Questões de Educação Física do ano 2020

Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O basquete foi trazido para o Brasil em 1896 por um milionário norte-americano chamado Auguste F. Shaw, e foi praticado pela primeira vez na Associação Cristã de Moços, no Rio de Janeiro. Com o passar do tempo, houve um aumento do número de adeptos e da cobrança por uma estrutura mais profissional surgindo, assim, as ligas regionais.


Com relação às regras atuais do basquete, assinale a alternativa incorreta.

    A) O jogo consiste de quatro períodos de dez minutos cada, com intervalos de jogo de dois minutos entre o primeiro e segundo período (primeira metade), entre o terceiro e quarto período (segunda metade) e antes de cada período extra. Há, no meio tempo da partida, um intervalo de jogo de 15 minutos.

    B) O primeiro e terceiro períodos de jogo iniciam quando a bola deixa a(s) mão(s) do árbitro principal no lançamento da bola ao alto. Os outros períodos começam com reposição lateral a favor da equipe que realizou a última cesta no período anterior. O jogo não pode iniciar se uma das equipes não estiver na quadra de jogo com cinco jogadores prontos para jogar.

    C) Um jogador não poderá correr com a bola, deliberadamente chutá-la ou bloqueá-la com qualquer parte das pernas ou golpeá-la com o punho. Entretanto, ter contato ou tocar a bola com qualquer parte da perna, acidentalmente, não é uma violação das regras.

    D) Uma cesta é feita quando uma bola viva entra na cesta por cima e permanece ou atravessa através da cesta inteiramente. Considera-se que a bola entrou na cesta quando uma mínima parte da bola está dentro da cesta e abaixo do nível do aro.

O voleibol é jogado por duas equipes de seis jogadores cada, orientadas por técnicos e composta por 12 jogadores em cada equipe. A quadra mede 18 metros de comprimento por 9 metros de largura, é dividida por uma rede de 9,50 metros de comprimento com largura de 1 metro e é suspensa a 2,43 metros para os jogos masculinos e 2,24 metros para os jogos femininos juvenis e adultos.


No voleibol, o tie break é

    A) o ponto que pode definir o jogo.

    B) o ponto que pode fechar o set.

    C) o mesmo que set de desempate, disputado quando cada uma das equipes vence dois sets.

    D) a sequência de jogadas que começa no saque e termina no momento em que a bola estiver fora de jogo.

O futsal é o nome internacional usado para o esporte conhecido como futebol de salão. A modalidade tem passado por transformações em suas regras, a fim de tornar-se cada vez mais dinâmica e atraente para o público e os meios de comunicação.


Com relação ao jogo, existe uma divisão em relação às posições dos jogadores e às suas características principais. O pivô, por exemplo,

    A) pode denominar-se direito ou esquerdo, segundo a posição que ocupa na quadra. A lateralidade dos jogadores determina a existência de um lado dominante e outro fraco. Deve apresentar bom preparo físico, boa condução de bola e saber explorar espaços vazios.

    B) é o jogador geralmente mais recuado, à exceção do arqueiro, predominando a função de defesa sobre a de atacante finalizador. Deve apresentar senso de distribuição de jogo, ser bom passador e coordenador das jogadas.

    C) é responsável por realizar o balanço defensivo e assumir a função de primeiro elemento da estratégia ofensiva, em especial no lançamento de rápidos contra-ataques. Deve possuir boa colocação, agilidade, ousadia, flexibilidade, atenção e precisão nos lançamentos com as mãos.

    D) é um jogador que se caracteriza pela sua posição mais avançada e que, muitas vezes, joga de costas para a baliza. Predomina no jogo ofensivo e, sobretudo, finalizador. Deve ser forte no jogo 1 x 1 e / ou saber distribuir as jogadas, podendo também realizar ações de finalização.

A palavra periodização deriva de período, uma porção ou divisão do tempo em pequenos segmentos, a fim de propiciar o desempenho máximo nas principais competições. É um processo de estruturação das fases de treinamento para atingir níveis máximos de condicionamento em capacidades biomotoras gerais e específicas. Analise as afirmativas a seguir relativas à periodização.


I. A organização e a estruturação do treinamento esportivo são fundamentais na planificação, tanto no início de um ciclo de trabalho, como no processo de formação da criança, do jovem e do atleta.


II. O mesociclo é a menor estrutura do treinamento. Um mesociclo de sete dias, por exemplo, pode ser composto de duas sessões diárias de treinamento, totalizando um mesociclo de 14 sessões. As sessões devem estar relacionadas ao processo integral, buscando a relação ótima entre estímulo e recuperação.


III. O macrociclo é a estrutura dos grandes ciclos de treinamento, e pode ser semestral, anual ou plurianual. Esses grandes ciclos podem ser divididos em períodos chamados de preparatório, competitivo e de transição, os quais são claramente diferenciados por seus conteúdos e objetivos.


Estão corretas as afirmativas

    A) I e II, apenas.

    B) I e III, apenas.

    C) II e III, apenas.

    D) I, II e III.

A resistência é caracterizada como a capacidade de se resistir à fadiga nos esforços de longa duração e de intensidade moderada. A resistência deve possibilitar ao atleta ser capaz de suportar uma intensidade de carga durante o maior tempo possível, aumentar a sua capacidade de suportar as cargas de treinamento e de competição, tanto em volume como em intensidade, acelerar a sua recuperação entre as fases do esforço e estabilizar a sua técnica.


No que se refere ao tempo de esforço, a resistência de média duração de 15 a 90 segundos apresenta predominância do sistema

    A) energético de ATP e ATP-CP.

    B) da glicólise anaeróbia.

    C) aeróbio com a degradação do glicogênio.

    D) aeróbio e com a degradação das gorduras.

Em busca de um corpo bonito e saudável, milhares de pessoas lotam diariamente as academias. Um dos maiores objetivos desses praticantes de exercícios físicos é a hipertrofia muscular, ou seja, o aumento dos músculos corporais. A musculação e uma dieta nutricionalmente adequada são essenciais para o desenvolvimento muscular.


Com relação à influência da alimentação na hipertrofia muscular, assinale a alternativa correta.

    A) As vitaminas e os minerais participam dos processos ligados ao metabolismo, ao crescimento, à contração e à reparação muscular e contribuem para a defesa antioxidante, o ritmo cardíaco, o transporte de oxigênio, a saúde dos ossos, a resposta imune, a condução dos impulsos nervosos, entre outras funções.

    B) As proteínas são fundamentais no ganho dos músculos, pois funcionam como fonte de energia e poupam a utilização das reservas de carboidratos como combustível energético. As principais fontes proteicas para atletas são: aveia, feijão, batata-doce, batata-inglesa, frutas, pães e massas integrais e arroz branco e integral.

    C) O lipídio é o principal macronutriente relacionado ao ganho muscular, por apresentar funções energéticas, enzimáticas e estruturais, sendo precursor de hormônios e auxiliar no aumento da imunidade.

    D) Carboidratos são aminoácidos que devem fazer parte da alimentação de quem busca um físico perfeito. Funcionam como fonte de energia, sem o pico glicêmico das proteínas, e participam da formação de hormônios – inclusive dos anabólicos, que aumentam a massa muscular.

A integração dos sistemas nervoso e hormonal serve de auxílio para que o controle neural regule o controle hormonal em respostas aos estímulos externos e internos. A ligação dos hormônios aos receptores depende totalmente dos níveis de concentração hormonal no sangue, da quantidade de receptores e da sensibilidade dos receptores ao hormônio, que atuam como reguladores fisiológicos responsáveis pela aceleração ou diminuição da velocidade das reações e das funções biológicas que acontecem e que são fundamentais para o funcionamento do corpo durante o exercício.


Com o aumento do exercício moderado a intenso, o hormônio adrenalina

    A) estimula a taxa metabólica, regula o crescimento e a atividade das células, reduz a concentração plasmática de cálcio e promove a retenção de sódio pelos rins.

    B) promove o transporte dos carboidratos (CHO), aminoácidos e ácidos graxos para dentro das células e reduz a glicose sanguínea.

    C) facilita a atividade simpática, eleva o débito cardíaco, regula os vasos sanguíneos e aumenta o catabolismo do glicogênio e a liberação de ácidos graxos.

    D) acelera o metabolismo da glicose, das gorduras e das proteínas e regula o crescimento corporal e o desenvolvimento de características relacionadas à fertilidade.

Aproximadamente um quinto do peso total de um indivíduo saudável é composto por seus ossos. O esqueleto é um conjunto de ossos e cartilagens ligados entre si para formar o arcabouço do corpo e desempenhar várias funções.


Analise as afirmativas a seguir, relativas às funções do esqueleto humano.


I. Sustentação e conformidade: fornece uma base estrutural para o corpo, sustenta os tecidos moles e forma pontos fixos para tendões de diversos músculos esqueléticos; Proteção: protege órgãos nobres (encéfalo, coração e pulmões) contra traumatismos externos.


II. Participação na alavancagem (movimentação): juntamente com os músculos esqueléticos desloca o corpo ou parte dele; Hematopoiese: produz células sanguíneas por meio da medula óssea vermelha.


III. Homeostasia mineral: armazena vários tipos de minerais, principalmente cálcio e fósforo; Armazenamento de energia: armazena lipídios na medula óssea amarela ou flava.



Apresentam definições corretas as afirmativas

    A) e II, apenas.

    B) I e III, apenas.

    C) II e III, apenas.

    D) I, II e III.

O peso corporal tem dois componentes: peso de gordura e peso de massa magra (músculos, ossos, água). Em termos de saúde, não é a quantidade total de peso que importa, mas a proporção entre gordura, músculos e ossos. A porcentagem de gordura avalia a composição corporal de uma pessoa.


Para os homens, os níveis de gordura considerados adequados / saudáveis quando a porcentagem de gordura estiver

    A) abaixo de 50%, e os homens são considerados obesos quando essa porcentagem estiver acima de 70%. Para as mulheres, um nível de gordura abaixo de 60% é considerado adequados / saudáveis, e acima de 80% é considerado obesidade.

    B) abaixo de 30%, e os homens são considerados obesos quando essa porcentagem estiver acima de 50%. Para as mulheres, um nível de gordura abaixo de 35% é considerado adequados / saudáveis, e acima de 55% é considerado obesidade.

    C) abaixo de 15%, e os homens são considerados obesos quando essa porcentagem estiver acima de 25%. Para as mulheres, um nível de gordura abaixo de 20% é considerado adequados / saudáveis, e acima de 33% é considerado obesidade.

    D) abaixo de 7%, e os homens são considerados obesos quando essa porcentagem estiver acima de 12%. Para as mulheres, um nível de gordura abaixo de 8% é considerado adequados / saudáveis, e acima de 14% é considerado obesidade.

A Educação Física oferece uma série de possibilidades para enriquecer a experiência das crianças, jovens e adultos na Educação Básica. Ela permite o acesso a um vasto universo cultural que compreende saberes corporais, experiências estéticas, emotivas, lúdicas e agonistas, que se inscrevem, mas não se restringem à racionalidade típica dos saberes científicos que, comumente, orienta as práticas pedagógicas na escola. Para além da vivência, a experiência efetiva das práticas corporais oportuniza aos alunos participar, de forma autônoma, em contextos de lazer e saúde.
Considerando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é correto afirmar que a unidade temática Brincadeiras e Jogos

    A) explora aquelas atividades voluntárias exercidas dentro de determinados limites de tempo e espaço, caracterizadas pela criação e alteração de regras, pela obediência de cada participante ao que foi combinado coletivamente, bem como pela apreciação do ato de brincar em si.

    B) focaliza práticas corporais que têm como elemento organizador a exploração das possibilidades acrobáticas e expressivas do corpo, a interação social, o compartilhamento do aprendizado e a competitividade saudável, caracterizando pela exercitação corporal orientada à melhoria do rendimento, à aquisição e à manutenção da condição física individual ou à modificação da composição corporal.

    C) reúne disputas corporais nas quais os participantes empregam técnicas, táticas e estratégias específicas para vencer as partidas ou as disputas, desequilibrando, atingindo ou excluindo o oponente de um determinado espaço, combinando ações de ataque e defesa dirigidas ao corpo do adversário. Todos os jogos e brincadeiras fazem parte de um contexto cultural e regional.

    D) agrega tanto as manifestações mais formais dessa prática quanto as derivadas delas, sendo uma das práticas mais conhecidas da contemporaneidade por sua grande presença nos meios de comunicação. Caracteriza-se por ser orientada pela comparação de um determinado desempenho entre indivíduos ou grupos (adversários), regido por um conjunto de regras formais.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...