Questões de Educação Física do ano 2017

Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O treinamento de musculação ou treinamento resistido deve configurar-se por meio de procedimentos atrelados aos princípios gerais do treinamento desportivo. Analise as afirmativas abaixo sobre os procedimentos relacionados à musculação e assinale a alternativa correta.

I. O treinamento com baixo número de repetições e alta carga aumenta o desenvolvimento de força, ao passo que o treinamento com grande número de repetições e baixa carga otimiza o desenvolvimento da resistência.

II. Programas de musculação com o objetivo de melhorar a força devem envolver repetições com ações concêntricas (alongamento muscular) e excêntricas (encurtamento muscular). Contrações isométricas desempenham um papel benéfico, mas secundário e podem também ser incluídas.

III. Grandes grupos musculares devem ser estressados antes dos pequenos grupos; exercícios multiarticulares, antes dos uniarticulares e esforços de alta intensidade, antes dos de baixa intensidade.

IV. Períodos de repouso de 2 a 3 minutos ou mais devem ser incorporados entre cargas para praticantes novatos e intermediários; para praticantes avançados, 1 ou 2 minutos são suficientes.

De acordo com Kenney, Wilmore e Costill (2013) estão corretas as afirmativas:

  • A. Somente I e II
  • B. Somente I e III
  • C. Somente II e IV
  • D. Somente I, III e IV
  • E. Somente II, III e IV

As lesões musculoesqueléticas vão exigir do profissional de Educação Física conhecimentos sobre a forma de se executar o procedimento denominado imobilização. Sobre a imobilização nas emergências das lesões musculoesqueléticas analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. O alinhamento da fratura situa-se sempre entre as primeiras ações a ser realizada pelo socorrista.

II. Entre os procedimentos iniciais devem-se remover as roupas da vítima, que podem atrapalhar a correta imobilização.

III. Se a lesão for aberta, deve-se tratar o sangramento, estancando o sangue e realizando um curativo compressivo no local.

IV. Realizar a imobilização do membro, sempre abordando as extremidades distais.

De acordo com Luongo e Datino (2014) estão corretas as afirmativas:

  • A. Somente I, II e IV
  • B. Somente II, III e IV
  • C. Somente I e II
  • D. Somente I e III
  • E. Somente II e III

Conforme Código de Ética do Profissional de Educação Física (COFEF/CREF, 2013), situa-se entre os deveres e responsabilidades deste profissional zelar pela integridade do seu cliente, orientando este quanto às atividades ou exercícios recomendados, levando-se em conta suas condições gerais de saúde. Tendo por base os pressupostos apresentados por Powers e Howley (2013) são fatores básicos relacionados à prescrição do exercício físico, EXCETO:

  • A. Modo ou tipo de exercício
  • B. Características morfofuncionais do cliente
  • C. Frequência de participação
  • D. Duração de cada sessão de exercício
  • E. Intensidade da sessão de exercício

Entre as formas de monitoração da intensidade do exercício, encontra-se a utilização da frequência cardíaca. Assim, tendo por base o método estabelecido por Karvonen, calcule os limites inferior e superior da faixa de frequência cardíaca de treinamento de 50 a 75% de sua reserva de frequência cardíaca máxima.

Dados: Idade: 40 anos;

Frequência cardíaca de repouso: 75 bpm.

Os limites inferior (50%) e superior (75%) da faixa de frequência cardíaca de treinamento, estabelecidos pelo método de Karvonen se encontra na alternativa:

  • A. Inferior: 90 bpm; Superior: 135 bpm
  • B. Inferior: 95 bpm; Superior: 140 bpm
  • C. Inferior: 128 bpm; Superior: 154 bpm
  • D. Inferior: 129 bpm; Superior: 154 bpm
  • E. Inferior: 130 bpm; Superior: 154 bpm

O método francês marcou profundamente o fazer pedagógico da educação física escolar brasileira. Esse método de ensino

  • A. foi amplamente aceito pelos educadores brasileiros da escola nova, sobretudo pelos que participavam ativamente do movimento.
  • B. tinha feições militares e tornou-se um dos primeiros métodos oficiais de ensino da educação física nas escolas brasileiras.
  • C. possibilitou a emergência das práticas pedagógicas de caráter progressista e renovadoras da educação física brasileira.
  • D. tornou possível a participação de mulheres de forma conjunta aos homens nas aulas de educação física.
  • E. inicia o processo de esportivização da educação física escolar no Brasil.

Os métodos ginásticos surgidos na Europa a partir do século XIX serviram de base para as primeiras propostas pedagógicas para as aulas de educação física escolar no Brasil. Os métodos ginásticos

  • A. contribuíram para o fomento do esporte e formação de atletas de alto rendimento nas escolas, com reais chances de sucesso nos jogos olímpicos.
  • B. tornaram a educação física facultativa para estudantes do sexo feminino, o que contribuiu para a entrada das mulheres no mercado de trabalho.
  • C. caracterizavam-se por brincadeiras e jogos de natureza lúdica, como estímulo à liberdade dos alunos com relação aos seus corpos.
  • D. atribuíram à educação física escolar a missão de exercitar os jovens para torná-los indivíduos fortes e prontos para servir como soldados.
  • E. caracterizavam-se por expressar o pensamento médico-higienista, tendo contribuído para difundir ideias eugênicas na educação física brasileira.

A respeito do ensino da educação física escolar nas escolas brasileiras durante os governos militares, assinale a opção correta.

  • A. A legislação educacional foi concretizada com base na concepção renovada e humanista da pedagogia.
  • B. Os índices de saúde da população brasileira melhoraram, em razão da obrigatoriedade da educação física escolar.
  • C. O esporte ganhou força como componente curricular devido à sua capacidade de despertar sentimentos patrióticos.
  • D. Os índices de investimento na infraestrutura do esporte escolar consolidou o país como uma potência esportiva mundial.
  • E. A educação física passou a ser valorizada institucionalmente e voltada à formação de cidadãos mais críticos e menos passivos.

O diálogo precedente, escrito por Platão, são os ensinamentos de Sócrates a respeito dos aspectos fundamentais que deveriam constituir a formação do homem grego. Considerando o legado da educação grega para o mundo ocidental, assinale a opção correta.

  • A. Os exercícios físicos praticados pelos gregos tinham um caráter natural, a partir de uma compreensão humanista embasada na comunhão do corpo e do espírito.
  • B. O pensamento pedagógico grego estrutura-se em uma concepção de supervalorização do corpo em detrimento dos aspectos intelectuais e artísticos, uma vez que era necessário preparar o corpo para o combate.
  • C. Os gregos cultivaram a ideia de separação entre o corpo e a mente com o objetivo de potencializar o desenvolvimento físico.
  • D. Os gregos criaram os Jogos Olímpicos e deixaram como legado para o mundo ocidental o desejo de valorizar as vitórias e a competição, simbolizadas nas medalhas olímpicas.
  • E. O esporte moderno surgiu na Grécia como a maior expressão dos Jogos Olímpicos, tendo seu valor educativo despontado na formação do homem grego.

Os jogos e as brincadeiras de rua constituem conteúdos de ensino da educação física escolar com grande potencial educativo, pois

  • A. a ludicidade da prática permite a mediação pedagógica do professor, possibilitando uma aprendizagem prazerosa.
  • B. constitui estágio de transição para a especialização esportiva na infância e na adolescência.
  • C. a competitividade, principal característica dessas atividades, contribui para a coesão social.
  • D. as suas regras universais minimizam os conflitos entre os alunos.
  • E. as suas regras estimulam a participação autônoma, sem mediação do professor.

A construção de identidades de gêneros sem preconceitos passa pelo pleno entendimento do conceito de corpo e deve fazer parte dos objetivos do processo ensino-aprendizagem nas aulas de educação física escolar. Para assegurar a consecução desses objetivos nas aulas de educação física, o professor deve

  • A. enfatizar o desenvolvimento do corpo a partir dos elementos biológicos e fisiológicos que definem meninos e meninas.
  • B. programar atividades físicas mais harmoniosas para as meninas e esportes de contato físico para os meninos.
  • C. manter as meninas separadas dos meninos até elas incorporarem as habilidades motoras para proteção pessoal.
  • D. combater a ideia de que determinados esportes são exclusivos de um único gênero.
  • E. preservar a integridade física das meninas, separando-as dos meninos.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...