Questões sobre Geral

Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Daólio, (1995) em sua abordagem sobre o corpo, contempla as idéias de Marcel Mauss. Conforme as idéias de Mauss, o que são "técnicas corporais"?

  • A.

    movimento tradutores de elementos de uma dada sociedade ou cultura.

  • B.

    movimento executados com eficiência e economia de esforços

  • C.

    movimento técnicos do esporte.

  • D.

    movimento tradutores de uma política corporal.

  • E.

    movimento fundamentais do seu humano.

Na Maratona Internacional, que ocorreu em São Paulo em 2004, que distância deve se percorrida pelos atletas?

  • A.

    42.000 m

  • B.

    42.195 m.

  • C.

    42 km.

  • D.

    40.000 m

  • E.

    42. 925 km.

O primeiro período de vida da criança que vai do nascimento até o surgimento da linguagem, é chamado por Jean Piaget, do ponto de vista de inteligência de:

  • A.

    sensório-motor.

  • B.

    representação mental.

  • C.

    intuitivo ou simbólico.

  • D.

    interiorização.

  • E.

    hipotético-dedutivo.

Lino Castellani Filho (1991) disserta sobre a caracterização da Educação Física em determinados períodos de sua história. No período pós 64, a Reforma Universitária é consolidada na lei 5540/68, e versa sobre:

  • A.

    ver a Educação Física corroborar, através do caráter lúdico-desportivo, o esvaziamento de qualquer tentativa de rearticulação do movimento estudantil.

  • B.

    através da Educação Física, a concretização de uma identidade moral e cívica brasileira, analisado seu movimento com os princípios de segurança nacional.

  • C.

    assegurar mão-de-obra fisicamente adestrada e capacitada, cuidando da manutenção da força de trabalho do homem brasileiro; visando ao processo de industrialização implantado no país.

  • D.

    a influência por ela sofrida das instituições militares quanto à estereotipação do comportamento masculino e feminino em nossa sociedade.

  • E.

    o envolvimento com os princípios de segurança nacional, alusivo a temática da eugenia da raça, e referente às necessidades do adestramento físico, se necessário a defesa da pátria no sentido de desestruturação da ordem político-econômica.

Os jogos e brinquedos simbólicos são partes fundamentais na aula de Educação Física, principalmente, na primeira infância. Segundo João Batista Freire, podemos afirmar que:

  • A.

    auxilia a criança a construir um raciocínio lógico, coerente, diante de problemas.

  • B.

    a criança rompe as barreiras da realidade concreta, da prática atual, interessando-se por problemas hipotéticos.

  • C.

    ajudam a desenvolver o pensamento lógico-matemático cognitivo.

  • D.

    desenvolvem outros componentes humanos, como afetividade e a motricidade.

  • E.

    são tão ricos para o desenvolvimento, que a ação vai e vem, fazendo com que a criança possa se expressar de forma mais compreensível no universo social.

A partir das atividades lúdicas na primeira infância, a criança desenvolve habilidades motoras. Os professores devem centrar sua atenção para esse fim:

  • A.

    desenvolvendo trabalhos de competição em equipes

  • B.

    trabalhando com materiais diversificados (pneus, caixas de papelão, latas, copos etc.) visando desenvolver a capacidade de raciocínio das crianças.

  • C.

    não interferindo se a criança estiver exercendo bem uma atividade, por horas a fio.

  • D.

    comandando as atividades com filas e ordem, para que as crianças acostumem-se a conviver num ambiente organizado.

  • E.

    posicionando-se contra o de jogo de bola na sua aula, uma vez que o futebol tenha preferência entre as crianças.

Jocimar Daólio (1986), citando Jean Piaget, descreve que o adolescente apresenta uma forma de egocentrismo. O processo que facilita ao adolescente adquirir seu próprio ponto de vista, ingressando na vida adulta, é chamado:

  • A.

    depuração

  • B.

    conscientização

  • C.

    descentralização

  • D.

    concentração

  • E.

    centralização

As habilidades motoras são classificadas em:

  • A.

    afetiva, cognitivas e psicomotoras.

  • B.

    psicológicas, sociais e biológicas.

  • C.

    psicomotoras, locomotoras e sociomotoras.

  • D.

    locomotoras, não locomotoras e manipulativas.

  • E.

    manipulativas, procedimentais e atitudinais.

No XIV Simpósio de Ciências do Esporte, realizada em São Caetano do Sul, em 1986, foi apresentado um estudo sobre Educação Física para o adolescente que trabalha, dividido em quatro grupos:

  • A.

    necessidade de dispêndio de energia; habilidades e mecanismos psicofisiológicos do treinamento; educação do físico e produtividade, eficiência e eficácia na Educação Física.

  • B.

    desporto e pobreza; necessidade de aprendizagem integral; condições de trabalho e convivência em grupo; educação do físico.

  • C.

    necessidade de convivência em grupo; educação do físico; habilidade e mecanismo psicofisiológicos do treinamento; necessidade de aprendizagem integral.

  • D.

    necessidade de uma aprendizagem integral; condições de trabalho; desenvolvimento corporal e necessidade de dispêndio de energia; necessidade de convivência em grupo.

  • E.

    condições de saúde e educação do físico; necessidade de aprendizagem integral; desporto e pobreza e necessidade de dispêndio de energia.

Segundo Go Tani (et alli), podemos classificar o comportamento humano como:

  • A.

    temporal, totalidade e afetivo-social.

  • B.

    espacial, cognitivo e temporal.

  • C.

    cognitivo, motor e temporal.

  • D.

    totalidade, afetivo-social e espacial.

  • E.

    cognitivo, afetivo-social e motor.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...