Lista completa de Questões de Educação Física da Associação Educacional Dom Bosco (AEDB) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Inspiradas no momento histórico social pelo qual passou o Brasil, a partir do final da década 70 surgiram quatro grandes abordagens na Educação Física escolar, que foram:
psicomotora, construtivista, desenvolvimentista, crítica;
tecnicista, construtivista, esportivista, crítica;
psicomotora, crítica, biologicista, construtivista;
psicomotora, tecnicista, construtivista, desenvolvimentista;
tecnicista, biologicista, esportivista, construtivista.
Na perspectiva construtivista, a intenção é a construção do conhecimento a partir da interação do sujeito com o mundo, ou seja, uma ação sobre o mundo. Conhecer é sempre uma ação que implica esquemas de assimilação e acomodação num processo de constante reorganização. Segundo essa perspectiva, em sua prática docente, o professor de Educação Física escolar deve respeitar o universo cultural dos alunos, explorar a gama múltipla de possibilidades educativas de sua atividade lúdica e, gradativamente:
propor tarefas cada vez mais performáticas, com objetivo de melhorar o rendimento;
aumentar a intensidade da solicitação cardiopulmonar dos alunos, por meio de exercícios com alto volume;
orientar a prática de atividades físicas, com base no rendimento médio da turma;
ajustar o programa da disciplina, por meio da aplicação repetida de avaliações diagnósticas;
propor tarefas cada vez mais complexas e desafiadoras objetivando o desenvolvimento do conhecimento.
Quanto aos critérios de seleção e organização dos conteúdos, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) recomendam que sejam consideradas:
as características dos alunos, as preferências do professor e o material disponível na escola;
a relevância social, as características dos alunos e as especificidades da própria área;
as especificidades da própria área, o clima e o material disponível na escola;
a relevância social, as preferências do professor e a tradição da escola;
as características dos alunos, o clima e a tradição da escola.
De acordo com as orientações contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), quando existem na escola alunos portadores de deficiências físicas, os professores de Educação Física devem:
excluí-los das aulas normais, uma vez que o seu treinamento físico deve ser realizado em locais especializados;
inscrevê-los em turmas especiais, de acordo com a especificidade de sua deficiência;
dispensá-los das aulas normais e somente solicitarlhes trabalhos teóricos sobre aptidão física e esportes, evitando riscos para a saúde;
fazê-los compreender que suas deficiências impedem que participem das aulas normais, com o cuidado de apresentar opções de atividades alternativas;
fazer adaptações, criando situações que possibilitem sua participação nas aulas, garantidas as condições de segurança.
No planejamento da Educação Física escolar, há, por vezes, situações especiais com as quais o professor se depara. Uma delas diz respeito à prática da Educação Física durante um curso noturno. A esse respeito, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) recomendam que as aulas de Educação Física:
devem ser opcionais, pois os alunos, por serem em sua maioria trabalhadores e com idade mais avançada que os dos cursos diurnos, encontram-se provavelmente cansados;
devem ser opcionais, constituindo-se, basicamente, em espaço para a prática esportiva livre;
devem ser obrigatórias, constituindo-se, basicamente, em espaço para a prática esportiva livre e para representações culturais;
devem ser obrigatórias, valorizadas e adaptadas ao tempo de aula e às características dos alunos;
devem ser opcionais, enfatizando-se o desenvolvimento da performance física dos alunos.
Com relação à prática desportiva durante as aulas de Educação Física escolar, considerando suas diversas vertentes e o que preconiza os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), é incorreto afirmar que:
Os jogos podem ter uma flexibilidade maior nas regulamentações, que são adaptadas em função das condições de espaço e material disponíveis, do número de participantes, entre outros;
as brincadeiras regionais, os jogos de salão, de mesa, de tabuleiro, de rua e as brincadeiras infantis de modo geral não devem ser incluídos na categoria dos jogos;
As lutas são disputas em que o(s) oponente(s) deve(m) ser subjugado(s), com técnicas e estratégias de desequilíbrio, contusão, imobilização ou exclusão de um determinado espaço na combinação de ações de ataque e defesa;
As ginásticas são técnicas de trabalho corporal que, de modo geral, assumem um caráter individualizado com finalidades diversas;
considera-se esporte as práticas em que são adotadas regras de caráter oficial e competitivo, organizadas em federações regionais, nacionais e internacionais que regulamentam a atuação amadora e a profissional.
Muitas vezes, os professores de Educação Física têm interesse em administrar baterias de testes para avaliar determinada área do desempenho motor dos alunos. Para a elaboração de baterias de teste desta natureza, não é necessário:
observar as propriedades de reprodutibilidade, validade e objetividade da medida;
analisar o esporte treinado para determinar as habilidades motoras a serem medidas;
que cada teste ou item meça, essencialmente, uma área independente do desempenho motor;
que as baterias contenham vários testes que meçam a mesma habilidade esportiva ou motora básica;
determinar procedimentos de teste exatos a serem seguidos a cada aplicação.
Na execução de testes para avaliação do desempenho do aluno, o professor de Educação Física deve estar atento à qualidade e à facilidade de execução dos mesmos. Dentre os critérios metodológicos que um teste deve possuir, está o do grau de independência que sua execução apresenta com relação ao examinador e à sua opinião pessoal. Esse critério de teste se refere à sua:
validade;
fidedignidade;
objetividade;
precisão de medida;
precisão de avaliação.
Em um programa de Educação Física, as avaliações podem ocorrer segundo diferentes perspectivas. Em uma delas, normalmente, a avaliação não envolve testes formais, sendo aplicada no decorrer do programa para a verificação e a realização dos ajustes necessários, e a outra, normalmente aplicada ao término do programa, tem a finalidade de identificar o rendimento do aluno. Essas perspectivas de avaliação se referem, respectivamente, às avaliações :
somativas e de feedback;
de feedback e formativas;
formativas e somativas;
de feedback e somativas;
somativas e formativas.
Em um programa de Educação Física, a menor unidade referente a um processo de treinamento é a sessão de treinamento, que pode ser desenvolvida em uma aula. Na sessão de treinamento, são considerados os componentes físicos do desempenho, as aptidões, a técnica e a tática esportiva, entre outros aspectos que o professor julgar importante desenvolver nos seus alunos. Estudos recomendam a divisão da sessão em três partes distintas, sendo função do professor durante a parte principal:
controlar o vestuário do aluno e os equipamentos a serem utilizados;
determinar para o aluno os objetivos da sessão;
realizar a transmissão de conhecimentos, capacidades e aptidões, verificando sua apropriação e fixação, por parte dos alunos;
realizar exercícios com função lúdica e relaxante;
avaliar os sucessos obtidos.
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