Questões sobre Educação Física no Ambiente Escolar

Lista completa de Questões sobre Educação Física no Ambiente Escolar para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Para atender as mais diversas pessoas com deficiência, foram adaptadas inúmeras modalidades que se apresentam nos dias atuais nos grandes eventos esportivos mundiais. No caso das pessoas com deficiência visual, a adaptação da modalidade futebol se tornou possível devido, entre outros fatores, à

    A) delimitação de um espaço de jogo para cada jogador.

    B) utilização de bengala por cada jogador.

    C) proibição do contato físico.

    D) introdução de guizos na bola.

    E) eliminação do goleiro.


Internet: <https://novaescola.org.br> (com adaptações).


A partir da história da participação das mulheres nos jogos olímpicos, é correto afirmar que, na prática pedagógica cotidiana, ao ter como objetivo empoderar as alunas, o educador deve

    A) definir atividades diferenciadas por sexo, de modo que as meninas avancem mais facilmente em modalidades desinteressantes para os meninos.

    B) garantir às meninas acesso a atividades variadas, exceto aquelas que envolvam agressividade e contatos físicos rigorosos.

    C) promover condições no ambiente para que meninas expressem seus interesses e possam aprimorar seu desempenho.

    D) evitar atividades que favoreçam que meninos ridicularizem o desempenho das meninas, mantendo um espaço masculino reservado.

    E) sugerir, exclusivamente, atividades que as meninas tenham interesse e excelência, valorizando a essência e a fragilidade feminina.

Apesar de a população em geral ter entendimento sobre a importância de se movimentar para a saúde, essa tendência não se expressa em igual proporção no número de pessoas que praticam regularmente alguma atividade física. Do ponto de vista da alfabetização física, para diminuir esse paradoxo e aumentar a adesão à vida ativa, os profissionais de educação física devem, em suas intervenções,

    A) reforçar as cargas de esforço físico ao limite potencial de cada pessoa desde a primeira infância.

    B) exigir a obrigatoriedade da prática de atividades físicas desde o início da vida escolar.

    C) promover especialização esportiva precoce com referência nas modalidades de maior destaque no cenário cultural e midiático da população.

    D) eliminar, nas fases da infância e da adolescência, atividades de formação para o esporte de alto rendimento que não sejam para toda a vida.

    E) ensinar, além da competência motora, o conhecimento, a motivação e a confiança que as pessoas precisam para se movimentar durante toda a vida.

No Ensino Fundamental, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) - Componente Curricular: Educação Física, aponta o objeto de conhecimento “ginástica” a ser trabalhada com os alunos do oitavo e nono ano do Ensino Fundamental. De tal forma, ao desenvolver este objeto de conhecimento espera-se que os alunos desenvolvam a seguinte habilidade:

    A) Experimentar, fruir e recriar danças de salão, valorizando a diversidade cultural e respeitando a tradição dessas culturas.

    B) Discutir as transformações históricas dos padrões de desempenho, saúde e beleza, considerando a forma como são apresentados nos diferentes meios (científico, midiático etc.).

    C) Planejar e utilizar estratégias para se apropriar dos elementos constitutivos (ritmo, espaço, gestos) das danças de salão.

    D) Discutir estereótipos e preconceitos relativos às danças de salão e demais práticas corporais e propor alternativas para sua superação.

(…) aprender qualquer jogo esportivo coletivo não pode se resumir mais ao aprendizado de gestos técnicos estereotipados e descontextualizados de suas razões de ser. As metodologias para o ensino dos jogos esportivos coletivos devem levar em consideração todo um universo de jogos (…), pois cada um está contido ao mesmo tempo em todos os outros jogos, e estes estão, por sua vez, relativamente, circunscritos em cada um, mantendo suas idiossincrasias e contextos distintos, formando uma grande teia de conhecimentos.
Alcides José Scaglia et al. O ensino dos jogos esportivos coletivos: as competências essenciais e a lógica do jogo em meio ao processo organizacional sistêmico. In: Movimento, Porto Alegre, v. 19, n.º 4, out./dez. de 2013, p. 227-249 (com adaptações).

Considerando o texto precedente, e levando em consideração que nas últimas décadas têm ocorrido grandes avanços no ensino dos esportes coletivos, pautados numa visão filosófica sistêmica, assinale a opção em que a expressão apresentada é adequada para representar essas novas metodologias.

    A) Jogo é jogo, treino é treino.

    B) Jogar bem é adquirir hábitos padronizados.

    C) Quanto mais cedo se especializar em um jogo, melhor.

    D) Jogar para treinar em vez de treinar para jogar.

    E) Primeiro a técnica, depois a tática, por fim o jogo.

Entre as coisas de que a criança gosta está o brincar, que é um dos seus direitos. O brincar é uma ação livre, que surge a qualquer hora, iniciada e conduzida pela criança; dá prazer, não exige como condição um produto final; relaxa, envolve, ensina regras, linguagens, desenvolve habilidades e introduz a criança no mundo imaginário.
Tizuko Morchida Kishimoto. Brinquedos e brincadeiras na educação infantil. In: Anais do I Seminário Nacional Currículo em Movimento – perspectivas atuais. Belo Horizonte, nov./2010. Internet: <www.portal.mec.gov.br>.
Consoante o texto precedente, a respeito dos conceitos sobre jogo e brincadeira, em suas intervenções pedagógicas, o professor de educação física deve

    A) promover tempo e espaço livre e mediado para as crianças, com objetivo de observar e conhecer melhor o grupo com que trabalha.

    B) planejar atividades variadas, mas sempre controladas, bem estruturadas e com objetivos pautados apenas nos programas institucionais.

    C) propor sempre atividades de trabalho, eliminando por completo brincadeiras que desvirtuem esse propósito.

    D) eliminar atividades repetitivas de trabalho pedagógico, garantindo que a necessidade de brincar das crianças seja respeitada.

    E) priorizar as atividades recreativas tradicionais no tempo livre, garantindo a preservação e adaptação das crianças na cultura local.

De acordo com a BNCC, bocha, curling e golfe são descritos como esportes de:

    A) Marca.

    B) Precisão.

    C) Campo e taco.

    D) Invasão territorial.

Para a elaboração do planejamento do treinamento, o profissional de educação física deverá seguir alguns princípios científicos fundamentais, como o da individualidade biológica, o da adaptação, o da sobrecarga, o da interdependência volume-intensidade, o da especificidade, entre outros. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.

    A) Segundo o princípio da interdependência volume-intensidade, um aumento na intensidade implica aumento do volume, e vice-versa.

    B) De acordo com o princípio da individualidade biológica, o que caracteriza um indivíduo, em relação a suas especificidades, é única e exclusivamente o genótipo.

    C) Para desenvolver a aptidão física de um indivíduo, o seu organismo deve ser submetido a estímulos muito mais fortes que aqueles aos quais está normalmente acostumado, de modo a torná-lo mais apto a produzir energia ou realizar atividades em geral.

    D) Segundo o princípio da sobrecarga, após a aplicação de uma carga, inicia-se o período da supercompensação; tão logo iniciado esse período, devem-se aplicar estímulos mais fortes, para que seja elevado o limite de adaptação do indivíduo.

    E) De acordo com o princípio da especificidade, o treinamento deve ser montado sobre os requisitos específicos da performance desportiva, nos termos da qualidade física interveniente, do sistema energético preponderante, do segmento corporal e das coordenações psicomotoras utilizadas.

A relação entre ciência e corpo não é nova, considerando que há mais de quatrocentos anos o corpo do homem vem sendo progressivamente desvelado (MOREIRA; SIMÕES, 2016). Ao encontro dessa temática, analise as afirmativas abaixo e, diante de cada uma, escreva V, se for verdadeira, para verdadeiras, e F, para falsas:
( ) A corporeidade, necessariamente, está vinculada às questões de ordem social, política, cultural e econômica. ( ) A corporeidade pode ser analisada apenas na perspectiva histórico-individual. ( ) A corporeidade pode ser aferrada, em exclusivo, aos padrões das ciências experimentais.
Assinale a alternativa com a sequência correta:

    A) F – V – V.

    B) V – V – F.

    C) V – F – F.

    D) F – F – V.

    E) F – V – F.

Segundo Gallahue (2001), o desenvolvimento motor da espécie humana possui fases de maturação em conformidade com as faixas etárias. Pâmela e Marco, alunos de 07 (sete anos), estão, portanto, na fase:

    A) Reflexiva.

    B) Rudimentar.

    C) Especializada.

    D) Operatória formal.

    E) Fundamental.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...