Questões de Educação Física do ano 2016

Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Soares et al. (2012) contrapõem duas perspectivas de Educação Física escolar, diferenciadas pelo desenvolvimento da aptidão física e pela reflexão sobre a cultura do movimento. Dentro dessa diferenciação, analise as afirmativas a seguir.

I. A perspectiva de desenvolvimento da aptidão física procura adaptar o homem à sociedade, valorizando o respeito a normas, recorrendo à filosofia liberal para a formação do caráter.

II. A perspectiva da reflexão sobre a cultura do movimento busca uma reflexão pedagógica sobre as formas de representação do mundo que o homem tem produzido, exteriorizadas na expressão corporal.

III. A dimensão corpórea do homem, na perspectiva da reflexão sobre a cultura corporal, se materializa nas três atividades produtivas da história da humanidade: linguagem, trabalho e poder.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. III, apenas.
  • D. I e II, apenas.
  • E. I, II e III.

A respeito do processo de avaliação na Educação Física escolar, analise as afirmativas a seguir.

I. A avaliação tem sido entendida como uma exigência burocrática ou como uma forma de seleção de alunos para competições, sendo realizada por meio da simples frequência em aula, da capacidade técnica de execução de gestos ou não sendo realizada.

II. O princípio do rendimento olímpico privilegia os mais aptos, independente de sua condição inicial. Desta forma, o aluno tem condições de ser avaliado em pé de igualdade com os demais, independente de sua origem, e seu desempenho dependerá, exclusivamente, do seu esforço.

III. Na perspectiva crítico-superadora, dentro do marco referencial para a aula, o aluno deve ter a possibilidade de expressar seus objetivos de ação e participar da avaliação coletiva dos mesmos.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. III, apenas.
  • D. I e II, apenas.
  • E. I e III, apenas.

A respeito da relação entre Educação Física escolar e esporte, assinale V para afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) A Educação Física escolar encontra no esporte um importante conteúdo para suas aulas.

( ) As aulas de Educação Física escolar não devem ser restritas ao esporte.

( ) O esporte deve ser conteúdo privilegiado, levando ao desenvolvimento de atletas.

As afirmativas são, respectivamente,

  • A. V, V e V.
  • B. V, F e V.
  • C. V, V e F.
  • D. F, V e F.
  • E. F, F e F.

Segundo Neira e Nunes (2008), a abordagem desenvolvimentista da Educação Física apresenta os seguintes problemas, à exceção de um. Assinale-o.

  • A. A transformação das habilidades motoras no objetivo da Educação Física.
  • B. A falta de criticidade em relação aos conteúdos de cultura corporal.
  • C. A Educação Física é vista como um meio para desenvolver habilidades de outras disciplinas.
  • D. A possibilidade de desenvolvimento dos conteúdos fora da escola.
  • E. A ausência de reflexão sobre quem valida os aspectos da cultura corporal abordados.

“A elaboração de um programa de ginástica para as diferentes séries exige pensar na evolução que deve ter em sua abordagem, desde as primeiras séries até as séries finais do ensino fundamental e o ensino médio.”

A respeito desse conteúdo, segundo Soares et al. (2012), assinale a afirmativa correta.

  • A. As técnicas rústicas das primeiras séries devem logo ser lapidadas, para evitar a formação de vícios.
  • B. A técnica correta de aterrissagem é fundamental para evitar que o aluno se lesione.
  • C. O aluno deve ser informado sobre a técnica correta, de modo a ter um modelo para iniciar.
  • D. O salto deve ser a sequência de um movimento de três fases distintas: impulsão, voo e queda.
  • E. O salto deve ser apresentado como um problema a ser superado: vencer a gravidade.

De acordo com Soares et al. (2012), assinale a opção que indica uma das formas de abordagem do conteúdo de dança nas séries iniciais do Ensino Fundamental (até 3a série).

  • A. Danças com conteúdo relacionado à realidade social dos alunos e da comunidade.
  • B. Danças técnica e expressivamente aprimoradas, sobre temas criados pelos alunos.
  • C. Danças com interpretação técnica da representação de temas da cultura nacional.
  • D. Danças de livre interpretação de músicas diferentes.
  • E. Danças que exijam domínio de técnicas específicas.

A respeito da abordagem “Esporte para Todos” (EPT), assinale a afirmativa incorreta.

  • A. Coloca a autonomia do ser humano como ponto central.
  • B. Pode ser classificada como uma tendência liberal não diretiva.
  • C. Tem na competição e na vitória seus valores mais altos.
  • D. Preconiza a solidariedade como valor a ser desenvolvido.
  • E. Estimula a cooperação como forma de inserção do indivíduo na sociedade.

Leia o fragmento a seguir.

“... muitos docentes-educadores já desistiram da prova do silêncio em salas de aula onde corpos quebrados resistem a ser silenciados. Hoje em muitas salas de aula o silêncio está roto e até quando se tenta impô-lo os corpos falam, com suas marcas, toda a classe de linguagens e de expressões.” (Arroyo & Silva, 2012)

Segundo os autores, assinale a opção que melhor sintetiza o fragmento acima.

  • A. “A disciplina na sala de aula precisa ser mantida a todo custo.”
  • B. “O professor deve ignorar o barulho e seguir com seu planejamento de aula.”
  • C. "O professor não deve buscar o silêncio, mas aprender a ouvir o que dizem os alunos e seus corpos.”
  • D. "O professor deve incentivar os próprios alunos a manterem a disciplina entre eles.”
  • E. “Faz-se necessária uma revisão pedagógica, em conjunto com a família, para que seja conseguido silêncio em sala de aula.”

A respeito da abordagem crítico-superadora da Educação Física, assinale a afirmativa correta.

  • A. Implica em um processo de desenvolvimento da intenção do aluno de apreender a realidade.
  • B. Critica as abordagens em que o movimento não é o principal meio e fim da Educação Física.
  • C. O objetivo da aula supera o movimento, tornando-o um recurso ao ato de aprender.
  • D. Foi a primeira a levar em conta o conhecimento prévio da criança.
  • E. Valoriza o desempenho na execução do ato motor.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...