Lista completa de Questões de Educação Física da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca das diretrizes políticas voltadas para a construção de um sistema nacional de esporte e lazer, julgue os itens que se seguem.
Dadas as dificuldades enfrentadas pelos indivíduos que trabalham durante o dia e estudam à noite, associadas à falta de infra-estrutura física e material das escolas, recomenda-se a extinção da obrigatoriedade da educação física no período noturno.
Atualmente, um dos principais objetivos educacionais é a preparação para a cidadania, isto é, compreender a cidadania como participação social e política, adotando, no cotidiano, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças. Nas escolas, há um novo cenário, que aponta uma série de temas sociais que perpassam as disciplinas e necessitam ser abordados integradamente. A respeito desse tema, presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), julgue os itens de 103 a 114.
Devem estar presentes na educação física as noções de beleza, estética corporal e gestual, já que os alunos expressam afetos, desejos e sedução carregados de linguagens simbólicas vindas do jogo e da dança, por exemplo. Assim o professor poderá identificar situações do culto exacerbado do corpo e, com competência, discutir o tema e suas implicações.
Com referência aos fundamentos teóricos e metodológicos da recreação e do lazer e aos significados desses conceitos na realidade atual, julgue os itens seguintes.
Programas sociais destinados ao público infantil não devem ser transformados em mero espaço de recreação, pois correm o risco de se afastar do ideal pedagógico para se dedicarem somente à vivência prazerosa dos diversos elementos que compõem a cultura infantil.
Atualmente, um dos principais objetivos educacionais é a preparação para a cidadania, isto é, compreender a cidadania como participação social e política, adotando, no cotidiano, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças. Nas escolas, há um novo cenário, que aponta uma série de temas sociais que perpassam as disciplinas e necessitam ser abordados integradamente. A respeito desse tema, presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), julgue os itens de 103 a 114.
O aprender a fazer, o aprender a conhecer, o aprender a conviver e o aprender a ser são pilares que orientam várias concepções de educação nos dias de hoje.
Com referência aos fundamentos teóricos e metodológicos da recreação e do lazer e aos significados desses conceitos na realidade atual, julgue os itens seguintes.
As atividades de lazer contam com a vantagem de não serem influenciadas por questões socioeconômicas, distribuindo-se de forma igualitária entre os diversos segmentos da população brasileira, que têm amplo acesso aos diversos produtos culturais.
A avaliação é um componente curricular porque tem a capacidade de apontar as potencialidades e as fragilidades que ocorrem dentro da escola. Com relação a esse tema, julgue os itens a seguir.
A concepção tradicional da educação física que supervaloriza o esporte utiliza como mecanismo de avaliação a medição das capacidades físicas e das habilidades motoras.
Com referência aos fundamentos teóricos e metodológicos da recreação e do lazer e aos significados desses conceitos na realidade atual, julgue os itens seguintes.
As atividades de lazer desenvolvidas com portadores de necessidades especiais devem ser as convencionais, com algumas adaptações, e promovidas de forma a se preservar a autonomia dos participantes.
A avaliação é um componente curricular porque tem a capacidade de apontar as potencialidades e as fragilidades que ocorrem dentro da escola. Com relação a esse tema, julgue os itens a seguir.
Apesar da utilização de vários testes padronizados de desempenho físico e motor, na concepção tradicional de educação física havia espaço no processo de ensino e aprendizagem para a auto-avaliação do aluno.
Com referência aos fundamentos teóricos e metodológicos da recreação e do lazer e aos significados desses conceitos na realidade atual, julgue os itens seguintes.
No atendimento a pessoas com necessidades especiais, devese priorizar o conhecimento do indivíduo e, não, apenas, detalhes diagnósticos, ou seja, deve-se manter o foco no que a pessoa é capaz de fazer e, não, em suas limitações.
A avaliação é um componente curricular porque tem a capacidade de apontar as potencialidades e as fragilidades que ocorrem dentro da escola. Com relação a esse tema, julgue os itens a seguir.
Muitos professores de educação física, hoje, têm preferido avaliar a participação e o interesse dos alunos nas suas aulas. Isso pode ser considerado um avanço porque, ao procederem dessa forma, esses professores avaliam os dois principais domínios do comportamento humano: o motor e o cognitivo.
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