Questões de Educação Física do ano 2006

Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Compreendendo a importância da metodologia no processo de aprendizagem de uma modalidade desportiva é incorreto afirmar:

  • A.

    A escolha do método deve estar ligada a vários fatores como: faixa etária, finalidade do trabalho, público-alvo dentre outras.

  • B.

    O método analítico é exclusivamente usado para correção dos fundamentos (técnica).

  • C.

    O método global mantém o aprendiz sempre na idéia central do jogo, utilizando os jogos como principal estratégia.

  • D.

    O método global utiliza-se das formas globais de ensino, trazendo maior motivação ao aprendiz.

  • E.

    O método misto vai do todo (jogo) às partes (fundamentos) e retorna ao todo (jogo), dando sentido e significado ao aprendizado.

A Ginástica como um dos temas da cultura corporal, historicamente construída pelo homem, tem como os seus fundamentos:

  • A.

    As qualidades físicas e fatores psicomotores.

  • B.

    Os fatores psicomotores e de execução.

  • C.

    Saltar, rolar/girar, balançar/embalar, equilibrar e trepar

  • D.

    Força, velocidade, resistência, agilidade, flexibilidade e equilíbrio.

  • E.

    Atenção, equilíbrio, percepção espaço-temporal, lateralidade e ritmo.

Observe as afirmativas a seguir

1. Jogar com o outro.

2. Os jogadores aprendem a ter um senso de unidade e a compartilhar o sucesso.

3. São divertidos apenas para alguns e a maioria tem um sentimento de derrota.

4. Os perdedores ficam de fora do jogo e simplesmente se tornam observadores.

Assinale a alternativa correta

  • A.

    Todas as afirmativas se referem a jogos cooperativos

  • B.

    Apenas as afirmativas 1 e 2 referem-se a jogos cooperativos.

  • C.

    Todas as afirmativas se referem a jogos competitivos.

  • D.

    Apenas as afirmativas 1 e 2 referem-se a jogos competitivos.

  • E.

    Apenas as afirmativas 1, 2 e 3 referem-se a jogos competitivos.

Analise a afirmativa a seguir: A tática é normalmente identificada como uma ação predominante das equipes de treinamento de alto nível. Assinale a alternativa correta

  • A.

    A afirmativa é verdadeira, pois a tática deve ser estimulada nas escolinhas, nas categorias de base, antes da técnica e a partir dos seis anos.

  • B.

    A afirmativa é verdadeira, pois tática pela sua complexidade só deve ser treinada em equipes de alto rendimento.

  • C.

    A afirmativa é verdadeira, pois o desempenho tático depende do nível de treinamento.

  • D.

    A afirmativa é falsa, pois a tática deve ser ensinada já dentro do processo de aprendizagem do desporto

  • E.

    A afirmativa é falsa, pois no processo de iniciação de uma modalidade desportiva o método analítico deve predominar, usando o jogo como estratégia.

Gaspari (2005) classifica a dança pelos dados históricos em danças: étnicas, folclóricas, de salão ou sociais e teatral ou artística. Relacione corretamente as danças à sua classificação.

1. Étnicas

2. Folclóricas

3. De salão ou sociais

4. Teatral ou artística

( ) Tarantela

( ) Rumba

( ) Frevo

( ) Balé clássico

( ) Funk

A seqüência correta de cima para baixo é:

  • A.

    1, 2, 3, 4 e 3.

  • B.

    2, 1, 2, 4 e 3.

  • C.

    1, 1, 2, 4 e 3.

  • D.

    1, 2, 3, 4 e 4.

  • E.

    3, 3, 2, 1 e 4.

Sendo a Educação Física constituinte da Área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, suas aulas devem seguir que linha de pensamento?

  • A.

    Preparação atlética.

  • B.

    Educação para a saúde

  • C.

    Alfabetização corporal.

  • D.

    Recuperação da saúde

  • E.

    Especialização esportiva.

A Educação Física está inserida na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias pelo seguinte argumento:

  • A.

    Por que o professor pode ministrar aulas expositivas verbais.

  • B.

    Por que o aluno pode usar cadernos didáticos para anotações escritas.

  • C.

    Por que a expressão corporal é uma linguagem artística.

  • D.

    Por que a linguagem corporal é objeto específico da Educação Física.

  • E.

    Por que o corpo expressa signos, sentidos, significados

A classificação de jogos que se expressa como conteúdo e estratégia específicos da Educação Física na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias é

  • A.

    jogos esportivos, populares e de salão.

  • B.

    jogos competitivos, simbólicos e sensíveis

  • C.

    jogos dramáticos, educativos e recreativos

  • D.

    jogos cênicos, lúdicos e rítmicos

  • E.

    jogos virtuais, de estafetas e olímpicos

Na legislação educacional brasileira, em vigor, a Educação Física compõe o currículo das escolas de educação básica, caracterizando-se de diferentes formas. Analise as afirmativas abaixo:

I - A Educação Física deve ser de caráter recreativo, despertando o espírito comunitário da criatividade, o senso moral e cívico, além de outras que concorram para completar a formação integral da personalidade.

II - A Educação Física deve ser de caráter integrado, garantindo a igualdade de acesso aos alunos por constituir- se área de conhecimento dos currículos das escolas.

III - A Educação Física deve ser de caráter desportivo, preferentemente conduzindo à manutenção e aprimoramento da aptidão física, à integração do estudante e à consolidação do sentimento de nacionalidade.

IV - A Educação Física deve ser de caráter integrado, aprimorando todas as potencialidades físicas, morais e psíquicas do indivíduo, possibilitando-lhe o fortalecimento da vontade e implantação de hábitos sadios.

V - A Educação Física deve ser de caráter interdisciplinar e contextualizado assegurado pelas propostas pedagógicas das escolas.

Estão corretas:

  • A.

    apenas 1 e 2.

  • B.

    apenas 3 e 4

  • C.

    apenas 2 e 5

  • D.

    apenas 1, 3 e 4.

  • E.

    apenas 1, 2, e 5.

A abordagem da promoção da saúde tem como pressuposto:

  • A.

    Superar a não especificidade da educação física relacionando a sua função ao elemento corpo sem perder sua responsabilidade pedagógica.

  • B.

    Superar a fragilidade da base teórico-científica da educação física.

  • C.

    Ensinar as habilidades motoras

  • D.

    Focalizar a ação teórico-prática da atividade motora no sentido do bem estar do indivíduo em relação às condições ambientais e sociais que o cercam

  • E.

    Integrar o aluno na esfera da cultura corporal de movimento.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...