Questões de Educação Física da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Educação Física da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca dos jogos olímpicos da era moderna, julgue os itens que se seguem.

Idealizados e organizados pelo Barão Pierre de Coubertin, a primeira versão dos jogos olímpicos modernos ocorreu em 1896, e teve como lema “o importante é competir”.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos jogos olímpicos da era moderna, julgue os itens que se seguem.

Os jogos olímpicos não foram interrompidos nem mesmo durante a Segunda Guerra mundial, devido à sua importância cultural.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos jogos olímpicos da era moderna, julgue os itens que se seguem.

Os jogos olímpicos são considerados um dos eventos humanos de maior mobilidade social do planeta; por isso, várias nações participantes se utilizam deles como forma de propaganda econômica e política.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos jogos olímpicos da era moderna, julgue os itens que se seguem.

Em função do desenvolvimento de ciências como a bioquímica, a fisiologia e a biologia do esporte, o doping tem sido menos utilizado pelos atletas, que sabem que os testes antidopings são cada vez mais precisos e que a deteção positiva de doping poderá ter como consequência o banimento do atleta do esporte.

  • C. Certo
  • E. Errado

No Brasil, em 1996, o Ministério do Esporte criou o Programa Esporte Educacional, com o objetivo de, por meio do esporte, auxiliar o desenvolvimento integral do indivíduo, sua socialização e sua formação para a cidadania. Com relação a esse programa e seus princípios, julgue os próximos itens.

O princípio do regionalismo está relacionado com o respeito e a valorização das raízes e heranças culturais, de forma a valorizar e preservar aquelas manifestações do movimento humano que têm identidade cultural.

  • C. Certo
  • E. Errado

No Brasil, em 1996, o Ministério do Esporte criou o Programa Esporte Educacional, com o objetivo de, por meio do esporte, auxiliar o desenvolvimento integral do indivíduo, sua socialização e sua formação para a cidadania. Com relação a esse programa e seus princípios, julgue os próximos itens.

A aprendizagem das técnicas esportivas tem o mesmo nível de importância que os princípios educacionais de totalidade, coeducação, participação e cooperação, já que a técnica é a competência para executar os movimentos de forma adequada.

  • C. Certo
  • E. Errado

No Brasil, em 1996, o Ministério do Esporte criou o Programa Esporte Educacional, com o objetivo de, por meio do esporte, auxiliar o desenvolvimento integral do indivíduo, sua socialização e sua formação para a cidadania. Com relação a esse programa e seus princípios, julgue os próximos itens.

O esporte deve ser uma aferição da autossuperação com a ajuda do outro, que deve ser visto como solidário, e não como adversário.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na publicação do programa denominado Segundo Tempo (2005), do Ministério do Esporte, são apresentadas duas abordagens no ensino de esportes: a pedagogia tecnicista e a pedagogia da autonomia. Acerca dessas duas formas de ensino do esporte, julgue os itens que se seguem.

Segundo a pedagogia da autonomia, o ensino deve ser feito por meio de jogos e, na maioria das vezes, envolver também conhecimentos cognitivos, conceitos que devem ser aprendidos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na publicação do programa denominado Segundo Tempo (2005), do Ministério do Esporte, são apresentadas duas abordagens no ensino de esportes: a pedagogia tecnicista e a pedagogia da autonomia. Acerca dessas duas formas de ensino do esporte, julgue os itens que se seguem.

De acordo com a pedagogia tecnicista, os alunos devem ser ensinados primeiramente a executar as técnicas dos movimentos. O jogo é enfatizado somente depois que os alunos aprendem e se especializam nos movimentos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na publicação do programa denominado Segundo Tempo (2005), do Ministério do Esporte, são apresentadas duas abordagens no ensino de esportes: a pedagogia tecnicista e a pedagogia da autonomia. Acerca dessas duas formas de ensino do esporte, julgue os itens que se seguem.

A vantagem da pedagogia tecnicista em relação à pedagogia da autonomia é que ela leva o aprendiz a desenvolver uma técnica mais eficiente no momento do jogo.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...