Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Daólio, (1995) em sua abordagem sobre o corpo, contempla as idéias de Marcel Mauss. Conforme as idéias de Mauss, o que são "técnicas corporais"?
movimento tradutores de elementos de uma dada sociedade ou cultura.
movimento executados com eficiência e economia de esforços
movimento técnicos do esporte.
movimento tradutores de uma política corporal.
movimento fundamentais do seu humano.
Na Maratona Internacional, que ocorreu em São Paulo em 2004, que distância deve se percorrida pelos atletas?
42.000 m
42.195 m.
42 km.
40.000 m
42. 925 km.
O primeiro período de vida da criança que vai do nascimento até o surgimento da linguagem, é chamado por Jean Piaget, do ponto de vista de inteligência de:
sensório-motor.
representação mental.
intuitivo ou simbólico.
interiorização.
hipotético-dedutivo.
Lino Castellani Filho (1991) disserta sobre a caracterização da Educação Física em determinados períodos de sua história. No período pós 64, a Reforma Universitária é consolidada na lei 5540/68, e versa sobre:
ver a Educação Física corroborar, através do caráter lúdico-desportivo, o esvaziamento de qualquer tentativa de rearticulação do movimento estudantil.
através da Educação Física, a concretização de uma identidade moral e cívica brasileira, analisado seu movimento com os princípios de segurança nacional.
assegurar mão-de-obra fisicamente adestrada e capacitada, cuidando da manutenção da força de trabalho do homem brasileiro; visando ao processo de industrialização implantado no país.
a influência por ela sofrida das instituições militares quanto à estereotipação do comportamento masculino e feminino em nossa sociedade.
o envolvimento com os princípios de segurança nacional, alusivo a temática da eugenia da raça, e referente às necessidades do adestramento físico, se necessário a defesa da pátria no sentido de desestruturação da ordem político-econômica.
Os jogos e brinquedos simbólicos são partes fundamentais na aula de Educação Física, principalmente, na primeira infância. Segundo João Batista Freire, podemos afirmar que:
auxilia a criança a construir um raciocínio lógico, coerente, diante de problemas.
a criança rompe as barreiras da realidade concreta, da prática atual, interessando-se por problemas hipotéticos.
ajudam a desenvolver o pensamento lógico-matemático cognitivo.
desenvolvem outros componentes humanos, como afetividade e a motricidade.
são tão ricos para o desenvolvimento, que a ação vai e vem, fazendo com que a criança possa se expressar de forma mais compreensível no universo social.
A partir das atividades lúdicas na primeira infância, a criança desenvolve habilidades motoras. Os professores devem centrar sua atenção para esse fim:
desenvolvendo trabalhos de competição em equipes
trabalhando com materiais diversificados (pneus, caixas de papelão, latas, copos etc.) visando desenvolver a capacidade de raciocínio das crianças.
não interferindo se a criança estiver exercendo bem uma atividade, por horas a fio.
comandando as atividades com filas e ordem, para que as crianças acostumem-se a conviver num ambiente organizado.
posicionando-se contra o de jogo de bola na sua aula, uma vez que o futebol tenha preferência entre as crianças.
Jocimar Daólio (1986), citando Jean Piaget, descreve que o adolescente apresenta uma forma de egocentrismo. O processo que facilita ao adolescente adquirir seu próprio ponto de vista, ingressando na vida adulta, é chamado:
depuração
conscientização
descentralização
concentração
centralização
As habilidades motoras são classificadas em:
afetiva, cognitivas e psicomotoras.
psicológicas, sociais e biológicas.
psicomotoras, locomotoras e sociomotoras.
locomotoras, não locomotoras e manipulativas.
manipulativas, procedimentais e atitudinais.
No XIV Simpósio de Ciências do Esporte, realizada em São Caetano do Sul, em 1986, foi apresentado um estudo sobre Educação Física para o adolescente que trabalha, dividido em quatro grupos:
necessidade de dispêndio de energia; habilidades e mecanismos psicofisiológicos do treinamento; educação do físico e produtividade, eficiência e eficácia na Educação Física.
desporto e pobreza; necessidade de aprendizagem integral; condições de trabalho e convivência em grupo; educação do físico.
necessidade de convivência em grupo; educação do físico; habilidade e mecanismo psicofisiológicos do treinamento; necessidade de aprendizagem integral.
necessidade de uma aprendizagem integral; condições de trabalho; desenvolvimento corporal e necessidade de dispêndio de energia; necessidade de convivência em grupo.
condições de saúde e educação do físico; necessidade de aprendizagem integral; desporto e pobreza e necessidade de dispêndio de energia.
Segundo Go Tani (et alli), podemos classificar o comportamento humano como:
temporal, totalidade e afetivo-social.
espacial, cognitivo e temporal.
cognitivo, motor e temporal.
totalidade, afetivo-social e espacial.
cognitivo, afetivo-social e motor.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...