Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Testes, medidas e avaliações são fundamentos imprescindíveis à compreensão de como o professor organizará um programa de atividades com objetivo de desenvolver a aptidão física de seus alunos. Com relação a esse assunto, julgue os seguintes itens.
No processo de medição poderão ser adotados normas ou critérios de referência. A comparação dos resultados obtidos com um padrão construído em um determinado grupo (faixa etária, sexo, atleta) corresponde às normas de referência.
A aprendizagem motora é uma área de intervenção profissional necessária ao professor de educação física para, quando estiver no ambiente de ensino, aplicar seus componentes e variáveis. Com relação às características dessa área de intervenção, julgue os itens que se seguem.
Seu objeto de estudo são as capacidades perceptomotoras.
A Ginástica, marco dos movimentos no início dos tempos, vem-se propagando em suas diversas formas de apresentação, seja ela de competição, do desempenho coletivo e individual, na escola, da terceira idade, da infância, da reabilitação, da qualidade de vida saudável, enfim, das formas mais abrangentes de atuação.
Para a prescrição, apresentação e orientação adequada de exercícios é importante conhecer bem o papel que desenvolverá a ginástica para a sociedade como para o praticante.
O responsável pela atividade física deverá ter conhecimento de como é organizada uma ação motora complexa, quais as capacidades de trabalho do praticante a fim de conseguir o aperfeiçoamento funcional do organismo desejado.
Deverá também saber os seus limites, o funcionamento dos grupos musculares envolvidos, as fontes energéticas para o trabalho e como elevar a efetividade dos objetivos propostos.
Nas reflexões a seguir, identificaremos esses processos através dos tempos até a presente data, portanto, marque a alternativa correta em cada questão.
O atletismo, as lutas, a natação, o hipismo, jogos populares como também as danças eram considerados componentes da Ginástica até por volta do século XVIII. Essa afirmação é:
Correta.
Incorreta.
Correta tirando o hipismo.
Correta somente pelo atletismo.
Correta somente com as lutas.
Na Antiguidade, o educador grego da ginástica ou educador do físico, era conhecido por "Paidotribé". Segundo os costumes da época, ele precisava de alguns conhecimentos. Dentre eles, estão:
As observações e prescrições médicas.
As leis da educação filosófica.
As leis da higiene.
Os efeitos dos exercícios.
Todas estão corretas.
A firmação, partindo do ano de 1800 "atividade capaz de corrigir vícios posturais oriundos das atividades do trabalho", refere-se à atividade física:
Danças.
Lutas.
Ginástica.
Atletismo.
Natação.
Dos métodos antigos para a prática da ginástica criados na Europa, foi implantado primeiro no Brasil, o método:
Sueco.
Francês.
Inglês.
Alemão.
Dinamarquês.
A pedagogia crítico-emancipatória proposta por Kunz (1994. p. 68) privilegia três atributos máximos da capacidade humana, quais sejam:
O culto ao corpo na civilização ocidental tem origem histórica na antiguidade grega clássica. Entender a cultura grega é entender a nós mesmos, uma vez que nossas raízes foram, em grande parte, construídas a partir dos ideais gregos. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes.
Na cultura grega, o corpo e a alma faziam parte de uma mesma unidade e, portanto, tinham o mesmo grau de importância.
Dentre os métodos relacionados anteriormente, enfatizava mais os jogos, as atividades atléticas e os esportes, o método:
Sueco.
Francês.
Inglês.
Alemão.
Dinamarquês.
No livro Metodologia de Ensino da Educação Física (COLETIVO DE AUTORES, 1992), estão presentes novos procedimentos didáticos e metodológicos com vistas a superar os aspectos conservadores do ensino da educação física na escola visando à interação do aluno à realidade social, com o objetivo de transformá-la. Essa proposta caracteriza- se por um ensino
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...