Questões de Educação Física do ano 2008

Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A construção da autonomia, tanto intelectual como moral, ocorre na aprendizagem de determinados procedimentos e atitudes. O envolvimento durante a realização de uma atividade, a identificação de formas diversificadas na resolução de problemas, a formulação de perguntas e respostas adequadas, o levantamento de hipóteses e a busca de suas verificações, a validação dos raciocínios, a resolução de conflitos, entre outras situações, são procedimentos e atitudes que fazem parte da aprendizagem escolar. Por isso, o professor deve traduzir as intenções educativas em ações concretas na aula e em práticas pedagógicas coerentes. Acerca desses pressupostos, julgue os próximos itens.

Quando o professor se preocupa em ensinar as técnicas dos desportos para depois elas serem aplicadas em situação de jogo, ele tem a intenção de promover a autonomia, principalmente aos mais habilidosos, já que as técnicas são improvisadas para responder a situações momentâneas do jogo.

  • C. Certo
  • E. Errado

A construção da autonomia, tanto intelectual como moral, ocorre na aprendizagem de determinados procedimentos e atitudes. O envolvimento durante a realização de uma atividade, a identificação de formas diversificadas na resolução de problemas, a formulação de perguntas e respostas adequadas, o levantamento de hipóteses e a busca de suas verificações, a validação dos raciocínios, a resolução de conflitos, entre outras situações, são procedimentos e atitudes que fazem parte da aprendizagem escolar. Por isso, o professor deve traduzir as intenções educativas em ações concretas na aula e em práticas pedagógicas coerentes. Acerca desses pressupostos, julgue os próximos itens.

O trabalho com turmas homogêneas de habilidades motoras propicia que o professor atue direcionando suas aulas para o nível adequado do desenvolvimento motor dos alunos, e assim alcance com eficácia o objetivo do desenvolvimento autônomo dos alunos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A construção da autonomia, tanto intelectual como moral, ocorre na aprendizagem de determinados procedimentos e atitudes. O envolvimento durante a realização de uma atividade, a identificação de formas diversificadas na resolução de problemas, a formulação de perguntas e respostas adequadas, o levantamento de hipóteses e a busca de suas verificações, a validação dos raciocínios, a resolução de conflitos, entre outras situações, são procedimentos e atitudes que fazem parte da aprendizagem escolar. Por isso, o professor deve traduzir as intenções educativas em ações concretas na aula e em práticas pedagógicas coerentes. Acerca desses pressupostos, julgue os próximos itens.

A tendência pedagógica construtivista-interacionista, abordada nos Parâmetros Curriculares Nacionais, estabelece a busca de padrões de movimentos e, dessa forma, favorece a apropriação do processo de construção de conhecimentos relativos ao corpo e ao movimento e constrói uma possibilidade autônoma de utilização do potencial gestual do aluno.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo em vista que a estruturação da prática nas aulas de educação física é fundamental para a aprendizagem de habilidades motoras, julgue os itens subsequentes.

A estrutura da prática na fase de aquisição de habilidades motoras é uma prática sem importância para o professor de educação física, pois seu interesse deverá estar completamente focado no aprendizado da habilidade ensinada.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo em vista que a estruturação da prática nas aulas de educação física é fundamental para a aprendizagem de habilidades motoras, julgue os itens subsequentes.

Na fase inicial da aprendizagem, a prática repetida da mesma tarefa é mais efetiva para a aprendizagem de longo prazo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo em vista que a estruturação da prática nas aulas de educação física é fundamental para a aprendizagem de habilidades motoras, julgue os itens subsequentes.

O rendimento de um aluno que está na fase inicial da aprendizagem tende a aumentar à medida que ele pratica aleatoriamente diferentes tarefas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da relação entre maturação e experiência no processo de desenvolvimento humano, julgue os itens a seguir.

Ao longo da vida, tanto a maturação quanto a experiência contribuem no processo em questão.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da relação entre maturação e experiência no processo de desenvolvimento humano, julgue os itens a seguir.

No período maturacional, a experiência não fornece qualquer contribuição ao referido processo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da relação entre maturação e experiência no processo de desenvolvimento humano, julgue os itens a seguir.

Existe uma relação causal entre maturação e desenvolvimento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da relação entre maturação e experiência no processo de desenvolvimento humano, julgue os itens a seguir.

A contribuição da maturação, no citado processo, é maior nos primeiros anos de vida.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...