Questões de Educação Física da Associação Educacional Dom Bosco (AEDB)

Lista completa de Questões de Educação Física da Associação Educacional Dom Bosco (AEDB) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Inspiradas no momento histórico social pelo qual passou o Brasil, a partir do final da década 70 surgiram quatro grandes abordagens na Educação Física escolar, que foram:

  • A.

    psicomotora, construtivista, desenvolvimentista, crítica;

  • B.

    tecnicista, construtivista, esportivista, crítica;

  • C.

    psicomotora, crítica, biologicista, construtivista;

  • D.

    psicomotora, tecnicista, construtivista, desenvolvimentista;

  • E.

    tecnicista, biologicista, esportivista, construtivista.

Na perspectiva construtivista, a intenção é a construção do conhecimento a partir da interação do sujeito com o mundo, ou seja, uma ação sobre o mundo. Conhecer é sempre uma ação que implica esquemas de assimilação e acomodação num processo de constante reorganização. Segundo essa perspectiva, em sua prática docente, o professor de Educação Física escolar deve respeitar o universo cultural dos alunos, explorar a gama múltipla de possibilidades educativas de sua atividade lúdica e, gradativamente:

  • A.

    propor tarefas cada vez mais performáticas, com objetivo de melhorar o rendimento;

  • B.

    aumentar a intensidade da solicitação cardiopulmonar dos alunos, por meio de exercícios com alto volume;

  • C.

    orientar a prática de atividades físicas, com base no rendimento médio da turma;

  • D.

    ajustar o programa da disciplina, por meio da aplicação repetida de avaliações diagnósticas;

  • E.

    propor tarefas cada vez mais complexas e desafiadoras objetivando o desenvolvimento do conhecimento.

Quanto aos critérios de seleção e organização dos conteúdos, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) recomendam que sejam consideradas:

  • A.

    as características dos alunos, as preferências do professor e o material disponível na escola;

  • B.

    a relevância social, as características dos alunos e as especificidades da própria área;

  • C.

    as especificidades da própria área, o clima e o material disponível na escola;

  • D.

    a relevância social, as preferências do professor e a tradição da escola;

  • E.

    as características dos alunos, o clima e a tradição da escola.

De acordo com as orientações contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), quando existem na escola alunos portadores de deficiências físicas, os professores de Educação Física devem:

  • A.

    excluí-los das aulas normais, uma vez que o seu treinamento físico deve ser realizado em locais especializados;

  • B.

    inscrevê-los em turmas especiais, de acordo com a especificidade de sua deficiência;

  • C.

    dispensá-los das aulas normais e somente solicitarlhes trabalhos teóricos sobre aptidão física e esportes, evitando riscos para a saúde;

  • D.

    fazê-los compreender que suas deficiências impedem que participem das aulas normais, com o cuidado de apresentar opções de atividades alternativas;

  • E.

    fazer adaptações, criando situações que possibilitem sua participação nas aulas, garantidas as condições de segurança.

No planejamento da Educação Física escolar, há, por vezes, situações especiais com as quais o professor se depara. Uma delas diz respeito à prática da Educação Física durante um curso noturno. A esse respeito, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) recomendam que as aulas de Educação Física:

  • A.

    devem ser opcionais, pois os alunos, por serem em sua maioria trabalhadores e com idade mais avançada que os dos cursos diurnos, encontram-se provavelmente cansados;

  • B.

    devem ser opcionais, constituindo-se, basicamente, em espaço para a prática esportiva livre;

  • C.

    devem ser obrigatórias, constituindo-se, basicamente, em espaço para a prática esportiva livre e para representações culturais;

  • D.

    devem ser obrigatórias, valorizadas e adaptadas ao tempo de aula e às características dos alunos;

  • E.

    devem ser opcionais, enfatizando-se o desenvolvimento da performance física dos alunos.

Com relação à prática desportiva durante as aulas de Educação Física escolar, considerando suas diversas vertentes e o que preconiza os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), é incorreto afirmar que:

  • A.

    Os jogos podem ter uma flexibilidade maior nas regulamentações, que são adaptadas em função das condições de espaço e material disponíveis, do número de participantes, entre outros;

  • B.

    as brincadeiras regionais, os jogos de salão, de mesa, de tabuleiro, de rua e as brincadeiras infantis de modo geral não devem ser incluídos na categoria dos jogos;

  • C.

    As lutas são disputas em que o(s) oponente(s) deve(m) ser subjugado(s), com técnicas e estratégias de desequilíbrio, contusão, imobilização ou exclusão de um determinado espaço na combinação de ações de ataque e defesa;

  • D.

    As ginásticas são técnicas de trabalho corporal que, de modo geral, assumem um caráter individualizado com finalidades diversas;

  • E.

    considera-se esporte as práticas em que são adotadas regras de caráter oficial e competitivo, organizadas em federações regionais, nacionais e internacionais que regulamentam a atuação amadora e a profissional.

Muitas vezes, os professores de Educação Física têm interesse em administrar baterias de testes para avaliar determinada área do desempenho motor dos alunos. Para a elaboração de baterias de teste desta natureza, não é necessário:

  • A.

    observar as propriedades de reprodutibilidade, validade e objetividade da medida;

  • B.

    analisar o esporte treinado para determinar as habilidades motoras a serem medidas;

  • C.

    que cada teste ou item meça, essencialmente, uma área independente do desempenho motor;

  • D.

    que as baterias contenham vários testes que meçam a mesma habilidade esportiva ou motora básica;

  • E.

    determinar procedimentos de teste exatos a serem seguidos a cada aplicação.

Na execução de testes para avaliação do desempenho do aluno, o professor de Educação Física deve estar atento à qualidade e à facilidade de execução dos mesmos. Dentre os critérios metodológicos que um teste deve possuir, está o do grau de independência que sua execução apresenta com relação ao examinador e à sua opinião pessoal. Esse critério de teste se refere à sua:

  • A.

    validade;

  • B.

    fidedignidade;

  • C.

    objetividade;

  • D.

    precisão de medida;

  • E.

    precisão de avaliação.

Em um programa de Educação Física, as avaliações podem ocorrer segundo diferentes perspectivas. Em uma delas, normalmente, a avaliação não envolve testes formais, sendo aplicada no decorrer do programa para a verificação e a realização dos ajustes necessários, e a outra, normalmente aplicada ao término do programa, tem a finalidade de identificar o rendimento do aluno. Essas perspectivas de avaliação se referem, respectivamente, às avaliações :

  • A.

    somativas e de feedback;

  • B.

    de feedback e formativas;

  • C.

    formativas e somativas;

  • D.

    de feedback e somativas;

  • E.

    somativas e formativas.

Em um programa de Educação Física, a menor unidade referente a um processo de treinamento é a sessão de treinamento, que pode ser desenvolvida em uma aula. Na sessão de treinamento, são considerados os componentes físicos do desempenho, as aptidões, a técnica e a tática esportiva, entre outros aspectos que o professor julgar importante desenvolver nos seus alunos. Estudos recomendam a divisão da sessão em três partes distintas, sendo função do professor durante a parte principal:

  • A.

    controlar o vestuário do aluno e os equipamentos a serem utilizados;

  • B.

    determinar para o aluno os objetivos da sessão;

  • C.

    realizar a transmissão de conhecimentos, capacidades e aptidões, verificando sua apropriação e fixação, por parte dos alunos;

  • D.

    realizar exercícios com função lúdica e relaxante;

  • E.

    avaliar os sucessos obtidos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...