texto se refere é:

    A) O ritmo.

    B) O espaço.

    C) A coreografia.

    D) A expressividade.

    E) A ludicidade.

Das capacidades físicas fundamentais, considere a alternativa que descreve a flexibilidade:

    A) É a capacidade da musculatura de se contrair rapidamente. Depende da capacidade de reação, do tamanho do músculo, da viscosidade das fibras musculares e da frequência de impulsos nervosos (coordenação neuromuscular).

    B) A capacidade de exercer tensão contra uma resistência.

    C) Capacidade de utilizar completamente a extensão do movimento em uma articulação.

    D) A capacidade de executar um movimento durante um longo tempo, sem perda aparente e da efetividade do movimento.

Sobre o conteúdo “Jogos e brincadeiras”, analise estas três afirmações:


I - Os jogos e as brincadeiras são ações culturais cuja intencionalidade e curiosidade resultam em um processo lúdico, autônomo e criativo. A natureza desse conteúdo não é discriminatória, pois implica o reconhecimento de si e do outro, traz possibilidades de lidar com os limites como desafios, e não como barreiras.

II - Para viabilizar o jogo, é imprescindível que os alunos conheçam suas regras e significados. Dependendo de quem joga, das condições e dos objetivos do jogo, o grupo tem autonomia para transformar suas regras, acrescentando ou excluindo de acordo com a necessidade.

III - É importante não distinguir jogo como conteúdo específico e jogo como ferramenta auxiliar de ensino, uma vez que os jogos e as brincadeiras devem ser entendidos como um meio para se aprender outra coisa; como no jogo dos “10 passes” quando usado para ensinar retenção coletiva da posse de bola.

IV - Importante oportunizar a vivência de jogos e brincadeiras presentes na memória dos povos indígenas e das comunidades tradicionais, oportunizando o reconhecimento dos seus valores e das formas de viver em diferentes contextos ambientais e socioculturais brasileiros.


Estão CORRETAS apenas as afirmações:

    A) I, II, III e IV.

    B) I, III e IV, apenas.

    C) II, III e IV, apenas.

    D) I, II e IV, apenas.

    E) I e II, apenas.

Coordenação e Resistência.

    A) Rústicas.

    B) Maratonas.

    C) Balizadas.

    D) Rasas.

Analise o trecho abaixo:
No estudo da Aprendizagem Motora, é essencial o entendimento de algumas características das habilidades que constituem a sua essência. Inicialmente devemos compreender que o termo habilidade é uma palavra comumente usada e designa uma tarefa com uma finalidade específica a ser atingida; e a denominamos, motora, quando esta diz respeito a uma habilidade que exige movimentos voluntários do corpo e/ou dos membros para atingir o objetivo. Uma característica que descreve a maioria das habilidades motoras é o tipo de grupo de músculos necessários para executar uma habilidade. Os pesquisadores estabeleceram, através da distinção de habilidades baseadas nas dimensões dos grupos de músculos envolvidos na realização de uma ação, um sistema de classificação de habilidades motoras em duas categorias, conhecidas como habilidades motoras: grossa e fina. Fonte: MAGILL, 2000.
A partir das informações contidas no texto, qual das alternativas abaixo se refere a uma habilidade motora fina?

    A) Saltitar.

    B) Caminhar.

    C) Pular.

    D) Digitar.

    E) Arremessar.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...