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No contexto atual da educação brasileira, os componentes avaliativos em educação física devem considerar a observação, análise e conceituação de elementos que compõem a totalidade da conduta humana, ou seja, a avaliação deve estar voltada para a aquisição de competências, habilidades, conhecimentos e atitudes dos alunos. Em relação aos pressupostos acima apresentados, julgue os itens de 89 a 92.
A observação da participação é uma maneira que o professor pode utilizar para avaliar os conteúdos atitudinais, conhecer aquilo que os alunos valorizam e quais são as suas atitudes, mas, para isso, é necessário que se evitem situações de conflito durante as situações de aprendizagem.
No contexto atual da educação brasileira, os componentes avaliativos em educação física devem considerar a observação, análise e conceituação de elementos que compõem a totalidade da conduta humana, ou seja, a avaliação deve estar voltada para a aquisição de competências, habilidades, conhecimentos e atitudes dos alunos. Em relação aos pressupostos acima apresentados, julgue os itens de 89 a 92.
A forma de avaliação para aquisição de conhecimentos em que o professor lança problemas no intuito da busca de soluções por parte dos alunos pode ser utilizada, desde que se considerem os conceitos vivenciados durante as aulas.
No contexto atual da educação brasileira, os componentes avaliativos em educação física devem considerar a observação, análise e conceituação de elementos que compõem a totalidade da conduta humana, ou seja, a avaliação deve estar voltada para a aquisição de competências, habilidades, conhecimentos e atitudes dos alunos. Em relação aos pressupostos acima apresentados, julgue os itens de 89 a 92.
No atual contexto da educação brasileira, as provas teóricas e os testes de capacidade física não constituem instrumentos adequados para avaliação na educação física escolar.
No contexto atual da educação brasileira, os componentes avaliativos em educação física devem considerar a observação, análise e conceituação de elementos que compõem a totalidade da conduta humana, ou seja, a avaliação deve estar voltada para a aquisição de competências, habilidades, conhecimentos e atitudes dos alunos. Em relação aos pressupostos acima apresentados, julgue os itens de 89 a 92.
A transformação do processo avaliativo em notas ou conceitos deve assumir mais uma função de punição, castigo ou enaltecimento do aluno do que a informação sobre os percursos vivenciados no processo de ensino e aprendizagem.
Julgue os itens a seguir, a respeito da construção de competências e habilidades na educação física.
Meninos e meninas devem ser separados nas aulas de educação física devido às suas diferenças de competências motoras.
Julgue os itens a seguir, a respeito da construção de competências e habilidades na educação física.
A elaboração de situações-problema que envolvam movimentos e sua consequente superação pelos alunos é admitida como meio de construção de competências, já que, normalmente, favorecem a ocorrência de situações relacionais que proporcionam a socialização dos conhecimentos entre os alunos envolvidos na busca da solução.
Julgue os itens a seguir, a respeito da construção de competências e habilidades na educação física.
A vivência prática e pouco diversificada é elemento imprescindível para a construção de competências dos conteúdos procedimentais de maneira eficaz.
A construção da autonomia, tanto intelectual como moral, ocorre na aprendizagem de determinados procedimentos e atitudes. O envolvimento durante a realização de uma atividade, a identificação de formas diversificadas na resolução de problemas, a formulação de perguntas e respostas adequadas, o levantamento de hipóteses e a busca de suas verificações, a validação dos raciocínios, a resolução de conflitos, entre outras situações, são procedimentos e atitudes que fazem parte da aprendizagem escolar. Por isso, o professor deve traduzir as intenções educativas em ações concretas na aula e em práticas pedagógicas coerentes. Acerca desses pressupostos, julgue os próximos itens.
A abordagem crítico-emancipatória, desenvolvida por Kunz, propõe o aumento da liberdade do raciocínio crítico e autônomo dos alunos e, assim, promove condições para que as estruturas autoritárias sejam suspensas e o ensino seja encaminhado para uma emancipação.
A construção da autonomia, tanto intelectual como moral, ocorre na aprendizagem de determinados procedimentos e atitudes. O envolvimento durante a realização de uma atividade, a identificação de formas diversificadas na resolução de problemas, a formulação de perguntas e respostas adequadas, o levantamento de hipóteses e a busca de suas verificações, a validação dos raciocínios, a resolução de conflitos, entre outras situações, são procedimentos e atitudes que fazem parte da aprendizagem escolar. Por isso, o professor deve traduzir as intenções educativas em ações concretas na aula e em práticas pedagógicas coerentes. Acerca desses pressupostos, julgue os próximos itens.
O construtivismo na educação física considera que as ações motoras são fontes de conhecimento. Porém, o fato de estar apto a fazer não garante que o sujeito tenha consciência sobre o que faz. Um exemplo de situação que prejudica a tomada de consciência dos meios empregados na ação é a demonstração dos gestos pelo professor.
A construção da autonomia, tanto intelectual como moral, ocorre na aprendizagem de determinados procedimentos e atitudes. O envolvimento durante a realização de uma atividade, a identificação de formas diversificadas na resolução de problemas, a formulação de perguntas e respostas adequadas, o levantamento de hipóteses e a busca de suas verificações, a validação dos raciocínios, a resolução de conflitos, entre outras situações, são procedimentos e atitudes que fazem parte da aprendizagem escolar. Por isso, o professor deve traduzir as intenções educativas em ações concretas na aula e em práticas pedagógicas coerentes. Acerca desses pressupostos, julgue os próximos itens.
A promoção de estratégias de práticas reflexivas no exercício de ação-reflexão-ação como opção metodológica em aulas de educação física fundamenta o trabalho do professor para o objetivo de promover o fazer do aluno e a consciência sobre o que se faz.
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