Questões de Educação Física do ano 2020

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Analise as afirmativas a seguir:


I. O atletismo é um esporte muito simples e barato, uma vez que não demanda de materiais caros para exercer sua prática, sendo, portanto, fácil de ser praticado pelos alunos em forma de oficinas. Seu desenvolvimento proporciona infinitos benefícios às pessoas, entre eles a aquisição e manutenção de uma boa saúde, o desenvolvimento motor e afetivo, independência e a autonomia.

II. O atletismo, enquanto modalidade desportiva e escolar, estabelece uma relação muito estreita entre a disciplina e o comportamento do aluno. O esporte em si combate a indisciplina escolar, visto que a maioria dos alunos veem nessa atividade uma forma de descontração e entretenimento. O gosto pela prática é incorporado nesses adolescentes e eles as realizam de forma natural e prazerosa.

III. A iniciação do atletismo deve contemplar inúmeras atividades, sendo elas específicas e variadas, de forma que os alunos iniciantes possam vivenciar as habilidades motoras básicas, sendo-lhes negado o acesso a quaisquer conhecimentos técnicos, despertando o gosto e introduzindoos ao universo do atletismo. Dessa forma, aumentam-se as chances de despertar, nos educandos, o interesse por outros esportes e pela busca de uma vida mais saudável.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Analise as afirmativas a seguir:


I. Para se praticar o atletismo no ambiente escolar, não se faz necessário materiais e/ou espaço físico específico. O trabalho pode ser realizado em espaços físicos adaptados e com materiais alternativos, já que sabemos das dificuldades encontradas em adquirir certos equipamentos necessários à sua prática.

II. A principal característica do atletismo está voltada ao desenvolvimento das habilidades motoras básicas, que são utilizadas na maioria das atividades desportivas. Essas habilidades, quando trabalhadas de forma pontual, desencadeiam uma série de fatores intrínsecos ao desenvolvimento e aprimoramento dos fundamentos básicos e a própria cultura desportiva do indivíduo.

III. A iniciação do atletismo, visto como um conjunto de habilidades específicas, constitui a última etapa do processo ensino-aprendizagem para as formas esportivas de caminhar correr, saltar, lançar e arremessar, utilizadas no atletismo convencional.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Lazer, educação e Educação Física


(Karina Polezel, 2008, adaptado)


O lazer é uma das possibilidades de educação, tanto na área da Educação Física como em todas as outras disciplinas, não sendo propriedade exclusiva de nenhuma delas.


Mas, na atual forma de organização dos saberes e práticas escolares são a Educação Física e a Educação Artística aquelas que possuem uma relação mais direta com o lazer. Dificilmente professores de outras áreas, exatas ou mesmo humanas, discutirão o assunto. Talvez o motivo seja a falta de compreensão que os próprios professores têm do tema, pois este é polêmico e apresenta uma diversidade de concepções.


O termo lazer surgiu na era industrial, a partir de 1850, na Europa, quando os trabalhadores deixam a vida no campo, onde trabalho e lazer se confundiam, e vão para as cidades, necessitando de uma atividade fora do contexto do trabalho para poder repor suas energias. Mas esse tempo era visto como problema para a burguesia, pois ele poderia se tornar um espaço de degradação social e moral dos operários, além de possibilitar a mobilização política, conforme uma perspectiva de muitos indivíduos da época. Assim, surge a necessidade de criação de uma atividade fora do âmbito do trabalho. O lazer estabelece, então, uma forte relação com o tempo de não-trabalho, correndo o risco de ser considerado apenas uma atividade de ocupar ou passar o tempo.


O lazer, atualmente, é mais que um “passatempo”, é a cultura vivenciada (praticada ou fruída) no tempo disponível com ligação no trabalho e nas obrigações da vida social, onde não se busca, pelo menos fundamentalmente, outra recompensa além da satisfação provocada pela situação. Não é apenas o tempo fora do trabalho, mas, sim fora de todas suas obrigações sociais, familiares e religiosas. Podemos, então, concluir que o lazer é o tempo disponível pode constituir a possibilidade de viver experiências que o ser humano cria e recria historicamente, as quais são permeadas de sentidos, significados e símbolos. 


Outro problema circunda o lazer: a classe econômica. O fator econômico influencia de maneira considerável o acesso ao lazer. O fator econômico é determinante até mesmo na distribuição do tempo disponível entre as classes sociais. Mas esse fator não é suficiente para garantir que o lazer seja usufruído da melhor forma.


É nesse momento que a educação pode contribuir, tentando minimizar as barreiras existentes para a vivência do lazer. A educação para o lazer pode ser uma ação construída na escola, baseada na valorização e criação cultural e na construção de atitudes que enfatizem as subjetividades, as relações humanas e o questionamento da realidade, possibilitando ao aluno vivenciar o lazer de forma mais ampla.


As práticas do lazer levam o sujeito à liberdade, ao prazer, à satisfação, à alegria, à aprendizagem e que favorecem seu desenvolvimento integral.


(Fonte: https://bit.ly/35W8YHG).

Leia o texto 'Lazer, educação e Educação Física' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:


I. As informações presentes no texto permitem concluir que as práticas do lazer impedem o sujeito de ter acesso à liberdade, ao prazer, à satisfação, à alegria ou mesmo à aprendizagem, e que tolhem seu desenvolvimento integral.

II. O texto apresenta ao leitor a ideia de que a educação para o lazer pode ser uma ação construída na escola, baseada na valorização e criação cultural e na construção de atitudes que enfatizem as subjetividades, as relações humanas e o questionamento da realidade, possibilitando ao aluno vivenciar o lazer de forma mais ampla.

III. Após a análise do texto, é possível concluir que o fator econômico é determinante até mesmo na distribuição do tempo disponível para o lazer entre as classes sociais. Mas esse fator não é suficiente para garantir que o lazer seja usufruído da melhor forma, defende o texto.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Lazer, educação e Educação Física


(Karina Polezel, 2008, adaptado)


O lazer é uma das possibilidades de educação, tanto na área da Educação Física como em todas as outras disciplinas, não sendo propriedade exclusiva de nenhuma delas.


Mas, na atual forma de organização dos saberes e práticas escolares são a Educação Física e a Educação Artística aquelas que possuem uma relação mais direta com o lazer. Dificilmente professores de outras áreas, exatas ou mesmo humanas, discutirão o assunto. Talvez o motivo seja a falta de compreensão que os próprios professores têm do tema, pois este é polêmico e apresenta uma diversidade de concepções.


O termo lazer surgiu na era industrial, a partir de 1850, na Europa, quando os trabalhadores deixam a vida no campo, onde trabalho e lazer se confundiam, e vão para as cidades, necessitando de uma atividade fora do contexto do trabalho para poder repor suas energias. Mas esse tempo era visto como problema para a burguesia, pois ele poderia se tornar um espaço de degradação social e moral dos operários, além de possibilitar a mobilização política, conforme uma perspectiva de muitos indivíduos da época. Assim, surge a necessidade de criação de uma atividade fora do âmbito do trabalho. O lazer estabelece, então, uma forte relação com o tempo de não-trabalho, correndo o risco de ser considerado apenas uma atividade de ocupar ou passar o tempo.


O lazer, atualmente, é mais que um “passatempo”, é a cultura vivenciada (praticada ou fruída) no tempo disponível com ligação no trabalho e nas obrigações da vida social, onde não se busca, pelo menos fundamentalmente, outra recompensa além da satisfação provocada pela situação. Não é apenas o tempo fora do trabalho, mas, sim fora de todas suas obrigações sociais, familiares e religiosas. Podemos, então, concluir que o lazer é o tempo disponível pode constituir a possibilidade de viver experiências que o ser humano cria e recria historicamente, as quais são permeadas de sentidos, significados e símbolos. 


Outro problema circunda o lazer: a classe econômica. O fator econômico influencia de maneira considerável o acesso ao lazer. O fator econômico é determinante até mesmo na distribuição do tempo disponível entre as classes sociais. Mas esse fator não é suficiente para garantir que o lazer seja usufruído da melhor forma.


É nesse momento que a educação pode contribuir, tentando minimizar as barreiras existentes para a vivência do lazer. A educação para o lazer pode ser uma ação construída na escola, baseada na valorização e criação cultural e na construção de atitudes que enfatizem as subjetividades, as relações humanas e o questionamento da realidade, possibilitando ao aluno vivenciar o lazer de forma mais ampla.


As práticas do lazer levam o sujeito à liberdade, ao prazer, à satisfação, à alegria, à aprendizagem e que favorecem seu desenvolvimento integral.


(Fonte: https://bit.ly/35W8YHG).

Leia o texto 'Lazer, educação e Educação Física' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:


I. O texto procura deixar claro para o leitor que dificilmente professores de outras áreas, exatas ou mesmo humanas, discutirão o assunto do lazer. Talvez o motivo seja a falta de compreensão que os próprios professores têm do tema, afirma o texto, pois este é um assunto polêmico e apresenta uma diversidade de concepções.

II. O lazer é uma das possibilidades de educação tanto na área da Educação Física como em todas as outras disciplinas, não sendo propriedade exclusiva de nenhuma delas, conforme se pode inferir a partir dos dados do texto.

III. As informações presentes no texto permitem inferir que, na atual forma de organização dos saberes e práticas escolares, são a Educação Física e a Educação Artística aquelas que possuem uma relação mais direta com o lazer.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Lazer, educação e Educação Física


(Karina Polezel, 2008, adaptado)


O lazer é uma das possibilidades de educação, tanto na área da Educação Física como em todas as outras disciplinas, não sendo propriedade exclusiva de nenhuma delas.


Mas, na atual forma de organização dos saberes e práticas escolares são a Educação Física e a Educação Artística aquelas que possuem uma relação mais direta com o lazer. Dificilmente professores de outras áreas, exatas ou mesmo humanas, discutirão o assunto. Talvez o motivo seja a falta de compreensão que os próprios professores têm do tema, pois este é polêmico e apresenta uma diversidade de concepções.


O termo lazer surgiu na era industrial, a partir de 1850, na Europa, quando os trabalhadores deixam a vida no campo, onde trabalho e lazer se confundiam, e vão para as cidades, necessitando de uma atividade fora do contexto do trabalho para poder repor suas energias. Mas esse tempo era visto como problema para a burguesia, pois ele poderia se tornar um espaço de degradação social e moral dos operários, além de possibilitar a mobilização política, conforme uma perspectiva de muitos indivíduos da época. Assim, surge a necessidade de criação de uma atividade fora do âmbito do trabalho. O lazer estabelece, então, uma forte relação com o tempo de não-trabalho, correndo o risco de ser considerado apenas uma atividade de ocupar ou passar o tempo.


O lazer, atualmente, é mais que um “passatempo”, é a cultura vivenciada (praticada ou fruída) no tempo disponível com ligação no trabalho e nas obrigações da vida social, onde não se busca, pelo menos fundamentalmente, outra recompensa além da satisfação provocada pela situação. Não é apenas o tempo fora do trabalho, mas, sim fora de todas suas obrigações sociais, familiares e religiosas. Podemos, então, concluir que o lazer é o tempo disponível pode constituir a possibilidade de viver experiências que o ser humano cria e recria historicamente, as quais são permeadas de sentidos, significados e símbolos. 


Outro problema circunda o lazer: a classe econômica. O fator econômico influencia de maneira considerável o acesso ao lazer. O fator econômico é determinante até mesmo na distribuição do tempo disponível entre as classes sociais. Mas esse fator não é suficiente para garantir que o lazer seja usufruído da melhor forma.


É nesse momento que a educação pode contribuir, tentando minimizar as barreiras existentes para a vivência do lazer. A educação para o lazer pode ser uma ação construída na escola, baseada na valorização e criação cultural e na construção de atitudes que enfatizem as subjetividades, as relações humanas e o questionamento da realidade, possibilitando ao aluno vivenciar o lazer de forma mais ampla.


As práticas do lazer levam o sujeito à liberdade, ao prazer, à satisfação, à alegria, à aprendizagem e que favorecem seu desenvolvimento integral.


(Fonte: https://bit.ly/35W8YHG).

Leia o texto 'Lazer, educação e Educação Física' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:


I. De acordo com as informações do texto, pode-se inferir que a classe econômica pode impedir o acesso ao lazer, pois o fator econômico influencia de maneira considerável o seu acesso. Ou seja, de acordo com o texto, quando maior o poder econômico de um sujeito, menor o seu acesso ao lazer.

II. Após a análise do texto, é possível inferir que o lazer é o tempo disponível pode constituir a possibilidade de viver experiências que o ser humano cria e recria historicamente, as quais são permeadas de sentidos, significados e símbolos.

III. Uma das ideias presentes no texto é a de que o lazer, atualmente, é a cultura vivenciada (praticada ou fruída) no tempo disponível com ligação no trabalho e nas obrigações da vida social, onde não se busca, pelo menos fundamentalmente, outra recompensa além da satisfação provocada pela situação.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Habilidade motora


Disponível em: https://bit.ly/33825Bf (adaptado).


A aquisição de uma determinada habilidade motora e o seu refinamento são ações específicas e relacionadas ao contexto no qual esses processos ocorrem. Esse contexto, por sua vez, é composto por fatores que influenciam no comportamento motor do aprendiz, de modo a definir uma resposta de acordo com as informações detectadas no meio e utilizadas na execução da ação. Assim, é correto afirmar que os estágios do processo de aprendizagem motora dizem respeito à aquisição e ao controle da coordenação motora. 


No primeiro estágio do processo de aprendizagem motora, o aprendiz adquire o padrão de coordenação. Assim, a aprendizagem motora primeiramente consiste na aquisição de características topológicas apropriadas do corpo e dos membros. A prática leva a uma escala refinada de movimentos relativos, com escala ótima, refletindo em uma performance habilidosa do indivíduo. Para isso, inicialmente, o congelamento de parte dos graus de liberdade restringe as possibilidades de movimentação. 


À medida que começa a dominar a tarefa, o aprendiz vai ganhando gradualmente mais liberdade, de forma que consiga agir com maior flexibilidade, de acordo com as demandas ambientais. Somente quando adquire autonomia na realização da ação, o aprendiz apresenta movimentos com mais facilidade, podendo ter maior quantidade de articulações envolvidas no movimento desejado. O padrão de eventos neuromusculares e mecânicos, que caracterizam uma tarefa desempenhada habilidosamente por um sistema com muitos graus de liberdade, é o que define a coordenação motora. 


Os graus de liberdade motora podem estar relacionados com a liberdade de escolha de uma direção de movimento entre uma variedade de caminhos disponíveis. Assim, quanto maior o número de graus de liberdade disponíveis, maior a necessidade de coordenação para o controle da ação. Entretanto, a preocupação central no início da aprendizagem motora de qualquer habilidade é o domínio da estrutura global da ação.


A estrutura global da ação refere-se ao padrão geral de coordenação motora, com uma correta organização entre os movimentos dos segmentos corporais envolvidos. Sendo assim, à medida que o aprendiz vai alcançando a proficiência, a partir da coordenação dos movimentos, ele vai também adquirindo maior controle das ações de maneira eficiente, com menor gasto de energia, demonstrando autonomia no controle eficaz do próprio corpo. 


A coordenação eficiente dos segmentos corporais envolvidos na realização de uma tarefa reflete a capacidade de controle e utilização dos graus de liberdade. Esse progresso, em nível de proficiência da tarefa, implica um avanço nos estágios de desenvolvimento e aprendizagem motora. 

Leia o texto 'Habilidade motora' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:


I. As informações presentes no texto permitem concluir que a coordenação motora é definida por um padrão de eventos neuromusculares e mecânicos, que caracterizam uma tarefa desempenhada habilidosamente por um sistema com muitos graus de liberdade.

II. As informações presentes no texto permitem inferir que a prática de um movimento leva a uma escala refinada de movimentos repelidos, com escala reduzida em eficiência, refletindo em uma performance habilidosa do indivíduo.

III. A aquisição de uma determinada habilidade motora e o seu refinamento são inespecíficos e relacionados à ascendência genética dominante e materna do indivíduo, conforme pode ser percebido a partir da leitura cuidadosa das informações do texto.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Habilidade motora


Disponível em: https://bit.ly/33825Bf (adaptado).


A aquisição de uma determinada habilidade motora e o seu refinamento são ações específicas e relacionadas ao contexto no qual esses processos ocorrem. Esse contexto, por sua vez, é composto por fatores que influenciam no comportamento motor do aprendiz, de modo a definir uma resposta de acordo com as informações detectadas no meio e utilizadas na execução da ação. Assim, é correto afirmar que os estágios do processo de aprendizagem motora dizem respeito à aquisição e ao controle da coordenação motora. 


No primeiro estágio do processo de aprendizagem motora, o aprendiz adquire o padrão de coordenação. Assim, a aprendizagem motora primeiramente consiste na aquisição de características topológicas apropriadas do corpo e dos membros. A prática leva a uma escala refinada de movimentos relativos, com escala ótima, refletindo em uma performance habilidosa do indivíduo. Para isso, inicialmente, o congelamento de parte dos graus de liberdade restringe as possibilidades de movimentação. 


À medida que começa a dominar a tarefa, o aprendiz vai ganhando gradualmente mais liberdade, de forma que consiga agir com maior flexibilidade, de acordo com as demandas ambientais. Somente quando adquire autonomia na realização da ação, o aprendiz apresenta movimentos com mais facilidade, podendo ter maior quantidade de articulações envolvidas no movimento desejado. O padrão de eventos neuromusculares e mecânicos, que caracterizam uma tarefa desempenhada habilidosamente por um sistema com muitos graus de liberdade, é o que define a coordenação motora. 


Os graus de liberdade motora podem estar relacionados com a liberdade de escolha de uma direção de movimento entre uma variedade de caminhos disponíveis. Assim, quanto maior o número de graus de liberdade disponíveis, maior a necessidade de coordenação para o controle da ação. Entretanto, a preocupação central no início da aprendizagem motora de qualquer habilidade é o domínio da estrutura global da ação.


A estrutura global da ação refere-se ao padrão geral de coordenação motora, com uma correta organização entre os movimentos dos segmentos corporais envolvidos. Sendo assim, à medida que o aprendiz vai alcançando a proficiência, a partir da coordenação dos movimentos, ele vai também adquirindo maior controle das ações de maneira eficiente, com menor gasto de energia, demonstrando autonomia no controle eficaz do próprio corpo. 


A coordenação eficiente dos segmentos corporais envolvidos na realização de uma tarefa reflete a capacidade de controle e utilização dos graus de liberdade. Esse progresso, em nível de proficiência da tarefa, implica um avanço nos estágios de desenvolvimento e aprendizagem motora. 

Leia o texto 'Habilidade motora' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:


I. A coordenação eficiente dos segmentos corporais envolvidos na realização de uma tarefa reflete a capacidade de controle e utilização dos graus de liberdade, como se pode perceber a partir da análise dos dados e informações do texto.

II. De acordo com as informações do texto, pode-se inferir que, apenas quando se adquire autonomia na realização de uma ação, o aprendiz apresenta movimentos com mais facilidade, podendo ter maior quantidade de articulações envolvidas no movimento desejado.

III. A estrutura global da ação motora refere-se ao padrão geral de coordenação fina do indivíduo, desvinculada da organização entre os movimentos dos segmentos corporais envolvidos e condicionada à disponibilidade de micronutrientes da formação genética do indivíduo, como se pode concluir a partir da análise das informações do texto.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Habilidade motora


Disponível em: https://bit.ly/33825Bf (adaptado).


A aquisição de uma determinada habilidade motora e o seu refinamento são ações específicas e relacionadas ao contexto no qual esses processos ocorrem. Esse contexto, por sua vez, é composto por fatores que influenciam no comportamento motor do aprendiz, de modo a definir uma resposta de acordo com as informações detectadas no meio e utilizadas na execução da ação. Assim, é correto afirmar que os estágios do processo de aprendizagem motora dizem respeito à aquisição e ao controle da coordenação motora. 


No primeiro estágio do processo de aprendizagem motora, o aprendiz adquire o padrão de coordenação. Assim, a aprendizagem motora primeiramente consiste na aquisição de características topológicas apropriadas do corpo e dos membros. A prática leva a uma escala refinada de movimentos relativos, com escala ótima, refletindo em uma performance habilidosa do indivíduo. Para isso, inicialmente, o congelamento de parte dos graus de liberdade restringe as possibilidades de movimentação. 


À medida que começa a dominar a tarefa, o aprendiz vai ganhando gradualmente mais liberdade, de forma que consiga agir com maior flexibilidade, de acordo com as demandas ambientais. Somente quando adquire autonomia na realização da ação, o aprendiz apresenta movimentos com mais facilidade, podendo ter maior quantidade de articulações envolvidas no movimento desejado. O padrão de eventos neuromusculares e mecânicos, que caracterizam uma tarefa desempenhada habilidosamente por um sistema com muitos graus de liberdade, é o que define a coordenação motora. 


Os graus de liberdade motora podem estar relacionados com a liberdade de escolha de uma direção de movimento entre uma variedade de caminhos disponíveis. Assim, quanto maior o número de graus de liberdade disponíveis, maior a necessidade de coordenação para o controle da ação. Entretanto, a preocupação central no início da aprendizagem motora de qualquer habilidade é o domínio da estrutura global da ação.


A estrutura global da ação refere-se ao padrão geral de coordenação motora, com uma correta organização entre os movimentos dos segmentos corporais envolvidos. Sendo assim, à medida que o aprendiz vai alcançando a proficiência, a partir da coordenação dos movimentos, ele vai também adquirindo maior controle das ações de maneira eficiente, com menor gasto de energia, demonstrando autonomia no controle eficaz do próprio corpo. 


A coordenação eficiente dos segmentos corporais envolvidos na realização de uma tarefa reflete a capacidade de controle e utilização dos graus de liberdade. Esse progresso, em nível de proficiência da tarefa, implica um avanço nos estágios de desenvolvimento e aprendizagem motora. 

Leia o texto 'Habilidade motora' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:


I. Os graus de liberdade motora podem estar relacionados com a liberdade de escolha de uma direção de movimento entre uma variedade de caminhos disponíveis, como se pode concluir a partir da leitura cuidadosa das informações do texto.

II. De acordo com as informações do texto, pode-se concluir que, à medida que começa a dominar a tarefa, o aprendiz vai ganhando gradualmente mais liberdade, de forma que consiga agir com maior flexibilidade de acordo com as demandas ambientais.

III. À medida que o aprendiz vai alcançando a proficiência, a partir da coordenação dos movimentos, ele vai também adquirindo maior controle das ações de maneira eficiente, com menor gasto de energia, demonstrando autonomia no controle eficaz do próprio corpo, conforme se pode inferir a partir dos dados do texto.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Analise as afirmativas a seguir:


I. A caixa torácica desempenha um papel importante na mecânica respiratória e na proteção dos órgãos internos torácicos. A parte superior da caixa torácica apresenta uma abertura, delimitada lateralmente pelo primeiro par de costelas, posteriormente pelo osso esterno e anteriormente pelas margens superiores da primeira vértebra torácica. A parte inferior da caixa torácica é delimitada lateralmente pelos 11º e 12º pares de costelas, pelas cartilagens costais unidas dos pares da sétima até a décima costela, anteriormente pelo processo xifoide e posteriormente pela décima segunda vértebra torácica.

II. As costelas são ossos alongados e arqueados, em doze pares. Posteriormente, elas se articulam com as vértebras torácicas e, anteriormente, com o osso esterno (apenas as costelas verdadeiras se articulam com este osso) ou com as cartilagens das costelas suprajacentes (os três pares de costelas falsas). Existem dois pares livres que apenas se articulam posteriormente com as vértebras.

III. As vértebras são peças ósseas irregulares que unidas formam a coluna vertebral. Em anatomia convencionou-se que a referência das vértebras é feita por abreviação, por exemplo, colocando-se uma abreviação para designar a região da coluna (C para cervical, T para tegumentar, L para lombar, S para sacral e Co para coccígea) e o número da vértebra em algarismos romanos. As vértebras são em número de 23 e estão distribuídas nas regiões da coluna.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Analise as afirmativas a seguir:


I. O futsal é um esporte que pode ser amplamente explorado pelo educador na Educação Física escolar. Nesse contexto, o futsal possibilita à criança desenvolver-se emocionalmente, aprendendo o respeito às regras desse esporte, às normas de convivência interpessoal, de respeito ao próximo e às situações de perda e ganho do jogo.

II. No ambiente escolar, o atletismo compreende atividades bastante diversificadas, como as corridas de velocidade, de resistência, com obstáculos e de revezamento, o nado sincronizado e os jogos em equipe. O atletismo, nesse contexto, é visto como um conjunto de habilidades específicas que contribuem para o desenvolvimento de um correto caminhar, correr, saltar, lançar e arremessar.

III. Estimular e encorajar os educandos a descobrir novos espaços e formas, a superar as suas limitações e condições e a enfrentar novos desafios em relação aos aspectos afetivos, motores, sociais e cognitivos, são algumas das possibilidades que podem ser desenvolvidas através da dança na Educação Física escolar.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Provas e Concursos

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