Lista completa de Questões de Educação Física da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando as idéias do texto acima, os padrões estéticos corporais gregos e os atuais, bem como o desenvolvimento dos conhecimentos na área de educação física relativos às políticas de saúde pública e à atuação pedagógica, julgue os itens subseqüentes.
A estética corporal grega era coerente com os princípios de uma vida saudável e reforçava a prescrição de exercícios vigorosos para a obtenção de um corpo extremamente musculoso.
Com relação a treinamento de força resistida/musculação, julgue os itens que se seguem.
O treinamento de hipertrofia se caracteriza pela execução de exercícios de baixa intensidade com períodos moderados de recuperação entre os exercícios e as séries (de 2 até 3 minutos) e com quantidades acima de 20 repetições para cada série.
Nas primeiras aulas do ano letivo, um professor de educação física verifica que suas turmas apresentam uma grande heterogeneidade, tanto de interesses como de habilidades. A proporção entre meninos e meninas é equilibrada. Existem alunos portadores de necessidades educativas especiais que estão incluídos nas turmas regulares: dois são deficientes visuais, quatro são deficientes auditivos e um aluno é cadeirante.
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir acerca de condutas adequadas do professor de educação física ao organizar o processo de ensino e aprendizagem.
Para garantir a comunicação com os alunos que têm deficiência auditiva, o professor deve ficar de frente para eles e próximo deles, evitar ter bigode, falar de forma pausada e dar exemplos práticos.
Com relação a treinamento de força resistida/musculação, julgue os itens que se seguem.
O treinamento que se refere à ação muscular realizada em velocidade angular constante e controlada denomina-se treinamento isocinético.
Julgue os itens seguintes, a respeito de conteúdos atitudinais relacionados a valores e normas acerca do corpo e da cultura corporal, que devem fazer parte tanto da elaboração do projeto político-pedagógico de uma escola na área de educação física quanto da atuação do professor na condução das atividades escolares.
O professor deve aproveitar as oportunidades para discutir com os alunos as normas construídas socialmente, refletindo sobre valores culturais e interesses associados com a determinação do que se pode ou não fazer.
Com relação a treinamento de força resistida/musculação, julgue os itens que se seguem.
Para uma pessoa idosa, na montagem de um programa de treinamento de força resistida (musculação), é recomendável a inclusão de pelo menos um exercício para todos os grandes grupos musculares.
Julgue se as estratégias metodológicas indicadas em cada um dos itens de 103 a 110 são corretas e adequadas para a operacionalização dos conteúdos da educação física escolar.
No ambiente escolar, os estudantes devem ser incentivados a participar apenas de jogos que não sejam competitivos.
Com relação a treinamento de força resistida/musculação, julgue os itens que se seguem.
Considere que um professor de educação física seja procurado por um de seus alunos que é coagulopata (hemofílico) apresentando uma prescrição de seu hematologista e de seu ortopedista, recomendando para que seja iniciado um trabalho de fortalecimento muscular com cargas leves na musculação. Atendendo às recomendações médicas prescritas para esse aluno, e entre os diversos os tipos de treinamentos de força, para um trabalho inicial de condicionamento físico, o professor poderá iniciar o programa com o treinamento excêntrico com cargas não inferiores a 90% de uma repetição máxima.
Julgue se as estratégias metodológicas indicadas em cada um dos itens de 103 a 110 são corretas e adequadas para a operacionalização dos conteúdos da educação física escolar.
O resgate e a modernização de várias técnicas ginásticas que trabalham o corpo de diferentes maneiras nas academias indicam a viabilidade de sua utilização adaptada nas escolas.
Com relação a treinamento de força resistida/musculação, julgue os itens que se seguem.
A redução da pressão sanguínea, a estimulação do fluxo sanguíneo, assim como a manutenção dos programas de exercícios físicos são alguns dos benefícios que o condicionamento aquático pode proporcionar com segurança durante a gestação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...