Questões de Educação Física do ano 2015

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Segundo a Abordagem Desenvolvimentista para a educação física escolar, os padrões fundamentais de movimento podem ser divididos em:

  • A. equilíbrio, gesto motor e velocidade.
  • B. locomoção, manipulação e equilíbrio.
  • C. coordenação, velocidade e força.
  • D. reflexo, agilidade e expressão corporal.
  • E. gesto motor, expressão corporal e habilidades específicas.

As dimensões sociais do esporte, segundo Tubino, são:

  • A. lazer, competição e cooperação.
  • B. esporte-cooperativo, esporte-competitivo e esporte-radical.
  • C. jogos infantis, jogos juvenis e jogos profissionais.
  • D. esporte-educação, esporte-participação e esporte-performance.
  • E. aprendizado, aperfeiçoamento e performance.

Joffre Dumazedier apresenta a classificação das atividades de lazer, dividindo-as de acordo com o interesse central da manifestação. Assinale os interesses elencados pelo autor.

  • A. esportivos, culturais, físicos e espirituais.
  • B. holísticos, individuais, sociais e pessoais.
  • C. físicos, artísticos, manuais e sociais.
  • D. religiosos, familiares e afetivo.
  • E. artísticos, espirituais, esportivos e afetivos.

No ciclo de ampliação da sistematização do conhecimento, o jogo deve apresentar:

  • A. prática organizada conjuntamente entre a escola e a comunidade.
  • B. conteúdo que se adeque à idade cronológica das crianças.
  • C. conteúdo que implique na seleção das regras.
  • D. prática organizada com regras olímpicas.
  • E. conteúdo que implique na decisão de níveis de sucesso.

O jogo é um fenômeno pelo qual a criança aprende e renova sua cultura, conhece a si mesma e o seu ambiente. Os jogos que oferecem condições de convivência em que vigoram o respeito mútuo, a harmonia, os objetivos comuns e a liberdade são classificados como:

  • A. sensoriais.
  • B. de raciocínio.
  • C. recreativos.
  • D. cooperativos.
  • E. pré-desportivos.

As pessoas que participam de um programa de musculação esperam que o trabalho produza determinados benefícios, tais como:

  • A. redução do perímetro do músculo, melhoria da capacidade de resistência e força.
  • B. hipertrofia muscular, resistência muscular e lesões musculares.
  • C. hipertrofia muscular, melhor desempenho desportivo, redução de gordura corporal.
  • D. força, adaptações cardiovasculares e incremento do tecido adiposo.
  • E. melhoria da resistência muscular, da flexibilidade e da potência.

O termo treinamento de força abrange uma grande variedade de tipos de treinamento. Entre eles podemos incluir:

  • A. o exercício de força máxima e a ventilação máxima.
  • B. o treinamento cardiovascular e as habilidades básicas.
  • C. o exercício contra resistência e a amplitude da capacidade pulmonar.
  • D. o treinamento pliométrico e a corrida em aclive.
  • E. o treinamento aeróbico e a flexibilidade.

Um indivíduo poderia continuar se exercitando indefinidamente, após alcançar um ritmo estável, caso o metabolismo aeróbico fosse o único fator determinante da capacidade física. Aponte os outros fatores limitantes do desempenho aeróbico do organismo.

  • A. Perda de líquidos, depleção eletrolítica e do glicogênio muscular.
  • B. Aumento da capacidade respiratória, da flexibilidade muscular e da força.
  • C. Ampliação do volume pulmonar, redução da capacidade anaeróbica e do ritmo.
  • D. Perda da amplitude da passada, da concentração e aumento da volição.
  • E. Redução da força, do glicogênio muscular e aumento da captação de oxigênio.

Na situação de um pequeno corte, porém profundo e com sangramento persistente, o procedimento de primeiros socorros mais indicado será:

  • A. esperar o sangramento passar.
  • B. aplicar um torniquete.
  • C. colocar sal para estancar o sangramento.
  • D. lavar o ferimento e aguardar a chegada do médico.
  • E. pressionar o local com uma gaze limpa por 2 a 3 minutos.

Skinner assinala que “O teste de esforço oferece um meio prático e peculiar de avaliação da capacidade individual diante do exercício físico”. As aplicações gerais do teste de exercício incluem:

  • A. verificação da capacidade funcional ou máximo consumo de oxigênio.
  • B. força ou força máxima.
  • C. avaliação da capacidade pulmonar ou frequência ventilatória.
  • D. intensidade de carga resistiva ou resistência coronariana.
  • E. teste próprio para corridas de fundo ou para máxima velocidade.
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