Questões de Educação Física do ano 2006

Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O esporte como conteúdo do componente curricular da educação física deve alinhar com determinados pressupostos. Indique qual dos citados abaixo enquadra-se nesta perspectiva.

  • A.

    Difusão na disseminação do esporte como um patrimônio cultural da humanidade

  • B.

    Constante inovação técnica e tecnológica.

  • C.

    Produto em forma de rendimento e recordes.

  • D.

    Pela especialidade e resultados finais.

  • E.

    Preocupação com o potencial esportivo da pessoa

É um conteúdo do componente curricular educação física que transmite emoções e sentimentos, representativa de aspectos da vida do homem. A afirmativa refere-se:

  • A.

    à psicomotricidade.

  • B.

    à expressão máxima da técnica esportiva.

  • C.

    a fatores psicomotores e qualidades física treináveis

  • D.

    ao jogo

  • E.

    à dança.

A dança de livre interpretação de músicas para relacionar-se com o universo musical e as de interpretação de temas figurados, deve estar presente em que ciclo de ensino, segundo a abordagem crítico-superadora ( ou proposta do estado)?

  • A.

    3º . Ciclo de ensino.

  • B.

    4º . Ciclo de ensino

  • C.

    em todo o ensino fundamental e médio.

  • D.

    1º Ciclo de ensino

  • E.

    apenas no ensino médio.

Analise as afirmativas abaixo sobre os princípios do esporte.

I - O aspecto educacional deve ser priorizado na iniciação esportiva, não negando o direito posteriormente, da formação do atleta.

II - A prática pedagógica do esporte deve ser coerente com os princípios educacionais da escola, vinculado aos valores de natureza formativa.

III - O ensino dos fundamentos técnicos, das estratégias e ações táticas dos esportes deve ser adequado ao desenvolvimento das crianças e jovens.

Entre as afirmativas acima, declara(m) princípios do esporte escolar:

  • A.

    nenhuma das afirmativas representa princípios do esporte escolar.

  • B.

    apenas a afirmativa I refere-se aos princípios do esporte escolar

  • C.

    a afirmativa III é a única que se refere ao esporte escolar.

  • D.

    as afirmativas II e III se referem aos princípios do esporte escolar.

  • E.

    as afirmativas I, II e III referem-se ao esporte escolar

Qual das alternativas abaixo se refere à tática esportiva?

  • A.

    Sistema de planos de ação e possibilidades de tomada de decisão, delimitadas pelo tempo-espaço-situação de jogo, permitindo a estruturação e execução de ações motoras que objetivam atingir a meta desejada.

  • B.

    Liberdade de movimentos, habilidades em mover as articulações do corpo utilizando a amplitude de movimento para a qual foram projetadas para resolver situações de jogo.

  • C.

    Maneira pela qual os atletas se posicionam diante do adversário utilizando o condicionamento físico para resolver problemas do jogo.

  • D.

    Representa a utilização e a transformação da motricidade para alcançar as exigências do jogo.

  • E.

    Função de harmonização dos processos analíticos do movimento, permitindo o alcance do objetivo da ação com menor gasto energético.

Normatiza a conduta dos jogadores, delimitando sua liberdade de ação e estabelecendo os requisitos necessários para poderem intervir no jogo e dar continuidade aos seus movimentos. A que se refere a afirmativa?

  • A.

    À regulamentação das modalidades esportivas (regras)

  • B.

    À técnica empregada na realização dos fundamentos.

  • C.

    À dinâmica das táticas coletivas pré-estabelecidas.

  • D.

    Às formas de competição

  • E.

    Aos processos de treinamento no esporte escolar.

Dentre as afirmativas abaixo qual caracteriza a competição no esporte escolar?

  • A.

    A competição é a essência do esporte escolar, norteando todo o processo de ensino-aprendizagem e treinamento.

  • B.

    A competição é um processo de seleção natural que deve ser estimulada desde cedo

  • C.

    A competição com escolares deve ter as mesmas características da competição de adultos, acarretando uma melhor compreensão da aceitação da derrota

  • D.

    A competição deve proporcionar aos participantes oportunidades de aplicar as aprendizagens, vivenciar experiências de sucesso e insucesso, de adquirir valores que lhes serviram para toda a vida

  • E.

    A competição deve ser estimulada precocemente dando aos participantes elementos para atuar numa sociedade competitiva.

Em relação à realização de competições no âmbito escolar, é correto afirmar:

  • A.

    As competições devem ser realizadas com base nos jogos olímpicos, para que cada vez mais cedo o aluno aprenda a conviver com este ambiente.

  • B.

    As competições devem ser utilizadas em sistemas de disputa e provas que não conduzam à eliminação precoce dos participantes, assegurando esta participação em todo o seu processo

  • C.

    O estabelecimento de um ambiente de rivalidade, promoverá um melhor nível de desempenho dos participantes, individualmente e coletivamente.

  • D.

    A competição constitui um meio de afirmação pessoal, devendo distinguir os mais habilidosos dos menos habilidosos.

  • E.

    A vitória deve ser perseguida a qualquer custo, utilizando todas as características da competição com esse objetivos.

O esporte escolar tendo a preocupação de inserir o aluno no universo da cultura corporal pressupõe a técnica como:

  • A.

    essencial à prática das modalidades, devendo obedecer a modelos já consagrados e testados no universo do esporte de rendimento.

  • B.

    elemento fundamental para o processo de formação do atleta devendo ser aprendida no inicio deste processo, para posteriormente servir de base para as aplicações táticas e estratégias de jogo

  • C.

    aptidão para realizar os fundamentos de uma modalidade esportiva, adaptando aos modelos de execução, as habilidades motoras e a capacidade tática necessária a uma participação efetiva no jogo

  • D.

    único fator determinante para a inserção do aluno através do esporte no universo da cultura corporal.

  • E.

    um fator não limitante da participação, mas como um elemento que conjuntamente com espaço de jogo, equipamentos, regulamentação, tática dentre outros, caracteriza a inclusão do aluno no universo da modalidade esportiva.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Considerando a Ciência da Motricidade Humana, que tem como objeto de estudo as manifestações do homem movimentando-se intencionalmente, é correto afirmar:

  • A.

    as teorias mecanicistas são adotadas como fundamentos para a compreensão do homem que se movimenta.

  • B.

    o homem aprende a dar significado aos movimentos, graças às ações das capacidades de raciocínio, inteligência, criatividade e afetividade.

  • C.

    o dualismo cartesiano defende a compreensão do homem na sua complexidade, totalidade e unidade.

  • D.

    o reducionismo adotado pela Educação Física considera a conduta humana envolvida em um contexto de amplo sentido.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...