Questões sobre Geral

Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

“Abordagem pedagógica da educação física que tem como objetivo trabalhar o mundo do movimento em sua amplitude e complexidade com a intenção de proporcionar, aos participantes, autonomia para as capacidades de ação. Tem, como enfoque metodológico, o desenvolvimento das ações norteadas pelo professor através de ações problematizadoras.” Trata-se de

  • A. saúde renovada.
  • B. crítico-superadora.
  • C. concepções abertas.
  • D. crítico-emancipatória.
  • E. construtivista interacionista.

“O professor é o elemento humano preponderante com um papel bem definido. É ele quem determina os objetivos da aula, escolhe as atividades, fornece as informações precisas sobre o que executar, avalia quase sempre de forma subjetiva e corrige.” A descrição anterior refere-se ao estilo de ensino

  • A. por tarefa.
  • B. por comando.
  • C. descoberta orientada.
  • D. solução de problemas.
  • E. por avaliação recíproca.

Relacione as dimensões do conteúdo da educação física escolar com as respectivas significações.

A sequência está correta em

  • A. 2, 3, 1
  • B. 3, 2, 1
  • C. 1, 2, 3
  • D. 3, 1, 2
  • E. 1, 3, 2

A principal função do professor de educação física é ensinar habilidades motoras. Um meio de verificar o progresso do aluno é utilizar medidas de resultado/produto. Ao se utilizar dessas medidas, o professor deve observar

  • A.

    o tipo de parâmetro empregado para a realização da habilidade avaliada.

  • B.

    as características cinéticas da habilidade avaliada.

  • C.

    as características cinemáticas da habilidade avaliada.

  • D.

    as medidas de performance da habilidade avaliada.

  • E.

    o comportamento dos aspectos invariantes da habilidade avaliada.

O professor deve verificar o estágio de aprendizagem do aluno. Desse modo, um aluno no estágio associativo de aprendizagem apresenta

  • A.

    sequência temporal e espacial de movimento desordenada, execução de movimentos desnecessários e incapacidade de identificar erros.

  • B.

    padrão de movimento permanentemente estável, movimentos precisos e consistentes e capacidade de adaptar o movimento às variações contextuais.

  • C.

    curvas de performance estáveis nas primeiras sessões de prática da habilidade.

  • D.

    grande número de erros, padrão de movimento variável e dificuldade para identificar erros.

  • E.

    pouco dispêndio de energia, poucos erros na execução da habilidade e aumento da capacidade de identificar os estímulos relevantes.

De acordo com a teoria de esquema, o programa motor generalizado é constituído de dois elementos: aspectos invariantes e parâmetros. O conceito de parâmetros na execução de uma habilidade motora refere-se

  • A.

    aos aspectos que atuam de modo independente da variação das situações ambientais.

  • B.

    às características do movimento que permanecem constantes.

  • C.

    ao ritmo de uma classe particular de movimento.

  • D.

    à sequência das ações, ao timing relativo e à força relativa empregados na habilidade.

  • E.

    à quantidade de força, à velocidade e à direção modificáveis em situações diversas.

A prática e o feedback são elementos fundamentais para a aprendizagem, logo a estrutura da prática deve ser considerada por quem ensina habilidades motoras. Desse modo, considere que seu aprendiz desconheça a habilidade a ser aprendida. Nessa situação, nas primeiras sessões, uma prática efetiva para que ele apreenda o movimento é a prática

  • A.

    distribuída.

  • B.

    em bloco.

  • C.

    randômica.

  • D.

    maciça.

  • E.

    variada.

Considere que um professor seja o responsável pelo treinamento dos alunos da 7.ª e da 8.ª séries que compõem a equipe de futebol de uma escola. Nessa situação, para que os alunos estejam fisicamente preparados para a variabilidade das situações de jogo, o professor deve estruturar os treinos

  • A.

    utilizando exercícios para passes variados.

  • B.

    com práticas randômicas conforme as especificidades da aprendizagem.

  • C.

    combinando práticas em blocos com práticas variadas.

  • D.

    com base em repetições de jogadas ensaiadas.

  • E.

    utilizando exercícios para o desenvolvimento dos fundamentos do jogo por meio do método analítico-sintético.

Na abordagem dinâmica da aprendizagem, a interação entre as restrições relacionadas ao indivíduo, à tarefa e ao ambiente são referenciais importantes para a ação do professor. Nesse sentido, para facilitar a aprendizagem, o professor pode manipular os fatores da tarefa

  • A.

    fornecendo dicas importantes, variando o contexto em que as dicas são apresentadas e controlando gradualmente a quantidade e a complexidade de estímulos.

  • B.

    utilizando oportunidades de práticas em contexto ambiental semelhante ao ambiente em que a habilidade será executada.

  • C.

    ensinando a tarefa de forma fracionada, com o objetivo de facilitar a aprendizagem.

  • D.

    ensinando a tarefa pelos princípios do método globalfuncional, por meio do qual é possível transpor todo e qualquer tipo de restrição.

  • E.

    simplificando regras, alterando dimensões de ferramentas e implementos e modificando a altura da rede e tamanho das áreas de jogo.

De acordo com a visão desenvolvimentista, o conjunto de mudanças que acontecem no comportamento motor humano, ao longo do tempo, ocorre desde o nascimento até

  • A.

    o fim da vida.

  • B.

    o final da infância.

  • C.

    o fim do período maturacional.

  • D.

    o início da fase adulta.

  • E.

    o estágio de operações formais.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...