Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As lutas e as artes marciais historicamente eram praticadas com o objetivo guerreiro e possuíam uma orientação filosófica como concepção de estilo de vida. As artes marciais de raízes orientais foram se disseminando mundialmente, ora pela possibilidade de serem a própria filosofia de vida, ora pela necessidade de defesa pessoal. A capoeira foi criada por africanos e seus descendentes aqui no Brasil. Muitos a consideram uma manifestação genuinamente brasileira, que combina uma mistura de dança, luta e música. Acerca dessa e de outras lutas, bem como de artes marciais, julgue os próximos itens.
Os cursos superiores de educação física no Brasil estão preparando melhor seus futuros professores na capacitação da capoeira como uma legítima revelação da cultura do movimento. Atualmente, o preconceito contra a capoeira tem diminuído, e a maioria das escolas brasileiras a inclui nos seus programas e currículos de educação física.
No que se refere aos fundamentos teóricos e à prática social do esporte e lazer, julgue os itens subseqüentes.
No processo de desenvolvimento motor da criança, a maturação das habilidades sensoriomotoras segue a direção cefalocaudal, de forma que os movimentos dos membros da parte inferior do corpo passam a ser funcionalmente efetivos antes dos movimentos dos membros superiores.
As lutas e as artes marciais historicamente eram praticadas com o objetivo guerreiro e possuíam uma orientação filosófica como concepção de estilo de vida. As artes marciais de raízes orientais foram se disseminando mundialmente, ora pela possibilidade de serem a própria filosofia de vida, ora pela necessidade de defesa pessoal. A capoeira foi criada por africanos e seus descendentes aqui no Brasil. Muitos a consideram uma manifestação genuinamente brasileira, que combina uma mistura de dança, luta e música. Acerca dessa e de outras lutas, bem como de artes marciais, julgue os próximos itens.
A roda é um ritual do jogo da capoeira, mas não é a sua manifestação mais importante.
No que se refere aos fundamentos teóricos e à prática social do esporte e lazer, julgue os itens subseqüentes.
O processo de envelhecimento acarreta degeneração do organismo humano a partir da segunda década de vida, porém, o ritmo no qual as capacidades funcionais se deterioram varia de acordo com o estilo de vida de cada pessoa.
A educação física escolar deve preparar os alunos na perspectiva do lazer ativo porque já existem evidências claras de que a inserção e a participação das pessoas nessa manifestação beneficiam suas qualidades de vida. Com referência a esse tema, julgue os itens seguintes.
Para que a educação física escolar contribua na educação para o lazer, deve-se utilizar apenas os jogos e brincadeiras como seus reais conteúdos.
No que se refere aos fundamentos teóricos e à prática social do esporte e lazer, julgue os itens subseqüentes.
A promoção e a manutenção da qualidade de vida para a juventude dependem da consciência de que a saúde resulta da responsabilidade pessoal nos cuidados com o próprio corpo e, não, de medidas socioculturais.
A educação física escolar deve preparar os alunos na perspectiva do lazer ativo porque já existem evidências claras de que a inserção e a participação das pessoas nessa manifestação beneficiam suas qualidades de vida. Com referência a esse tema, julgue os itens seguintes.
O professor pode, como voluntário, desenvolver projetos sociais com os alunos e a comunidade no qual a escola está inserida, fora do horário das aulas, como, por exemplo, em finais de semana.
No que se refere aos fundamentos teóricos e à prática social do esporte e lazer, julgue os itens subseqüentes.
Pequenas mudanças na rotina de atividades corporais simples de indivíduos sedentários, tais como caminhar até a padaria ou subir um lance de escadas, podem despertar o interesse pela atividade física, mas são insuficientes para provocar impactos significativos sobre o bem-estar dessas pessoas.
A educação física escolar deve preparar os alunos na perspectiva do lazer ativo porque já existem evidências claras de que a inserção e a participação das pessoas nessa manifestação beneficiam suas qualidades de vida. Com referência a esse tema, julgue os itens seguintes.
Joffre Dumazedier, tendo como base os princípios de interesse cultural, classificou as atividades do lazer como físicas e esportivas, manuais, automobilísticas, industriais, religiosas, intelectuais, artísticas e sociais.
No que se refere aos fundamentos teóricos e à prática social do esporte e lazer, julgue os itens subseqüentes.
A adesão da juventude aos programas de esporte e lazer depende da adequação da proposta às características da realidade local e, paralelamente, do diagnóstico dos aspectos socioculturais que influenciam o cotidiano dos jovens.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...