Questões sobre Geral

Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considerando a organização da lógica interna do jogo e a distribuição dos jogadores em quadra nos esportes coletivos, julgue os itens que se seguem. No jogo de futsal ou de handebol, a opção pela marcação mista envolve a marcação dos jogadores de linha e também a do goleiro, caso este avance para a quadra adversária.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a organização da lógica interna do jogo e a distribuição dos jogadores em quadra nos esportes coletivos, julgue os itens que se seguem. Segundo Bayer, existe uma lógica funcional comum aos esportes coletivos, que se baseia em seis princípios operacionais — três de ataque e três de defesa —, considerando-se a análise da posse de bola. Os princípios de ataque são a manutenção da posse de bola, o avanço em direção ao campo adversário e a finalização no alvo, ao passo que os princípios de defesa são a proteção do seu próprio alvo, o impedimento da progressão adversária e a recuperação da posse de bola.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a organização da lógica interna do jogo e a distribuição dos jogadores em quadra nos esportes coletivos, julgue os itens que se seguem. O sistema 4×2 pode ser utilizado tanto no voleibol quanto no handebol.

  • C. Certo
  • E. Errado

“No caratê, imediatamente depois de o oponente ser arremetido ou empurrado para baixo, o golpe será feito de cima. O antebraço tem que ser mantido vertical quando os quadris são abaixados, e deve‐se prestar atenção na estabilidade da parte inferior do corpo.” Trata‐se de:

  • A. Golpe com a mão em espada (Shuto Uchi).
  • B. Golpe com o punho‐martelo (kentsui‐uchi).
  • C. Golpe com o dorso do punho (Uraken‐uchi).
  • D. Golpe com o cotovelo para baixo (Otoshi Hiji‐ate).

Devem-se proporcionar ao aluno ou ao atleta condições para a assimilação de aspectos técnicos e também cognitivos na área esportiva. Portanto, para que se avance no ensino dos esportes, pressupõem-se o entendimento dos métodos, dos estilos de ensino e da relação professor/aluno e o conhecimento de conceitos básicos referentes ao desenvolvimento de respostas inteligentes e criativas.

Com relação a esse assunto, julgue os itens seguintes.

Quando uma situação de jogo exige do sujeito uma resposta motora conhecida, e esta é dada de maneira adequada e eficiente, percebe-se a utilização do pensamento divergente. Quando o sujeito responde de maneira criativa, formulando ideias novas, percebe-se o uso do pensamento convergente.

  • C. Certo
  • E. Errado

“Dentre os principais movimentos realizados pelos segmentos do corpo, o movimento de ____________ é aquele em que o segmento gira em torno de um eixo longitudinal (vertical).” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

  • A. rotação
  • B. abdução
  • C. genuflexão
  • D. circundução

Devem-se proporcionar ao aluno ou ao atleta condições para a assimilação de aspectos técnicos e também cognitivos na área esportiva. Portanto, para que se avance no ensino dos esportes, pressupõem-se o entendimento dos métodos, dos estilos de ensino e da relação professor/aluno e o conhecimento de conceitos básicos referentes ao desenvolvimento de respostas inteligentes e criativas.

Com relação a esse assunto, julgue os itens seguintes.

A escolha pela concepção tradicional de ensino é a intervenção metodológica indicada, se a aula for organizada com objetivos claros de desenvolvimento técnico voltado para a formação atlética do praticante.

  • C. Certo
  • E. Errado

“No campo da aprendizagem motora, esse princípio descreve a relação entre o nível de ativação e o desempenho do atleta; à medida que o nível de ativação aumenta, o desempenho melhora – mas somente até certo ponto. Se o nível de ativação continua a aumentar, o desempenho começa a declinar.” A descrição anterior refere‐se a qual princípio?

  • A. Ativação.
  • B. U invertido.
  • C. Zona individual.
  • D. Ansiedade de traço.

Devem-se proporcionar ao aluno ou ao atleta condições para a assimilação de aspectos técnicos e também cognitivos na área esportiva. Portanto, para que se avance no ensino dos esportes, pressupõem-se o entendimento dos métodos, dos estilos de ensino e da relação professor/aluno e o conhecimento de conceitos básicos referentes ao desenvolvimento de respostas inteligentes e criativas.

Com relação a esse assunto, julgue os itens seguintes.

A adoção de um método de ensino centrado na técnica tem como principal objetivo desenvolver no praticante a capacidade de realização de movimentos ideais por meio da repetição de gestos eficientes e da automatização de jogadas ensaiadas.

  • C. Certo
  • E. Errado

“Essa prova do atletismo pode ser corrida das duas formas: em raias na primeira perna, bem como aquela parte da segunda perna até a borda mais próxima da linha de raia livre, onde os atletas podem deixar suas respectivas raias (três curvas em raias) e em raias para a primeira perna até a borda mais próxima da linha de raia livre, onde os atletas podem deixar suas respectivas raias (uma curva em raias).” Assinale a alternativa que corresponde corretamente à prova do atletismo descrita.

  • A. Maratona.
  • B. Corrida de 100 m.
  • C. Revezamento 4 x 400 m.
  • D. Com obstáculos 2.000 m.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...