Questões sobre Consciência Corporal, Saúde e Qualidade de Vida

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Complete a lacuna a seguir: O________________ é a capacidade de realizar trabalhos musculares de forma satisfatória. No entanto, atualmente, observa-se uma grande contribuição do conceito de saúde dentro dos paradigmas do ________________, sendo ele retratado por eficiência cardiorrespiratória, composição corporal ideal para o organismo e ótima manutenção músculo esquelético para a manutenção das atividades do ser humano.

    A) exercício físico

    B) condicionamento físico

    C) treinamento físico

    D) Nenhuma das alternativas.

Na unidade temática Práticas corporais de aventura, exploram-se expressões e formas de experimentação corporal centradas nas perícias e proezas provocadas pelas situações de imprevisibilidade que se apresentam quando o praticante interage com um ambiente desafiador. Assim como as demais práticas, elas são objeto também de diferentes classificações, conforme o critério que se utilize. Na BNCC, optou-se por diferenciá-las com base no ambiente de que necessitam para ser realizadas, sendo estes:

    A) Na natureza e urbanas.

    B) Na escola e natureza.

    C) Urbanas e escolares.

    D) Arborismo e parkour.

    E) Natureza e parkour.

Num dia quente de verão, com temperatura acima de 32°C, a professora Marina ministrava aula de Educação Física na quadra de uma escola municipal. Em determinado momento, a professora pediu para que os seus alunos e alunas parassem a atividade para beberem água. Marina tomou essa decisão, pois

    A) a superexposição que ocorre quando não se presta a devida atenção aos sinais de alerta resulta em enregelamento; nos casos extremos, ocorre dano irreversível que torna necessária a remoção cirúrgica do tecido lesionado.

    B) a atividade leve e moderada na água fria produz consumos mais altos de oxigênio e temperaturas corporais mais baixas que uma atividade idêntica em água mais quente.

    C) a transpiração excessiva resulta em aumento da perda de líquidos, assim como em redução do volume plasmático. Isso causa insuficiência circulatória nos casos extremos, e a temperatura central sobe até níveis letais.

    D) o corpo mostra extraordinária flexibilidade na escolha dos substratos energéticos oxidativos durante a exposição constante ao frio.

    E) a vasoconstrição periférica prolongada durante a exposição ao calor intenso produz temperaturas da pele e das extremidades perigosamente baixas, quando isso é agravado por grandes aumentos na perda de calor por convecção e condução.

A alimentação é um dos fatores que interfere diretamente na saúde, bem como a prática de atividades físicas, ambos requerem um equilíbrio de acordo com cada indivíduo. Para obter uma melhor qualidade de vida é necessário que o indivíduo:


I. Pratique uma alimentação saudável constituída de vitaminas, sais minerais, proteínas, fibras, vegetais, gorduras insaturadas, carboidratos e com restrição às gorduras, ao excesso de sal e de açúcar.

II. A escolha pelos alimentos remete-se diretamente com a identidade cultural do indivíduo, pela história vivida de cada grupo social com o ambiente e as influências do cotidiano.

III. Quando se fala de alimentação saudável não se remete abandonar tudo o que já se tem na cultura alimentar, mas sim adicionar ou modificar algumas escolhas mais saudáveis ao nosso cardápio.

IV. O bem estar físico, mental e emocional dos indivíduos está diretamente ligado á bons hábitos alimentares desde a antiguidade.

V. Os benefícios de uma alimentação saudável e da prática de exercícios físicos esta diretamente relacionada ao combate e a prevenção de algumas doenças como: diabetes, obesidade, hipertensão, colesterol entre outras.


Estão CORRETAS.

    A) I, II e III apenas.

    B) II, III e IV apenas.

    C) III, IV e V apenas.

    D) I, II, IV e V apenas.

    E) I, II, III, IV e V.

A Psicologia do Esporte é uma ciência, que estuda os comportamentos de pessoas envolvidas no contexto esportivo e de exercício físico. O objetivo do psicólogo do esporte é entender como os fatores psicológicos influenciam o desempenho físico e compreender como a participação nessas atividades afeta o desenvolvimento emocional, a saúde e o bem estar de uma pessoa nesse ambiente. A atuação profissional mais conhecida está relacionada aos esportes de alto rendimento.


De acordo com foco do psicólogo do esporte, são áreas de intervenção:


I. Práticas de tempo livre.

II. Esporte escolar.

III. Iniciação esportiva.

IV. Reabilitação.

V. Projetos sociais.


Estão CORRETAS:

    A) I, II e III apenas.

    B) II, III e IV apenas.

    C) III, IV e V apenas.

    D) I, II, IV e V apenas.

    E) I, II, III, IV e V.

Atletas adolescentes do sexo feminino apresentam risco maior para deficiência de ferro devido a suas maiores necessidades fisiológicas, baixo consumo energético (relacionado a esportes com controle de peso), ingestão inadequada de ferro e perdas de ferro relacionadas com a prática esportiva (hemólise por impacto). A ingestão de vitamina A, vitamina C e magnésio pode encontrar-se abaixo das recomendações em grupos de crianças que não possuam o hábito de ingerir frutas e hortaliças.
Dietas muito restritas caloricamente podem ser deficientes em:

    A) Cálcio, folato e zinco.

    B) Piridoxina, folato e zinco.

    C) Piridoxina, cálcio, folato.

    D) Piridoxina, cálcio, folato e zinco.

    E) Cálcio e zinco.

O carboidrato é um macro nutriente composto por moléculas de carbono, hidrogênio e oxigênio. Também são comumente chamados de glicídios e açúcares e temos nele a principal fonte de energia do nosso corpo que é utilizada durante o exercício, uma vez que quando ingerido e absorvido é responsável por liberar glicose, que fornece energia para as células e faz a manutenção metabólica glicêmica.
De acordo com sua composição, assinale de 1 a 5, de acordo com os parênteses:
(1) Monossacarídeos. (2) Polissacarídeos. (3) Sacarose. (4) Maltose. (5) Lactose.
( ) É o açúcar do leite. Sintetizado nas glândulas mamarias dos mamíferos.
( ) De composição menos complexa, possuem de 3 a 7 carbonos em sua estrutura. Alguns exemplos desse tipo de carboidrato são: Galactose, glicose e frutose.
( ) São exemplos desse tipo de carboidrato o extrato da cana de açúcar, da beterraba, uva e mel. Além do açúcar comum que utilizamos em casa ser exemplo dessa classe de carboidratos.
( ) São moléculas complexas formadas pela união de diversos monossacarídeos, são exemplos o amido e a celulose.
( ) Esse tipo de dissacarídeo não é encontrado naturalmente na natureza, sendo assim obtido pela indústria através da fermentação de cereais, como por exemplo, a cevada.
A sequência CORRETA é:

    A) 5 – 1 – 3 – 2 - 4.

    B) 4 – 1 – 3 – 2 - 5.

    C) 5 – 3 – 1 – 2 - 4.

    D) 5 – 1 – 2 – 3 - 4.

    E) 1 – 5 – 3 – 2 - 4.

Analise o texto abaixo e preencha as lacunas CORRETAMENTE:


A ________________ é armazenada em nosso corpo sob a forma de glicogênio muscular e __________________. Os _______________ são a matéria-prima para a produção do(a) __________________ que é a primeira e principal fonte de energia utilizada durante o exercício. Os estoques musculares e hepáticos de glicose são limitados e por isso é importante atentar para o consumo de carboidratos quando se pratica exercícios.


A sequência CORRETA é:

    A) glicose – hepático – carboidratos – glicogênio.

    B) proteína – sais minerais – lipídios – gordura.

    C) gordura – hepático – sais minerais – glicogênio.

    D) proteína – carboidratos – lipídios - glicogênio.

    E) gordura – sais minerais -carboidratos – gordura.

Sobre características da aptidão física relacionadas à saúde, identifique a alternativa INCORRETA:

    A) A composição corporal é um componente de aptidão física e pode ser entendida como a quantidade relativa de gordura corporal e de massa magra.

    B) A resistência muscular está relacionada à aptidão musculoesquelética e pode ser definida como a capacidade de levantar-se maior carga possível dentro de um determinado período de tempo.

    C) A flexibilidade compõe a aptidão músculo-articular e se refere à capacidade de amplitude em torno da articulação.

    D) Capacidade de realizar tarefas com intensidades de moderada a alta, de forma continuada e por períodos prolongados.

    E) A aptidão física é a capacidade de realizar atividades do cotidiano, realizando o máximo de esforço possível para que haja melhor adaptação ao estimulo realizado.

Sobre a Psicologia do Esporte, analise os itens a seguir:


I. A palavra “psicologia” vem do Grego antigo psyque, que significa “mente”, e logos, que significa “conhecimento ou estudo”.


II. É o campo da ciência que trabalha com as emoções, pensamentos e comportamentos que afetam atletas e praticantes de atividade física.


III. Psicologia do Esporte desenvolveu suas próprias teorias para analisar os pensamentos e comportamentos relevantes ao contexto do esporte e do exercício.


IV. Tem como objetivo melhorar o desempenho esportivo ou a qualidade da experiência da atividade física, ajudando atletas e praticantes a controlar suas emoções, seus pensamentos, sua ansiedade, agressividade, relação com companheiros de equipe, entre outros.


V. O psicólogo do esporte tem o papel de ajudar indivíduos a encontrarem o estado mental que possibilite seu melhor desempenho.


Estão CORRETAS:

    A) I, II e III apenas.

    B) II, III e IV apenas.

    C) III, IV e V apenas.

    D) I, III, IV e V apenas.

    E) I, II, III, IV e V.

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