Questões de Educação Física da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

Lista completa de Questões de Educação Física da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sobre as provas de lançamento e arremesso no atletismo é correto afirmar que

  • A.

    a área de queda dos objetos após o lançamento é livre.

  • B.

    a área de lançamento utilizada no dardo, disco e martelo é comum.

  • C.

    a rede de proteção, nas provas de disco e martelo, é aberta somente para área de queda.

  • D.

    há prevalência de atletas longilíneos e com pouca massa corporal na prova de arremesso de peso.

  • E.

    a reversão é responsável por posicionar o atleta de frente para a direção do arremesso com uma grande velocidade, aumentando a distância alcançada.

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, espera-se que no decorrer do ensino médio, as seguintes competências sejam desenvolvidas pelos alunos nas aulas de educação física

  • A.

    conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sócio-cultural brasileiro, bem como aspectos sócio-culturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais.

  • B.

    compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito.

  • C.

    conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao País.

  • D.

    compreender o funcionamento do organismo humano, de forma a reconhecer e modificar as atividades corporais, valorizando-as como recurso para melhoria de suas aptidões físicas.

  • E.

    saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos.

Sobre a história da educação física e do esporte no Brasil, é correto afirmar que

  • A.

    o Método Alemão apresentava grande preocupação pedagógica e surgiu em um momento onde o esporte começou a ser mais valorizado pela sociedade e por interesses político-econômicos.

  • B.

    o Método Inglês privilegiava atividades ao ar livre com o uso de equipamentos simples como troncos e barras. Lutas, jogos, corridas, saltos e arremessos eram os exercícios característicos. Possuía inspiração patriótico-militar.

  • C.

    o Método Calistênico, proposto por Gaulhofer e Streicher (1920), enfatizava os movimentos naturais. Exclui exercícios que forcem as articulações e músculos em movimentos e postura antinaturais. Surgiu como uma reação a padronização e artificialização dos movimentos ginásticos que eram empregados.

  • D.

    o Método Natural Austríaco objetivava o desenvolvimento corporal e a manutenção das funções orgânicas e da aptidão física. Sua utilização inicial foi de cunho militar. Incluía nas aulas os jogos, flexionamentos, exercícios educativos, aplicações (andar, correr, saltar, trepar, lançar e receber, transportar, atacar e defender), esportes individuais e coletivos.

  • E.

    o Modelo Educação Física Desportiva Generalizada valorizava as atividades esportivas como conteúdo das aulas de educação física escolar. Objetivava a iniciação em diferentes esportes e destacava o prazer de jogar. Uma aula típica consistia de aquecimento (marchas e corridas); flexibilidade e fortalecimento muscular; exercícios de agilidade com obstáculos; e prática de atividades esportivas (gestos esportivos ou jogo).

A partir da observação e análise do movimento dos alunos, o professor pode intervir com qualidade, visando, por exemplo, corrigir um movimento inadequado. Mas para que esta observação seja feita com qualidade é necessário que o professor posicione-se adequadamente em relação ao plano e eixo de execução de um movimento. Sobre o movimento e seu plano ou eixo delimitação do corpo humano, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O movimento de adução do braço ao lado do tronco e realizado no eixo antero-posterior.

( ) O movimento de extensão de quadril é realizado no plano transverso.

( ) O movimento de flexão do cotovelo é realizado no plano sagital.

( ) O movimento de rotação medial do braço e realizado no eixo látero-lateral.

A sequência está correta em

  • A.

    V, V, F, F

  • B.

    F, V, V, F

  • C.

    V, F, V, F

  • D.

    V, F, F, V

  • E.

    F, V, F, V

“Criado há mais de 120 anos, _______________ é um esporte em constante evolução. As técnicas básicas existem desde a criação do Instituto Kodokan por Jigoro Kano, em 1882, mas a forma como são aplicadas vem sendo adaptada e alterada ao longo das décadas em função do estilo e das características físicas de cada lutador e também das lições transmitidas por seus mestres.” Assinale a alternativa que completa corretamente a assertiva anterior.

  • A.

    o karatê

  • B.

    a capoeira

  • C.

    o judô

  • D.

    o taekwondo

  • E.

    o sumô

“Os dedos são dobrados de maneira que as pontas mal toquem a palma da mão. O polegar também é dobrado. Toda a superfície da palma da mão é dirigida num ataque potente contra o rosto do oponente.” No karatê, a descrição se refere a

  • A.

    Washide (mão bico-de-águia).

  • B.

    Kumade (mão-de-urso).

  • C.

    Haishu (dorso da mão).

  • D.

    Nukite (mão ponta de lança).

  • E.

    Shuto (mão em espada).

O árbitro anunciará ippon quando, em sua opinião, uma técnica aplicada atender aos seguintes critérios, EXCETO:

  • A.

    Quando um competidor, com controle, projetar o adversário nitidamente sobre suas costas, com considerável força e velocidade.

  • B.

    Quando um competidor imobilizar com ossae-komi seu oponente, que durante 25 segundos posteriores ao anúncio de ossae-komi, não consegue se livrar do golpe.

  • C.

    Quando um competidor desistir, batendo duas ou mais vezes com sua mão ou pé, ou disser “maitta”, em geral, como resultado de uma técnica de ossae-komi, shime-waza ou kansetsu-waza.

  • D.

    Quando um competidor demonstrar pela fisionomia algum tipo de impedimento de execução do golpe como, por exemplo, um ippon-seoi devido a um mal estar súbito durante a competição.

  • E.

    Quando um competidor ficar incapacitado pelo efeito de um shime-waza ou kansetsu-waza.

“A ________________ é o movimento básico da capoeira. É um movimento de pernas, no ritmo do toque, que lembra uma dança. A movimentação dos pés do capoeirista, durante o referido movimento, segue o traçado de um triângulo imaginário no chão.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmação anterior.

  • A.

    movimentação dos braços

  • B.

    ginga

  • C.

    dança

  • D.

    rondada

  • E.

    cabeçada

“É um golpe praticado nas duas modalidades de capoeira. Neste movimento, o capoeirista sai da ginga, abaixase até o solo, onde apoia as duas mãos, e desfere um giro com a perna de trás, arremessando-a na altura do tronco ou do rosto do adversário, acertando-o com o calcanhar. Esse giro é executado sobre a perna de base, como se fosse um compasso. Durante todo o movimento, a cabeça se encontra entre os braços, os olhos atentos ao adversário.” Trata-se de

  • A.

    armada.

  • B.

    meia-lua de compasso.

  • C.

    chapa de costas.

  • D.

    au.

  • E.

    cocorinha.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...