Questões sobre Educação Física no Ambiente Escolar

Lista completa de Questões sobre Educação Física no Ambiente Escolar para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A educação física escolar brasileira se encontra “entre o não mais e o ainda não” segundo González & Fensterseifer (2009).
Nesse contexto, é CORRETO afirmar que a reflexão desses autores trata:

    A) Do retrocesso sofrido recentemente na transformação da educação física brasileira, caracterizada pelas perdas na legitimação da educação física no espaço escolar.

    B) Da estagnação do processo de transformação da educação física brasileira, caracterizada pela legitimação da educação física no espaço escolar.

    C) Do momento de transição pelo qual passa a educação física brasileira, caracterizada pelo abandono de um antigo discurso legitimador para a construção de um novo modo de legitimação da educação física no espaço escolar.

    D) Da definição clara do atual estágio de desenvolvimento em que se encontra a educação física brasileira.

De acordo com Finck (2011), o esporte possui alto valor na vida das crianças e jovens. Se bem conduzido pelo educador, sua vivência pode possibilitar inúmeras situações que poderão beneficiar o desenvolvimento dos mesmos, tais como, EXCETO:

    A) A possibilidade para a formação de grupos.

    B) O processo de identificação com os ídolos, que pode ser bastante motivador no sentido de o aluno estabelecer sua identidade nos moldes da personalidade de seu ídolo.

    C) A possibilidade de o aluno se desenvolver em um campo de trabalho e ascensão social com o aprendizado.

    D) A possibilidade para a autoafirmação e identidade.

Para Betti (1991), são três os métodos prevalecentes ao longo da história da Educação Física no Brasil: o francês, o desportivo generalizado e o esportivo.
Em relação a esses métodos, é INCORRETO afirmar que:

    A) Os métodos francês e esportivo foram os únicos a fugirem um pouco aos parâmetros da competitividade e da busca da vitória.

    B) O método desportivo generalizado possibilitava aos alunos a iniciação nos diferentes esportes, desenvolvendo o gosto pelo belo, levando-os a adquirir ótima performance física e técnica.

    C) O método esportivo não chegou a caracterizar-se como um método padronizado, mas ao eleger o esporte formal como conteúdo principal, acaba dando-lhe uma concepção de técnica esportiva bastante rígida.

    D) O método francês caracterizava-se pelo comando e a formalidade do conteúdo.

É INCORRETO afirmar que a Educação Física, dentro do que se propõem nos Parâmetros Curriculares Nacionais, é a área do conhecimento que:

    A) Introduz e integra os alunos na cultura corporal do movimento.

    B) Tem como finalidades o lazer e a expressão de sentimentos.

    C) Tem como finalidade o tratamento tradicional dos conteúdos que favorece os alunos que já têm aptidões.

    D) Tem como finalidade a manutenção e a melhoria da saúde.

A seleção e organização dos conteúdos que devem compor o currículo da Educação Física na Escola tem sido tema de grande interesse entre os pesquisadores da área. As discussões sobre o tema tornaram- -se mais intensas durante a década de 90, especialmente pelo papel da Educação Física na escola que, ao contrário de outros componentes curriculares, não conseguia explicitar sua especificidade. Para mudar esse quadro, foi realizada a proposta de que fossem ensinados, durante as aulas, conhecimentos sobre o movimento humano, que pudessem levar ao desenvolvimento das potencialidades e possibilidades motoras e à capacitação do aluno para a utilização consciente de seu potencial motor. A partir disso, foi marcante a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação Física (Brasil, 1997). Nesse documento se defendia a cultura corporal de movimento como base do currículo da Educação Física na escola. Além disso, para organizar o currículo foram propostos três blocos de conteúdos: esporte, lutas e ginástica; atividades rítmicas e expressivas; e conhecimento sobre o corpo. Assim, a avaliação processual dos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais deverão ser integradas, podendo ter momentos formalizados que enfatizem uma ou outra categoria. É aconselhável que esse processo integre também a avaliação do aluno, não só como auto-avaliação, mas também como reflexão sobre a metodologia e a organização do processo de trabalho, dando subsídios para o professor avaliar seu próprio trabalho e planejar sua continuidade. Em síntese, dentre as funções dos instrumentos de avaliação para a Educação Física, qual função apresentada encontra-se INCORRETA?

    A) Explicitar os objetivos específicos propostos pelo programa de ensino.

    B) Situar diretores e políticos dentro do processo de ensino e aprendizagem.

    C) Considerar de forma integrada os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais.

    D) Ser claros o suficiente para que o aluno saiba o que, como e quando será avaliado.

No contexto da atividade física/exercício físico/ esporte, a avaliação física tem como foco prioritário a motricidade humana, com ênfase nas capacidades e habilidades motoras e esportivas dos alunos. Cada vez mais, pode-se observar que as pessoas em geral têm adquirido o hábito da prática regular da atividade física, pelos importantes benefícios oferecidos à saúde e ao bem estar social das pessoas. Obviamente, acredita-se que essa conduta em relação aos exercícios físicos deva ser encorajada nos mais variados níveis e segmentos da sociedade, considerando sua eficácia na prevenção de doenças, na promoção da saúde e na melhora da qualidade de vida em geral. Dessa forma, é importante que os profissionais avaliadores considerem as seguintes orientações a serem adotadas antes do início dos testes. Qual afirmativa encontra-se INCORRETA?

    A) Explicar – e, se possível, demonstrar – ao avaliado como deve ser realizado o teste em questão.

    B) Efetivar as medições em horários diferenciados.

    C) Não realizar atividade física extenuante antes da realização do teste.

    D) Nas mulheres, procurar realizar os testes e suas repetições na mesma fase dos diferentes períodos menstruais (evitando, sempre que possível, o período de 7 a 11 dias após o início da menstruação).

A educação acontece nas diferentes instâncias da sociedade. Seu objetivo é proporcionar uma participação nas invenções da civilização enquanto resultado do seu trabalho, bem como, na sua construção e desenvolvimento. Dessa forma, o professor deve perceber que sua prática não é neutra, não podendo deixar de se capacitar para ensinar corretamente e adequar os conteúdos em que trabalha. Por outro lado, não pode reduzir a sua prática docente ao puro ensino desses conteúdos. Assim, a didática do ensino deve fornecer as bases para que os professores possam trabalhar as situações de aprendizados em sala de aula. Para Gatti (2010) há quatro grupos de concepções associadas aos estudos em educação, enquanto campo da investigação que tem por objeto ações educacionais. Dentre os apresentados logo abaixo, qual encontra-se INCORRETO?

    A) A primeira concepção está associada a uma perspectiva técnico-real, em que a educação é encarada como único método para o ensino, portanto na didática, existe atropelo de organização e gestão.

    B) A segunda concepção está associada à perspectiva lógico-cognitiva, tendo como foco as teorizações sobre questões associadas ao ensino das disciplinas. A proposição é de que se diferencie pesquisa de ensino, não devendo a pesquisa conduzir diretamente a recomendações de ações na escola, pelo menos, não antes de se ter racionalmente estabelecido parâmetros epistemológicos seguros para conteúdos em suas especificidades disciplinares.

    C) A terceira concepção coloca-se do ponto de vista do sujeito que aprende, investigando os processos de apropriação dos saberes e se apoia basicamente na proposta Epistemologia Genética ou Teoria Psicogenética propostas por Jean Piaget, ou na referência sociointeracionista, sociocultural ou sócio-histórica abordada por Lev Vygotsky.

    D) A quarta concepção parte do pensar as ações educativas, criando conceitos fecundos na relação teoria- -prática e produzindo conjuntos instrumentais ancorados em uma reflexão sobre suas utilizações e suas finalidades, em contextos complexamente considerados. Esta posição expressa à ideia de que o conhecimento em educação nasce da prática e com a prática deve a ela retornar.

Nessa fase, ocorre uma grande evolução na coordenação e controle motor, facilitando a aprendizagem de habilidades motoras cada vez mais complexas. Durante esse período, a criança tem condições de entender as regras do esporte e participar em programas estruturados de treinamento, sendo ainda aconselhável uma grande diversificação dos movimentos. A adoção de jogos reduzidos, com regras simples e voltadas para a realização de diversas habilidades, é bastante válida.

    A) Crescimento, maturação e desenvolvimento dos cinco aos dez anos de idade.

    B) Crescimento, maturação e desenvolvimento durante a puberdade.

    C) Crescimento, maturação e desenvolvimento dos três aos cinco anos de idade.

    D) Nenhuma das alternativas.

A Educação Física é considerada componente curricular obrigatório da Educação Básica e sua proposta pedagógica deve encontrar-se integrada à proposta da instituição escolar, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96), que também apresenta a necessidade da educação escolar vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social. Diante desse quadro, apresentamos a necessidade de repensar a proposta curricular escolar na sua abrangência na sociedade atual e multicultural e democrática. Contudo, é INCORRETO afirmar que:

    A) A promulgação da LDB 9394/1996 ocasionou vários efeitos no sistema de ensino brasileiro. Dentre eles, encontra-se em curso diversas reformas curriculares, tanto no âmbito do ensino superior, quanto no da educação básica, nas diversas redes públicas e particulares de ensino, visando adequar o ensino às pressões sociais e às demandas históricas.

    B) Debater a proposta curricular da Educação Física, esta vem sendo permeada pela relação de poder que o currículo exerce sobre ao corpo docente de Educação Física apresentando desafios e possibilidades para que se possa repensar a pedagogia da cultura corporal no âmbito escolar.

    C) Retomar algumas importantes discussões da área e emitir suporte e orientações curriculares para a elaboração dos planos de trabalho, que zelem pela aprendizagem dos alunos ampliando sua linguagem corporal.

    D) Nenhuma das alternativas.

Combatem a alienação dos alunos e defendem uma postura de superação das injustiças sociais, econômicas e políticas. São também denominadas abordagens progressivas, exigem do professor de Educação Física uma visão da realidade de forma mais política. As abordagens da Educação Física escolar, citadas acima são:

    A) Desenvolvimentistas.

    B) Críticas.

    C) Construtivistas.

    D) Nenhuma das alternativas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...