Questões de Educação Física do ano 2020

Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Analise as afirmativas abaixo e identifique as corretas:
I- A saúde é um conceito abstrato. II- A saúde é um protagonista biológico. III- A saúde é um componente mais social do que individual.
É correto o que se afirma em:

    A) I, apenas.

    B) II, apenas.

    C) I e II, apenas.

    D) III, apenas.

    E) I, II e III.

A relação entre ciência e corpo não é nova, considerando que há mais de quatrocentos anos o corpo do homem vem sendo progressivamente desvelado (MOREIRA; SIMÕES, 2016). Ao encontro dessa temática, analise as afirmativas abaixo e, diante de cada uma, escreva V, se for verdadeira, para verdadeiras, e F, para falsas:
( ) A corporeidade, necessariamente, está vinculada às questões de ordem social, política, cultural e econômica. ( ) A corporeidade pode ser analisada apenas na perspectiva histórico-individual. ( ) A corporeidade pode ser aferrada, em exclusivo, aos padrões das ciências experimentais.
Assinale a alternativa com a sequência correta:

    A) F – V – V.

    B) V – V – F.

    C) V – F – F.

    D) F – F – V.

    E) F – V – F.

Segundo Gallahue (2001), o desenvolvimento motor da espécie humana possui fases de maturação em conformidade com as faixas etárias. Pâmela e Marco, alunos de 07 (sete anos), estão, portanto, na fase:

    A) Reflexiva.

    B) Rudimentar.

    C) Especializada.

    D) Operatória formal.

    E) Fundamental.

“O movimento é a base da dança, assim, o fenômeno corporal que a música traz, por meio do ritmo, poderá se traduzir na __________________ de cada aluno, para que seja atingido o objetivo principal que é mover o aluno durante as aulas de maneira mais coordenada” (VERDERI, 2009).
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna dessa citação:

    A) expressão corporal

    B) liberdade de movimento

    C) experiência transcendente

    D) percepção do corpo

    E) experiências de recriação

Numa aula de Educação Física, entendida a partir da complexidade das relações humanas, trabalha-se com a/o:

    A) Ação física essencialmente serial.

    B) Plano biofísico essencialmente subjetivo.

    C) Ação muscular essencialmente potencializadora.

    D) Ação motora essencialmente própria.

    E) Mediação cultural essencialmente simbólica.

Nesta abordagem, seu principal colaborador – João Batista Freire – acredita que o corpo e a mente precisam ser entendidos como elementos que compõem um único organismo. Isso posto, analise as alternativas abaixo e identifique a correta quanto à abordagem descrita:

    A) Psicomotora.

    B) Construtivista/Interacionista.

    C) Crítico-emancipatória.

    D) Desenvolvimentista.

    E) Sistêmica.

Nesta perspectiva, conforme Rottmann e Ratto (2018), o esporte é uma ferramenta pedagógica, sendo que sua finalidade não aponta para que, ao final da aula, o aluno aprenda o esporte propriamente dito, mas que, por meio deste, consiga fazer reflexões críticas sobre o meio no qual está inserido, conseguindo ser capaz de construir reflexões e conquistando sua emancipação. Isso posto, analise as alternativas abaixo e identifique a correta quanto à abordagem descrita:

    A) Sistêmica.

    B) Crítico-emancipatória.

    C) Desenvolvimentista.

    D) Construtivista/Interacionista.

    E) Psicomotora.

Esta abordagem, de acordo com Rottmann e Ratto (2018), coloca o movimento humano como centro das preocupações. Assim, o movimento é interpretado na dinâmica da interação do ser humano com o meio ambiente, bem como dentro do ciclo de vida de uma pessoa, como um elemento que contribui para uma crescente ordem no sistema. Isso posto, analise as alternativas abaixo e identifique a correta quanto à abordagem descrita:

    A) Construtivista/Interacionista.

    B) Sistêmica.

    C) Desenvolvimentista.

    D) Psicomotora.

    E) Crítico-emancipatória.

Analise as alternativas abaixo e identifique a correta:

    A) A indisfarçável colonização do currículo da Educação Física é combatida pela seleção do tema cultural no currículo pós-crítico, que prescinde, também, da justiça curricular.

    B) O currículo cultural da Educação Física adota a concepção nietzschiana de vivência, pois evidencia que currículo cultural é pensado como método.

    C) A perspectiva cultural da Educação Física frisa a separabilidade das dimensões político-epistemológica e político-pedagógica.

    D) O fazer cotidiano em cada escola reforça o aspecto metamórfico do currículo cultural e a austeridade que o caracteriza.

    E) As teorias pós-críticas do currículo organizam-se a partir do currículo cultural da Educação Física.

A definição do sistema de disputa de um evento esportivo deve levar em consideração as características da modalidade esportiva, a qualidade técnica dos competidores, a quantidade de participantes, os objetivos da competição, a disponibilidade de tempo, os locais para realização das competições, os recursos materiais, os recursos humanos e os recursos financeiros.


Num campeonato de peteca, por exemplo, com quatro duplas inscritas, o sistema de disputa escolhido pela organização do evento foi o classificatório, com rodízio duplo (turno e returno) para obtenção do campeão.


Pode-se afirmar que, nesse sistema,

    A) doze jogos serão realizados e cada dupla disputará seis partidas.

    B) dez jogos serão realizados e cada dupla disputará cinco partidas.

    C) oito jogos serão realizados e cada dupla disputará quatro partidas.

    D) seis jogos serão realizados e cada dupla disputará três partidas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...