Questões de Educação Física do ano 2020

Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Analise as afirmativas a seguir:

I. No contexto da educação física adaptada, o professor deve sempre promover uma participação intensa do aluno com deficiência em atividades complementares que exigem grande esforço físico e por longos períodos.

II. O professor, ao realizar atividades de educação física adaptada, deve incentivar a participação e a avaliação de todos os alunos envolvidos na aula, buscando sugestões ao término da aula, da semana ou do mês, realizando reflexões com os colegas de sala para que possam dar sugestões de melhorias e também vetando a manifestações de opiniões sobre as atividades realizadas no ambiente escolar.

III. No contexto da educação física adaptada, o uso de aparelhos mecânicos sempre facilita e beneficia o bom desenvolvimento das atividades para os alunos com deficiência.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Analise as afirmativas a seguir:

I. Na educação física adaptada, o educador deve facilitar a independência e a autonomia do aluno. Nesse processo, estimular a independência na locomoção é um passo importante, que poderá se dar com correção da postura, seja no ensino do uso de muletas seja no manejo de cadeira de rodas, por exemplo.

II. No contexto da educação física adaptada, propor atividades que envolvam o aluno com deficiência sem estimular a participação dos demais alunos é a melhor maneira de garantir que os objetivos educacionais serão cumpridos sem prejudicar o planejamento da aula.

III. Desenvolver velocidade, agilidade, força, equilíbrio, coordenação, ritmo, flexibilidade e capacidades cardiorrespiratórias (aeróbia e anaeróbia) são benefícios no nível motor adquiridos pelo indivíduo com deficiência pela prática da atividade física.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Analise as afirmativas a seguir:

I. A percepção do professor sobre a forma como o aluno se envolve nas atividades é de extrema importância, pois é fundamental identificar o aluno que não faz ou não consegue executar uma atividade por dificuldade, falta de estímulos anteriores, autopiedade, entre outros fatores. Nesse momento, a intervenção do professor será o diferencial do qual o aluno necessita.

II. A educação física adaptada exige que o professor busque recursos e meios para privar o aluno com deficiência do acesso à programação de atividades, jogos e esportes escolares, sejam eles de caráter competitivo ou não.

III. A educação física adaptada compreende um programa diversificado de atividades desenvolvimentistas com o objetivo primário é restringir a participação de jovens e adolescentes às atividades esportivas escolares em grupo, ao mesmo tempo em que permite a sua participação em ações educativas individuais.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Analise as afirmativas a seguir:

I. O planejamento e a criatividade são essenciais para a realização de uma atividade de educação física adaptada de sucesso. Nesse contexto, o planejamento deve contemplar as necessidades dos alunos, a disponibilidade de recursos na escola e os objetivos educacionais a fim de reduzir a qualidade da experiência da pessoa com deficiência na escola.

II. Na educação física adaptada, o professor deve facilitar a independência e a autonomia do aluno, eliminando barreiras arquitetônicas e observando se no caminho percorrido pelo aluno para chegar à quadra existem pedras, ondulações ou degraus, O professor também deve verificar se o acesso aos banheiros e aos espaços onde normalmente as atividades de Educação Física ocorrem são favoráveis à locomoção do aluno.

III. Jogos, esportes e ritmos adequados aos interesses e capacidades da pessoa com deficiência compõem as atividades de educação física adaptada no ambiente escolar. Seu objetivo é tornar a atividade física intrincada e inacessível para esses alunos com necessidades especiais, estimulando, assim, hábitos saudáveis e a busca pelo conhecimento corporal.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Analise as afirmativas a seguir:

I. Na educação física adaptada, para facilitar a independência e a autonomia do aluno, o educador deve conversar com o grupo, refletindo sobre como e até que momento o auxílio é necessário para o colega que possui deficiência física, pedindo ajuda do grupo para as possibilidades de adaptação de materiais para a aula.

II. Os professores de Educação Física que trabalham com as pessoas com deficiência devem sempre priorizar a realização de jogos em duplas ou em pequenos grupos, pois os alunos portadores de deficiência são incapazes de participar de atividades em grandes grupos.

III. Em muitos casos, na adolescência de uma pessoa com deficiência, por uma cobrança social ou familiar, é possível que algum sentimento de impotência e de baixa autoestima apareçam. Para compensar esses sentimentos negativos, as vivências prazerosas oportunizadas pelas atividades físicas devem levar essa pessoa a sentir-se frustrada, permitindo com que ela passe a se descobrir nas aulas de Educação Física, buscando aumentar as barreiras emocionais internas.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Analise as afirmativas a seguir:

I. O objetivo da educação física adaptada é oferecer atendimento especializado aos educandos portadores de necessidades educativas especiais, respeitando-se as diferenças individuais, visando a proporcionar o desenvolvimento global dessas pessoas, tornando possível não só o reconhecimento das suas potencialidades, como também sua integração na sociedade.

II. No nível afetivo, os benefícios adquiridos pelo aluno com deficiência pela prática da atividade física compreendem o favorecimento da sociabilização, o espírito de luta, o controle da ansiedade e a autoestima.

III. A educação física adaptada é um método bem determinado, completo e suficiente para ajustar qualquer atividade física às necessidades de um aluno portador de deficiência física. Assim, o professor pode adequar o conteúdo da sua aula sem a necessidade de usar recursos materiais específicos, sendo necessário apenas seguir um roteiro predeterminado sobre como realizar jogos para alunos com limitações físicas.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Analise as afirmativas a seguir:


I. Logo após a realização de uma carga de treinamento, o organismo passa por um processo de recuperação, com o qual busca restabelecer o equilíbrio. Uma relação ideal entre a carga aplicada e o tempo de recuperação é fundamental para garantir o pronto restabelecimento desse equilíbrio e proporcionar adaptações biológicas importantes para o desempenho, processo conhecido como supercompensação.

II. A supercompensação propicia melhor suprimento energético para exercícios que requerem menor mobilização metabólica ou, ao contrário, uma economia de energia em atividades físicas de alto desempenho na estrutura de treinamento. Dessa forma, o mecanismo da supercompensação é a principal forma de elevar os íons de potássio no sangue e, assim, dispor de mais energia para qualquer tipo de exercício.

III. Se as cargas de treino são aplicadas com intervalos muito grandes, ocorre um retorno da aptidão física ao nível inicial, ou seja, a aptidão do atleta volta sempre aos seus níveis iniciais, indicando que treinos com cargas muito espaçadas ou a repetição do mesmo treinamento por um longo período produzirão uma grande melhora da aptidão física.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Analise as afirmativas a seguir:


I. A aplicação do princípio da sobrecarga deve ser observada com base em variáveis relacionadas à carga como o volume (quantidade) e a intensidade (qualidade) do treinamento, os quais podem ser alterados pela utilização dos vários métodos, como, por exemplo, o contínuo e o intervalado.

II. A resposta do organismo ao estresse ocorre por meio de ações coordenadas entre cérebro, glândulas, hormônios, sistema imunológico, coração, musculatura esquelética, sangue e pulmões, o que permite a adequação no fornecimento de oxigênio e de energia, bem como aumentos de força e de resistência muscular, resistência à dor, acuidade mental, além de uma proteção temporária contra infecções.

III. Quando o treinador aplica continuamente o mesmo treino, e com a mesma carga, a um atleta, verifica-se inicialmente uma queda da aptidão física. O atleta, uma vez adaptado a essa carga, passa a sofrer expressivas e evidentes adaptações em resposta a ela, momento no qual o condicionamento físico é melhorado. Ou seja, quanto menor a variação no ritmo e na programação da atividade física, maiores os ganhos em termos de condicionamento e massa muscular.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Analise as afirmativas a seguir:


I. O processo de treinamento pode ser planejado e programado com base em certos princípios chamados de princípios do treinamento esportivo. De maneira prática, o treinador deve estar apto a compreender esses princípios antes de elaborar os programas em longo prazo para a preparação dos atletas, principalmente para os jovens atletas. São exemplos de princípios do treinamento: o princípio da sobrecarga; o princípio da reversibilidade; o princípio da especificidade; e o princípio da individualidade biológica.

II. O princípio da sobrecarga consiste em sobrecarregar o organismo do atleta, de maneira adequada, variando-se a frequência, a intensidade, o volume e a duração do treinamento. A sobrecarga deve ser individualizada e aplicada de forma progressiva ao longo do processo de treinamento.

III. Quando o tempo dedicado ao período regenerativo é adequado em relação às cargas de trabalho, os níveis de atividade enzimática e de substratos metabólicos são restabelecidos acima dos que são observados antes do treinamento, e as fibras musculares se regeneram plenamente dos traumas sofridos.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Analise as afirmativas a seguir:


I. No ambiente escolar, é recomendável não iniciar uma modalidade de atletismo pensando em oportunizar a prática do esporte apenas aos mais rápidos, aos mais fortes e aos mais habilidosos alunos de uma classe. O aproveitamento das habilidades físicas deve ser contemplado sempre em primeiro plano, visto que a grande tarefa didática da iniciação ao atletismo é aumentar sua atratividade para os alunos com maiores possibilidades de alcançarem grandes resultados no esporte, tornando-o uma atividade esportiva mais agradável aos iniciantes.

II. Correr, saltar e lançar são habilidades físicas de base presentes no atletismo, estão presentes em quase todas as demais modalidades esportivas e são entendidas como movimentos naturais, que significam uma função da natureza humana.

III. A ludicidade muda o comportamento infantil, buscando a autonomia da criança e valorizando a afetividade que envolve o processo do aprender. Brincando, as crianças aprendem e são motivadas a cooperar com os companheiros, a desobedecer as regras do jogo, a desrespeitar os direitos dos outros, a acatar a autoridade, a assumir responsabilidade, a aceitar penalidades que lhe são impostas, a dar oportunidades aos demais; enfim, a viver em sociedade.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...