Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Educação Física - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
O esporte como conteúdo do componente curricular da educação física deve alinhar com determinados pressupostos. Indique qual dos citados abaixo enquadra-se nesta perspectiva.
Difusão na disseminação do esporte como um patrimônio cultural da humanidade
Constante inovação técnica e tecnológica.
Produto em forma de rendimento e recordes.
Pela especialidade e resultados finais.
Preocupação com o potencial esportivo da pessoa
Educação Física - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
É um conteúdo do componente curricular educação física que transmite emoções e sentimentos, representativa de aspectos da vida do homem. A afirmativa refere-se:
à psicomotricidade.
à expressão máxima da técnica esportiva.
a fatores psicomotores e qualidades física treináveis
ao jogo
à dança.
Educação Física - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
A dança de livre interpretação de músicas para relacionar-se com o universo musical e as de interpretação de temas figurados, deve estar presente em que ciclo de ensino, segundo a abordagem crítico-superadora ( ou proposta do estado)?
3º . Ciclo de ensino.
4º . Ciclo de ensino
em todo o ensino fundamental e médio.
1º Ciclo de ensino
apenas no ensino médio.
Educação Física - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Analise as afirmativas abaixo sobre os princípios do esporte.
I - O aspecto educacional deve ser priorizado na iniciação esportiva, não negando o direito posteriormente, da formação do atleta.
II - A prática pedagógica do esporte deve ser coerente com os princípios educacionais da escola, vinculado aos valores de natureza formativa.
III - O ensino dos fundamentos técnicos, das estratégias e ações táticas dos esportes deve ser adequado ao desenvolvimento das crianças e jovens.
Entre as afirmativas acima, declara(m) princípios do esporte escolar:
nenhuma das afirmativas representa princípios do esporte escolar.
apenas a afirmativa I refere-se aos princípios do esporte escolar
a afirmativa III é a única que se refere ao esporte escolar.
as afirmativas II e III se referem aos princípios do esporte escolar.
as afirmativas I, II e III referem-se ao esporte escolar
Educação Física - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Qual das alternativas abaixo se refere à tática esportiva?
Sistema de planos de ação e possibilidades de tomada de decisão, delimitadas pelo tempo-espaço-situação de jogo, permitindo a estruturação e execução de ações motoras que objetivam atingir a meta desejada.
Liberdade de movimentos, habilidades em mover as articulações do corpo utilizando a amplitude de movimento para a qual foram projetadas para resolver situações de jogo.
Maneira pela qual os atletas se posicionam diante do adversário utilizando o condicionamento físico para resolver problemas do jogo.
Representa a utilização e a transformação da motricidade para alcançar as exigências do jogo.
Função de harmonização dos processos analíticos do movimento, permitindo o alcance do objetivo da ação com menor gasto energético.
Educação Física - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Normatiza a conduta dos jogadores, delimitando sua liberdade de ação e estabelecendo os requisitos necessários para poderem intervir no jogo e dar continuidade aos seus movimentos. A que se refere a afirmativa?
À regulamentação das modalidades esportivas (regras)
À técnica empregada na realização dos fundamentos.
À dinâmica das táticas coletivas pré-estabelecidas.
Às formas de competição
Aos processos de treinamento no esporte escolar.
Educação Física - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Dentre as afirmativas abaixo qual caracteriza a competição no esporte escolar?
A competição é a essência do esporte escolar, norteando todo o processo de ensino-aprendizagem e treinamento.
A competição é um processo de seleção natural que deve ser estimulada desde cedo
A competição com escolares deve ter as mesmas características da competição de adultos, acarretando uma melhor compreensão da aceitação da derrota
A competição deve proporcionar aos participantes oportunidades de aplicar as aprendizagens, vivenciar experiências de sucesso e insucesso, de adquirir valores que lhes serviram para toda a vida
A competição deve ser estimulada precocemente dando aos participantes elementos para atuar numa sociedade competitiva.
Educação Física - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Em relação à realização de competições no âmbito escolar, é correto afirmar:
As competições devem ser realizadas com base nos jogos olímpicos, para que cada vez mais cedo o aluno aprenda a conviver com este ambiente.
As competições devem ser utilizadas em sistemas de disputa e provas que não conduzam à eliminação precoce dos participantes, assegurando esta participação em todo o seu processo
O estabelecimento de um ambiente de rivalidade, promoverá um melhor nível de desempenho dos participantes, individualmente e coletivamente.
A competição constitui um meio de afirmação pessoal, devendo distinguir os mais habilidosos dos menos habilidosos.
A vitória deve ser perseguida a qualquer custo, utilizando todas as características da competição com esse objetivos.
Educação Física - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
O esporte escolar tendo a preocupação de inserir o aluno no universo da cultura corporal pressupõe a técnica como:
essencial à prática das modalidades, devendo obedecer a modelos já consagrados e testados no universo do esporte de rendimento.
elemento fundamental para o processo de formação do atleta devendo ser aprendida no inicio deste processo, para posteriormente servir de base para as aplicações táticas e estratégias de jogo
aptidão para realizar os fundamentos de uma modalidade esportiva, adaptando aos modelos de execução, as habilidades motoras e a capacidade tática necessária a uma participação efetiva no jogo
único fator determinante para a inserção do aluno através do esporte no universo da cultura corporal.
um fator não limitante da participação, mas como um elemento que conjuntamente com espaço de jogo, equipamentos, regulamentação, tática dentre outros, caracteriza a inclusão do aluno no universo da modalidade esportiva.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Considerando a Ciência da Motricidade Humana, que tem como objeto de estudo as manifestações do homem movimentando-se intencionalmente, é correto afirmar:
as teorias mecanicistas são adotadas como fundamentos para a compreensão do homem que se movimenta.
o homem aprende a dar significado aos movimentos, graças às ações das capacidades de raciocínio, inteligência, criatividade e afetividade.
o dualismo cartesiano defende a compreensão do homem na sua complexidade, totalidade e unidade.
o reducionismo adotado pela Educação Física considera a conduta humana envolvida em um contexto de amplo sentido.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...