Questões sobre Educação Física no Ambiente Escolar

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A partir da história da participação das mulheres nos jogos olímpicos, é correto afirmar que, na prática pedagógica cotidiana, ao ter como objetivo empoderar as alunas, o educador deve

    A) definir atividades diferenciadas por sexo, de modo que as meninas avancem mais facilmente em modalidades desinteressantes para os meninos.

    B) garantir às meninas acesso a atividades variadas, exceto aquelas que envolvam agressividade e contatos físicos rigorosos.

    C) promover condições no ambiente para que meninas expressem seus interesses e possam aprimorar seu desempenho.

    D) evitar atividades que favoreçam que meninos ridicularizem o desempenho das meninas, mantendo um espaço masculino reservado.

    E) sugerir, exclusivamente, atividades que as meninas tenham interesse e excelência, valorizando a essência e a fragilidade feminina.

Numa aula de Educação Física, entendida a partir da complexidade das relações humanas, trabalha-se com a/o:

    A) Ação física essencialmente serial.

    B) Plano biofísico essencialmente subjetivo.

    C) Ação muscular essencialmente potencializadora.

    D) Ação motora essencialmente própria.

    E) Mediação cultural essencialmente simbólica.

(…) aprender qualquer jogo esportivo coletivo não pode se resumir mais ao aprendizado de gestos técnicos estereotipados e descontextualizados de suas razões de ser. As metodologias para o ensino dos jogos esportivos coletivos devem levar em consideração todo um universo de jogos (…), pois cada um está contido ao mesmo tempo em todos os outros jogos, e estes estão, por sua vez, relativamente, circunscritos em cada um, mantendo suas idiossincrasias e contextos distintos, formando uma grande teia de conhecimentos.

Alcides José Scaglia et al. O ensino dos jogos esportivos coletivos: as competências essenciais e a lógica do jogo em meio ao processo organizacional sistêmico. In: Movimento, Porto Alegre, v. 19, n.º 4, out./dez. de 2013, p. 227-249 (com adaptações).

Considerando o texto precedente, e levando em consideração que nas últimas décadas têm ocorrido grandes avanços no ensino dos esportes coletivos, pautados numa visão filosófica sistêmica, assinale a opção em que a expressão apresentada é adequada para representar essas novas metodologias.

    A) Jogo é jogo, treino é treino.

    B) Jogar bem é adquirir hábitos padronizados.

    C) Quanto mais cedo se especializar em um jogo, melhor.

    D) Jogar para treinar em vez de treinar para jogar.

    E) Primeiro a técnica, depois a tática, por fim o jogo.

Nesta abordagem, seu principal colaborador – João Batista Freire – acredita que o corpo e a mente precisam ser entendidos como elementos que compõem um único organismo. Isso posto, analise as alternativas abaixo e identifique a correta quanto à abordagem descrita:

    A) Psicomotora.

    B) Construtivista/Interacionista.

    C) Crítico-emancipatória.

    D) Desenvolvimentista.

    E) Sistêmica.

Nesta perspectiva, conforme Rottmann e Ratto (2018), o esporte é uma ferramenta pedagógica, sendo que sua finalidade não aponta para que, ao final da aula, o aluno aprenda o esporte propriamente dito, mas que, por meio deste, consiga fazer reflexões críticas sobre o meio no qual está inserido, conseguindo ser capaz de construir reflexões e conquistando sua emancipação. Isso posto, analise as alternativas abaixo e identifique a correta quanto à abordagem descrita:

    A) Sistêmica.

    B) Crítico-emancipatória.

    C) Desenvolvimentista.

    D) Construtivista/Interacionista.

    E) Psicomotora.

Esta abordagem, de acordo com Rottmann e Ratto (2018), coloca o movimento humano como centro das preocupações. Assim, o movimento é interpretado na dinâmica da interação do ser humano com o meio ambiente, bem como dentro do ciclo de vida de uma pessoa, como um elemento que contribui para uma crescente ordem no sistema. Isso posto, analise as alternativas abaixo e identifique a correta quanto à abordagem descrita:

    A) Construtivista/Interacionista.

    B) Sistêmica.

    C) Desenvolvimentista.

    D) Psicomotora.

    E) Crítico-emancipatória.

Analise as alternativas abaixo e identifique a correta:

    A) A indisfarçável colonização do currículo da Educação Física é combatida pela seleção do tema cultural no currículo pós-crítico, que prescinde, também, da justiça curricular.

    B) O currículo cultural da Educação Física adota a concepção nietzschiana de vivência, pois evidencia que currículo cultural é pensado como método.

    C) A perspectiva cultural da Educação Física frisa a separabilidade das dimensões político-epistemológica e político-pedagógica.

    D) O fazer cotidiano em cada escola reforça o aspecto metamórfico do currículo cultural e a austeridade que o caracteriza.

    E) As teorias pós-críticas do currículo organizam-se a partir do currículo cultural da Educação Física.

De acordo com os PCN para Educação Física, o processo de ensino e aprendizagem em Educação Física não se restringe ao simples exercício de certas habilidades e destrezas, mas sim de:

    A) Conhecer o seu histórico, compreender minimamente regras e estratégias e saber adaptálas.

    B) Planejar, experimentar, avaliar, optar entre alternativas, coordenar ações do corpo com objetos no tempo e no espaço.

    C) Capacitar o indivíduo a refletir sobre suas possibilidades corporais e, com autonomia, exercê-las de maneira social e culturalmente significativa e adequada.

    D) Criar situações em que os automatismos sejam insuficientes para a realização dos movimentos e a atenção seja necessária para o seu aperfeiçoamento.

De acordo com os Padrões Curriculares Nacionais – PCNs, no âmbito da Educação Física, os conhecimentos construídos devem possibilitar a análise crítica dos valores sociais, tais como:

    A) Os padrões de beleza e saúde.

    B) Relações interpessoais e a sexualidade.

    C) Capacidade de julgamento de justiça.

    D) Potencialidades corporais do indivíduo.

A Educação Física oferece uma série de possibilidades para enriquecer a experiência das crianças, jovens e adultos na Educação Básica. Ela permite o acesso a um vasto universo cultural que compreende saberes corporais, experiências estéticas, emotivas, lúdicas e agonistas, que se inscrevem, mas não se restringem à racionalidade típica dos saberes científicos que, comumente, orienta as práticas pedagógicas na escola. Para além da vivência, a experiência efetiva das práticas corporais oportuniza aos alunos participar, de forma autônoma, em contextos de lazer e saúde.
Considerando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é correto afirmar que a unidade temática Brincadeiras e Jogos

    A) explora aquelas atividades voluntárias exercidas dentro de determinados limites de tempo e espaço, caracterizadas pela criação e alteração de regras, pela obediência de cada participante ao que foi combinado coletivamente, bem como pela apreciação do ato de brincar em si.

    B) focaliza práticas corporais que têm como elemento organizador a exploração das possibilidades acrobáticas e expressivas do corpo, a interação social, o compartilhamento do aprendizado e a competitividade saudável, caracterizando pela exercitação corporal orientada à melhoria do rendimento, à aquisição e à manutenção da condição física individual ou à modificação da composição corporal.

    C) reúne disputas corporais nas quais os participantes empregam técnicas, táticas e estratégias específicas para vencer as partidas ou as disputas, desequilibrando, atingindo ou excluindo o oponente de um determinado espaço, combinando ações de ataque e defesa dirigidas ao corpo do adversário. Todos os jogos e brincadeiras fazem parte de um contexto cultural e regional.

    D) agrega tanto as manifestações mais formais dessa prática quanto as derivadas delas, sendo uma das práticas mais conhecidas da contemporaneidade por sua grande presença nos meios de comunicação. Caracteriza-se por ser orientada pela comparação de um determinado desempenho entre indivíduos ou grupos (adversários), regido por um conjunto de regras formais.

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