Questões sobre Educação Física no Ambiente Escolar

Lista completa de Questões sobre Educação Física no Ambiente Escolar para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sabendo que Educação Física, na escola, se relaciona, diretamente ,com a corporalidade e o movimento humano, que implica, portanto, uma atuação intencional sobre o homem como ser corpóreo e motriz, abrangendo formas de atividades físicas como o esporte, o jogo, a ginástica, as lutas, a dança, entre outras. Referente ao contexto acima analise as afirmativas abaixo:
I-Por isso, deve contribuir de maneira significativa com a formação e desenvolvimento dos alunos, oportunizando momentos pedagógicos de modo que possam interagir por meio da vivência de diversas situações de ensino-aprendizagem.
II-Estar envoltas por pouco movimentos que envolvem apenas os atos motores, sendo somente de significados, expressividade, alegria e prazer.
III-A vivência dessas situações oportuniza o desenvolvimento não só de habilidades, mas de competências importantes para uma melhor convivência em grupo, como a capacidade de compartilhar, trocar, ouvir e aprender uns com os outros.
Assinale a alternativa CORRETA:

    A) I, II e III estão corretas.

    B) II e III estão corretas.

    C) I e III estão corretas.

    D) Nenhuma das alternativas.

A psicomotricidade, nas aulas de Educação Física, pode auxiliar na aprendizagem escolar, contribuindo para um fenômeno cultural que consiste de ações psicomotoras exercidas sobre o ser humano de maneira a favorecer comportamentos e transformações. Por isso, é INCORRETO afirmar que:

    A) É, sobretudo, visando à possibilidade de compreensão da importância de se inserir conhecimentos da psicomotricidade, nas aulas de Educação Física, com o intuito de auxiliar na aprendizagem global dos alunos.

    B) O desenvolvimento psicomotor é importante na prevenção de problemas de aprendizagem.

    C) Sabe-se da importância da psicomotricidade, na aprendizagem e no desenvolvimento global de crianças, em idade escolar, por isso este trabalho contribui tanto para área da Educação Física escolar quanto para a Educação de um modo geral e para que outros profissionais possam a partir deste explorar novas possibilidades.

    D) Nenhuma das alternativas.

De acordo com o PCN – Educação Física – primeiro e segundo ciclo, assinale a alternativa cujo conteúdo NÂO deva ser trabalhado nos ciclos citados.

    A) Esportes, jogos.

    B) Participação em competições esportivas.

    C) Conhecimentos sobre o corpo.

    D) Atividades rítmicas e expressivas.

    E) Lutas e ginásticas.

Na unidade temática Práticas corporais de aventura, exploram-se expressões e formas de experimentação corporal centradas nas perícias e proezas provocadas pelas situações de imprevisibilidade que se apresentam quando o praticante interage com um ambiente desafiador. Assim como as demais práticas, elas são objeto também de diferentes classificações, conforme o critério que se utilize. Na BNCC, optou-se por diferenciá-las com base no ambiente de que necessitam para ser realizadas, sendo estes:

    A) Na natureza e urbanas.

    B) Na escola e natureza.

    C) Urbanas e escolares.

    D) Arborismo e parkour.

    E) Natureza e parkour

Sobre a relação entre Esporte e Educação, classifique os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou (F) Falsos: ( ) O esporte pode ser importante para a atividade motora cotidiana. ( ) O esporte contribui para a dimensão social da capacidade de ação. ( ) O esporte pode ser importante para a relação com a saúde e o bem estar. ( ) O esporte pode oferecer um modelo compreensível da realidade social. ( ) O esporte oferece inúmeras possibilidades de movimentos significativos, oportunidades de recreação e realizações estéticas Marque a sequência CORRETA:

    A) V, V, V, F, V

    B) V, F, V, V, F

    C) F, V, F, V, V

    D) V, V, V, V, V

    E) F, F, V, F, V

de acordo com a Base Nacional Comum Curricular a respeito das dimensões de conhecimento ,complete a lacuna a seguir:____________ está associada aos conceitos necessários para entender as características e o funcionamento das práticas corporais.

    A) Compreensão

    B) Experimentação

    C) Reflexão sobre a ação

    D) Análise

Sobre a abordagem do ensino aberto na educação física é CORRETO afirmar:

    A) Os termos corpo e movimento são considerados como meio e fim da Educação Física escolar, sendo importante garantir essa especificidade, a qual vai ser alcançada por meio da finalidade da Educação Física na escola.

    B) A Educação Física na escola proporciona atividades da cultura corporal diferenciadas, possibilitando assim um maior conhecimento, sendo de fundamental importância para o uso do tempo livre e de lazer, oportunizando o alcance da cidadania.

    C) O objeto de estudo é o mundo do movimento e suas implicações sociais, que tem por principal objetivo trabalhar o movimento em sua amplitude e complexidade com a intenção de proporcionar, aos participantes, autonomia para as capacidades de ação.

    D) O objeto da área de conhecimento da Educação Física é a cultura corporal, que se concretiza nos seus diferentes temas, como o esporte, a ginástica, os jogos, as lutas, a dança, as acrobacias, a mímica e outros.

Conforme a Base Nacional Comum Curricular complete a lacuna a seguir relacionada as competências específicas de educação física para o ensino fundamental: Compreender a origem da ________________e seus vínculos com a organização da vida coletiva e individual

    A) prática corpora

    B) estética corporal

    C) cultura corporal de movimento

    D) promoção da saúde

Em educação física quando ocorre no final de um processo, em forma de apresentações, campeonatos, entre outras atividades , trata-se da avaliação:

    A) Diagnóstica.

    B) Formativa.

    C) Somativa.

    D) Auto avaliação.

O esporte, nas aulas de Educação Física, deve ser tematizado de forma ampla e lúdica, sendo contextualizado numa perspectiva crítica e participativa. Com base no contexto acima assinale alternativa CORRETA:

    A) A socialização através do esporte escolar pode ser considerada uma forma de controle social, pela adaptação do praticante aos valores e normas dominantes como condição alegada para a funcionalidade e desenvolvimento da sociedade.

    B) No esporte, desenvolvem-se ideias ou valores que levam ao conformismo, como é o respeito incondicional a regras, porque o comportamento não conformado no esporte não leva a modificações do esporte, mas, sim, à exclusão dele

    C) A busca de resultados tem ocasionado um trabalho especializado no esporte, o que traz consequências prejudiciais no desenvolvimento dos alunos em todos os aspectos, entre eles o físico e o psicológico.

    D) O esporte deve ser abordado nas aulas de Educação Física de acordo com objetivos mais amplos e significativos, voltados para fins educacionais, no qual um enfoque metodológico essencialmente lúdico deve ser priorizado.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...