Questões de Educação Física do ano 2017

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Compreender como as características da prática afetam a aprendizagem são essenciais à aprendizagem motora e como as variações de uma tarefa pode aumentar a potencialidade de adaptar movimentos para ir ao encontro das demandas de novas situações. Associe o tipo de prática contido na coluna da esquerda a sua caracterização na coluna da direita.

Segundo Schmidt e Wrisberg (2010) a correta associação entre o tipo de prática e sua caracterização encontra-se na alternativa:

  • A. I - A; II - D; III - B; IV - C
  • B. I - B; II - C; III - D; IV - A
  • C. I - C; II - D; III - A; IV - B
  • D. I - B; II - D; III - C; IV - A
  • E. I - C; II - B; III - A; IV - D

Assinale a alternativa incorreta. O sistema cinestésico pode ser descrito como o sistema que nos dá “sensação corporal” e, certamente, é vital para à capacidade de posicionamento e locomoção no ambiente. Segundo Haywood e Getchell (2016) o sistema cinestésico ou proprioceptivo é importante para o desempenho de habilidades porque produz informações sobre:

  • A. a relação das partes do corpo entre si
  • B. a posição do corpo no espaço
  • C. os movimentos corporais
  • D. a maleabilidade em relação ao crescimento
  • E. a natureza dos objetos com os quais o corpo estabelece contato

A Corporeidade associa-se à história de vida, à experiência do corpo vivido expressa pela motricidade. Registra-se que, na medida que se constrói história e cultura, o sujeito se apropria da realidade. A consciência corporal se traduz como o conjunto de manifestações corporais estabelecidas entre os homens e o meio. Nesta perspectiva analise as proposições e assinale a alternativa correta.

I. O profissional de Educação Física precisa ter consciência dos padrões de corpo que são construídos socialmente e trabalhar esses conceitos.

II. Os profissionais de Educação Física devem trabalhar e desenvolver as capacidades físicas e habilidades motoras, considerando a produtividade e o desempenho.

III. Os profissionais de Educação Física devem trabalhar em uma perspectiva de que a consciência corporal se traduz como o conjunto de manifestações corporais estabelecidas entre os homens e o meio.

IV. Conscientes do lema de Juvenal (V a.C) os profissionais de Educação Física devem defender os benefícios dos exercícios físicos às entidades “Corpo” e “Mente”, autônomas entre si.

Tendo por base a perspectiva de corporeidade apresentada por Santin (1992) estão corretas as afirmativas:

  • A. Somente I e II
  • B. Somente I e III
  • C. Somente II e III
  • D. Somente III e IV
  • E. Somente II e IV

A relações entre exercício físico, saúde e a qualidade de vida são amplamente relatadas, tendo o exercício físico implicações sobre as diversas patologias associadas à hipocinesia. Sobre as implicações do exercício físico relacionadas às doenças coronárias analise:

I. Os benefícios à saúde por meio dos exercícios físicos exigem também exercício de alta intensidade.

II. O treinamento anaeróbio produz alterações fisiológicas favoráveis que reduzem o risco de infarto do miocárdio, incluindo artérias coronárias maiores, aumento do tamanho de coração e aumento da capacidade e bombeamento.

III. O treinamento aeróbio pode reduzir, tanto a pressão arterial sistólica, quanto diastólica, em aproximadamente 8 a 10 mmHg nos indivíduos com pressão arterial moderada.

IV. O exercício físico de baixa intensidade deve ser prática constitutiva do tratamento para reduzir o risco de doenças coronárias.

De acordo com Wilmore e Costill (2013) estão corretas as afirmativas:

  • A. Somente I e II
  • B. Somente I e III
  • C. Somente II e III
  • D. Somente II e IV
  • E. Somente III e IV

A Ginástica Laboral situa-se entre as práticas destinadas a minimizar contingências decorrentes das atividades ocupacionais, constituindo-se de pausas com exercícios programados previamente, que levam em consideração as atividades nos diversos setores da empresa. Sobre a situação no trabalho e indicação de pausa analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Trabalho com movimentos repetitivos: pausas curtas de 3 a 5 minutos por hora trabalhada, reduzindo a fadiga e aumentando o potencial de ação prolongada.

II. No aprendizado de habilidades ou trabalho de aprendizes: dosar as pausas conforme a dificuldade das habilidades a serem aprendidas.

III. Trabalho pesado em ambientes quentes ou frios: pausas maiores que 10 a 15 minutos, além de um ou duas pausas curtas por turno de 3 a 5 minutos.

IV. Trabalhos com elevada exigência mental: pausas dosadas para que a carga horária máxima suportável não seja ultrapassada.

De acordo com Grandjean (1998) estão corretas as afirmativas:

  • A. Somente I e II
  • B. Somente I e III
  • C. Somente II e III
  • D. Somente III e IV
  • E. Somente II e IV

O esporte pode ser conceituado como uma atividade ou prática competitiva, institucionalizada, que envolve esforço físico vigoroso ou o uso de habilidades motoras relativamente complexas, por indivíduos cuja participação é motivada pela combinação de fatores intrínsecos e extrínsecos. Entre os diversos critérios para classificação dos esportes, situam-se se a prática individual e coletiva se existe ou não relação com companheiros e se existe ou não interação direta com o adversário. Desta forma, analise as afirmações acerca da classificação dos esportes:

I. Esportes individuais em que não há interação com o oponente: são atividades que requerem a colaboração de dois ou mais atletas, mas que não implicam a interferência do adversário na atuação motora. É exemplo de esporte nesta classificação a Natação.

II. Esportes coletivos em que não há interação com o oponente: são atividades motoras em que a atuação do sujeito não é condicionada diretamente pela necessidade de colaboração do colega nem pela ação direta do oponente. É exemplo de esporte nesta classificação o Ginástica rítmica desportiva coletiva.

III. Esportes individuais em que há interação com o oponente: são aqueles em que os sujeitos se enfrentam diretamente, tentando em cada ato alcançar os objetivos do jogo evitando concomitantemente que o adversário o faça, porém sem a colaboração de um companheiro. É exemplo de esporte nesta classificação o Tênis.

IV. Esportes coletivos em que há interação com o oponente: são atividades nas quais os sujeitos, colaborando com seus companheiros de equipe de forma combinada, se enfrentam diretamente com a equipe adversária, tentando em cada ato atingir os objetivos do jogo, evitando ao mesmo tempo que os adversários o façam. É exemplo de esporte nesta classificação o Futebol.

De acordo com Ramirez (2007) estão corretas as afirmativas:

  • A. Somente I e II
  • B. Somente I e III
  • C. Somente II e III
  • D. Somente III e IV
  • E. Somente II e IV

O Basquetebol se constitui em uma modalidade esportiva coletiva disputada por duas equipes composta por cinco jogadores cada, sendo o objetivo deste jogo a realização de pontos por meio de cestas e impedir a consecução destas pelo adversário (Confederação Brasileira de Basquetebol, 2010). Supondo a situação de uma equipe que converteu durante um jogo quinze cestas, com pontuações dentro das três possibilidades de valores, e três delas na forma de lances-livre, assinale a alternativa que apresenta o número mínimo de pontos obtidos por essa equipe no jogo:

  • A. 38 pontos
  • B. 39 pontos
  • C. 25 pontos
  • D. 27 pontos
  • E. 28 pontos

A dança como linguagem corporal está presente em todas as sociedades e é parte integrante da cultura que se apresenta a partir de corpos, movimentos, crenças, ritmos, desejos e emoções. Nesta perspectiva analise as proposições analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Por meio das danças e brincadeiras, os alunos poderão conhecer as qualidades do movimento expressivo, como leve/pesado, forte/fraco, rápido/lento, intensidade, duração, direção sendo capaz de analisá-los a partir destes referenciais. Assim,

II. O conhecimento das técnicas associadas à dança proporcionará ao aluno a capacidade de construir coreografias, forma principal de construção a apresentação dos movimentos de ordem expressiva.

De acordo com Caio e Góis (2013) pode-se afirmar com relação às afirmativas que:

  • A. As afirmativas I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da
  • B. As afirmativas I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I
  • C. A afirmativa I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa
  • D. A afirmativa I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira
  • E. As afirmativas I e II são falsas

O lazer conceituado como o conjunto de ocupações, às quais o indivíduo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, seja para se divertir e se entreter ou ainda para desenvolver sua informação ou formação desinteressada, sua participação social voluntária ou sua livre capacidade criadora após livrarse ou desembaraçar-se das obrigações profissionais, familiares e sociais. Sobre a caracterização do lazer analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Lazer é a “cultura vivenciada no ‘tempo disponível’ das obrigações profissionais, escolares, familiares e sociais, combinando os aspectos tempo e atitude”;

II. Lazer é “fenômeno gerado historicamente e do qual emergem valores questionadores da sociedade como um todo, porém devido seu caráter lúdico sem influências da estrutura social vigente”;

III. Lazer é “um tempo privilegiado para a vivência de valores que contribuam para mudanças de ordem moral e cultural”;

IV. Lazer é “portador de um duplo aspecto educativo, veículo e objeto de educação”.

De acordo com Marcelino (2008) estão corretas as afirmativas:

  • A. Somente I, II e III
  • B. Somente I, II e IV
  • C. Somente II, III e IV
  • D. Somente I, III e IV
  • E. Todas estão corretas

Sobre o esporte adaptado, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Embora o sentido de competição esteja enraizado na prática desportiva, o profissional de Educação Física deve dar aos esportes adaptados o sentido mais amplo possível, adotando-o para abranger não só as experiências de competição, mas também as que envolvam atividades recreativas para o tempo de lazer e permitem ao deficiente ter uma vida saudável. Assim,

II. A modificação das atividades por parte do profissional de Educação Física deve permitir a participação do aluno, caso este não consiga realizar a tarefa em função da deficiência e valorizar com treinamento e incentivo dentro dos níveis de habilidade que os deficientes conseguem atingir.

Pode-se afirmar de acordo com Winnick (2004) sobre as proposições:

  • A. As afirmativas I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I
  • B. As afirmativas I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I
  • C. A afirmativa I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa
  • D. A afirmativa I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira
  • E. As afirmativas I e II são falsas
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