Questões de Educação Física do ano 2015

Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2015 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No momento em que professor de educação física inicia o ensinamento de qualquer fundamento ao seu aluno, o fator segurança é um dos mais importantes. Sendo assim, no ensino dos fundamentos da natação, no caso do mergulho elementar, o aluno deve manter como fator de segurança:

  • A. os pés separados.
  • B. as mãos junto ao quadril.
  • C. o pescoço hiperflexionado.
  • D. a cabeça entre os braços.
  • E. os pés em eversão.

Uma das considerações sobre o salto é que saltar é elevar-se procurando transpor maior distância ou maior altura. Na modalidade do atletismo, existem, por exemplo, o salto em altura, o salto em distância, o salto com vara e o salto triplo. Sendo assim, para um bom desempenho no salto triplo, o atleta deve aprimorar os componentes básicos de:

  • A. Velocidade, força, coordenação, equilíbrio e flexibilidade.
  • B. Velocidade, potência, coordenação, equilíbrio e flexibilidade.
  • C. Velocidade, potência, elasticidade, equilíbrio e flexibilidade.
  • D. Velocidade, potência, coordenação, resistência e elasticidade.
  • E. Força, potência, coordenação, equilíbrio e flexibilidade.

Atualmente, o treinamento com pesos é uma das modalidades de exercício físico mais praticadas por indivíduos de diferentes faixas etárias, de ambos os sexos e com níveis de aptidão física variados. Santarém (2002) afirma que para ocorrer o aumento de volume dos músculos esqueléticos, o organismo, além de proporcionar os estímulos adequados, deve estar com o seu balanço nitrogenado positivo. Então, considerando as reações, pode-se afirmar que:

  • A. as anabólicas devem predominar sobre as catabólicas durante a realização do exercício.
  • B. as catabólicas devem predominar sobre as anabólicas.
  • C. as anabólicas devem ser iguais às catabólicas.
  • D. as anabólicas devem predominar sobre as catabólicas.
  • E. as catabólicas devem ser iguais às anabólicas durante a realização do exercício.

O principal objetivo do aquecimento é preparar o organismo para a atividade física e o esporte, seja no treinamento, na competição ou no lazer. O aquecimento visa obter o estado ideal psíquico e físico, a preparação para os movimentos e principalmente prevenir as lesões. Fisiologicamente, o aquecimento vai permitir ao corpo um melhor ajuste ao início da atividade e prepará-lo para a demanda física que será necessária. Com relação aos efeitos do aquecimento sobre o sistema cardiovascular, pode-se dizer que:

  • A. aumenta o fluxo sanguíneo, diminui a frequência cardíaca e eleva a pressão arterial.
  • B. eleva a frequência cardíaca, aumenta a pressão sanguínea e aumenta o fluxo sanguíneo.
  • C. diminui a irrigação sanguínea dos músculos, aumenta a temperatura corporal e otimiza os processos neuromusculares.
  • D. melhora a oxigenação muscular, eleva a frequência cardíaca e diminui o risco de lesão.
  • E. favorece o deslizamento das fibras musculares, diminui o risco de lesão e elimina o dióxido de carbono.

A capacidade do ser humano para realizar exercícios de média e de longa duração depende, principalmente, do metabolismo aeróbio. Desse modo, um dos índices mais usados para avaliar- -se essa capacidade é o consumo máximo de oxigênio (VO2max). Sendo assim, é correto afirmar que o VO2max reflete a quantidade máxima de oxigênio que o organismo consegue captar, transportar e utilizar como fonte de energia para o exercício. Em relação ao VO2max, pode-se dizer que a sua melhoria ocorre através:

  • A. do treino contínuo extensivo, apenas.
  • B. do treino abaixo do limiar anaeróbio, apenas.
  • C. de treinos contínuos e intervalados acima do limiar anaeróbio.
  • D. de treinos intervalados, apenas.
  • E. de treinos contínuos e intervalados abaixo do limiar anaeróbio.

De acordo com Parks (1998), a gestão esportiva existe sob dois aspectos: em primeiro lugar, como uma área profissional, e, em segundo lugar, como uma área acadêmica de preparação profissional em muitas instituições de ensino superior. O autor afirma ainda que as responsabilidades do profissional habilitado para desempenhar a função de gestor esportivo podem ser divididas em quatro grandes domínios. São elas:

  • A. atividades de gerência primária, gerência de material, gestão de informação e conhecimento das atividades físicas em geral.
  • B. atividades de gerência de RH, gerência de treinamentos, gestão de informação e ciências da educação física.
  • C. atividades de gerência geral, gerência organizacional, gestão de informação e ciências do esporte e exercício.
  • D. atividades de gerência secundária, gerência de processos, gestão de informação e ciências do esporte e exercício.
  • E. atividades de gerência geral, gerência organizacional, gestão de conhecimentos esportivos e ciências da atividade física geral.

O marketing esportivo é um conjunto de ações voltadas à prática e à divulgação de modalidades esportivas, clubes e associações, seja pela promoção de eventos e torneios ou pelo patrocínio de equipes e clubes esportivos. Dessa forma, o processo do marketing esportivo baseia-se em cinco principais aspectos, começando pela análise da situação, seguida de:

  • A. planejamento, organização, seleção/colocação de pessoal e análise do retorno.
  • B. planejamento, visualização do projeto, controle e análise do retorno.
  • C. investimento, visualização do projeto, direção/ controle e merchandising.
  • D. planejamento, conhecimento do fluxo do mercado, tomada de decisões e análise do retorno.
  • E. planejamento, visualização do projeto, habilidade de negociar e análise do retorno.

A informática tem sido muito utilizada no esporte com o intuito de se buscar um melhor desempenho, individual e coletivo, e uma melhor condição física de uma equipe e/ou de seus praticantes, entre outros. No caso do esporte, a utilização do scout auxilia no planejamento técnico e tático a fim de preparar uma equipe para o jogo. Sendo assim, scout é um método numérico que processa os dados:

  • A. visando a distinguir especificamente as intenções táticas vinculadas a cada membro da equipe.
  • B. classificando-os com base nos critérios específicos da lógica do programador.
  • C. sobre determinada equipe durante as partidas, recolhendo informações de várias situações envolvidas no jogo.
  • D. para localizar especificamente a vulnerabilidade de uma equipe.
  • E. para diferenciar especificamente a atuação de uma equipe da outra.

“O corpo é o primeiro e mais natural instrumento do homem e este é um ser essencialmente corporal. Pelo corpo manifestamos aspectos de nossa existência, de nossa cultura, de nossa sociedade”. Esse conceito é desenvolvido na área da:

  • A. Pedagogia dos esportes.
  • B. Corporeidade
  • C. AFRS.
  • D. Teoria da relatividade corporal.
  • E. Expressão dos movimentos.

Segundo a perspectiva Vygotskiana, mediação consiste na utilização de:

  • A. ambientes (externos) e estímulos (internos) que possibilitam, via convívio social, a transformação ou modificação do meio e do treinamento.
  • B. ambientes (externos) e espaços (internos) que possibilitam, via signo social, a transformação ou modificação do meio e do sujeito.
  • C. apontamentos (externos) e estímulos (internos) que possibilitam, via interação social, a transformação ou modificação do meio e do sujeito.
  • D. apontamentos (externos) e intrumentos (internos) que possibilitam, via ação social, a transformação ou modificação do meio e do treinamento.
  • E. apontamentos (externos) e intrumentos (internos) que possibilitam, via ação social, a transformação ou modificação do meio e do treinamento.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...