Lista completa de Questões de Educação Física da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre as provas de lançamento e arremesso no atletismo é correto afirmar que
a área de queda dos objetos após o lançamento é livre.
a área de lançamento utilizada no dardo, disco e martelo é comum.
a rede de proteção, nas provas de disco e martelo, é aberta somente para área de queda.
há prevalência de atletas longilíneos e com pouca massa corporal na prova de arremesso de peso.
a reversão é responsável por posicionar o atleta de frente para a direção do arremesso com uma grande velocidade, aumentando a distância alcançada.
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, espera-se que no decorrer do ensino médio, as seguintes competências sejam desenvolvidas pelos alunos nas aulas de educação física
conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sócio-cultural brasileiro, bem como aspectos sócio-culturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais.
compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito.
conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao País.
compreender o funcionamento do organismo humano, de forma a reconhecer e modificar as atividades corporais, valorizando-as como recurso para melhoria de suas aptidões físicas.
saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos.
Sobre a história da educação física e do esporte no Brasil, é correto afirmar que
o Método Alemão apresentava grande preocupação pedagógica e surgiu em um momento onde o esporte começou a ser mais valorizado pela sociedade e por interesses político-econômicos.
o Método Inglês privilegiava atividades ao ar livre com o uso de equipamentos simples como troncos e barras. Lutas, jogos, corridas, saltos e arremessos eram os exercícios característicos. Possuía inspiração patriótico-militar.
o Método Calistênico, proposto por Gaulhofer e Streicher (1920), enfatizava os movimentos naturais. Exclui exercícios que forcem as articulações e músculos em movimentos e postura antinaturais. Surgiu como uma reação a padronização e artificialização dos movimentos ginásticos que eram empregados.
o Método Natural Austríaco objetivava o desenvolvimento corporal e a manutenção das funções orgânicas e da aptidão física. Sua utilização inicial foi de cunho militar. Incluía nas aulas os jogos, flexionamentos, exercícios educativos, aplicações (andar, correr, saltar, trepar, lançar e receber, transportar, atacar e defender), esportes individuais e coletivos.
o Modelo Educação Física Desportiva Generalizada valorizava as atividades esportivas como conteúdo das aulas de educação física escolar. Objetivava a iniciação em diferentes esportes e destacava o prazer de jogar. Uma aula típica consistia de aquecimento (marchas e corridas); flexibilidade e fortalecimento muscular; exercícios de agilidade com obstáculos; e prática de atividades esportivas (gestos esportivos ou jogo).
A partir da observação e análise do movimento dos alunos, o professor pode intervir com qualidade, visando, por exemplo, corrigir um movimento inadequado. Mas para que esta observação seja feita com qualidade é necessário que o professor posicione-se adequadamente em relação ao plano e eixo de execução de um movimento. Sobre o movimento e seu plano ou eixo delimitação do corpo humano, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O movimento de adução do braço ao lado do tronco e realizado no eixo antero-posterior.
( ) O movimento de extensão de quadril é realizado no plano transverso.
( ) O movimento de flexão do cotovelo é realizado no plano sagital.
( ) O movimento de rotação medial do braço e realizado no eixo látero-lateral.
A sequência está correta em
V, V, F, F
F, V, V, F
V, F, V, F
V, F, F, V
F, V, F, V
Criado há mais de 120 anos, _______________ é um esporte em constante evolução. As técnicas básicas existem desde a criação do Instituto Kodokan por Jigoro Kano, em 1882, mas a forma como são aplicadas vem sendo adaptada e alterada ao longo das décadas em função do estilo e das características físicas de cada lutador e também das lições transmitidas por seus mestres. Assinale a alternativa que completa corretamente a assertiva anterior.
o karatê
a capoeira
o judô
o taekwondo
o sumô
Os dedos são dobrados de maneira que as pontas mal toquem a palma da mão. O polegar também é dobrado. Toda a superfície da palma da mão é dirigida num ataque potente contra o rosto do oponente. No karatê, a descrição se refere a
Washide (mão bico-de-águia).
Kumade (mão-de-urso).
Haishu (dorso da mão).
Nukite (mão ponta de lança).
Shuto (mão em espada).
O árbitro anunciará ippon quando, em sua opinião, uma técnica aplicada atender aos seguintes critérios, EXCETO:
Quando um competidor, com controle, projetar o adversário nitidamente sobre suas costas, com considerável força e velocidade.
Quando um competidor imobilizar com ossae-komi seu oponente, que durante 25 segundos posteriores ao anúncio de ossae-komi, não consegue se livrar do golpe.
Quando um competidor desistir, batendo duas ou mais vezes com sua mão ou pé, ou disser maitta, em geral, como resultado de uma técnica de ossae-komi, shime-waza ou kansetsu-waza.
Quando um competidor demonstrar pela fisionomia algum tipo de impedimento de execução do golpe como, por exemplo, um ippon-seoi devido a um mal estar súbito durante a competição.
Quando um competidor ficar incapacitado pelo efeito de um shime-waza ou kansetsu-waza.
A ________________ é o movimento básico da capoeira. É um movimento de pernas, no ritmo do toque, que lembra uma dança. A movimentação dos pés do capoeirista, durante o referido movimento, segue o traçado de um triângulo imaginário no chão. Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmação anterior.
movimentação dos braços
ginga
dança
rondada
cabeçada
É um golpe praticado nas duas modalidades de capoeira. Neste movimento, o capoeirista sai da ginga, abaixase até o solo, onde apoia as duas mãos, e desfere um giro com a perna de trás, arremessando-a na altura do tronco ou do rosto do adversário, acertando-o com o calcanhar. Esse giro é executado sobre a perna de base, como se fosse um compasso. Durante todo o movimento, a cabeça se encontra entre os braços, os olhos atentos ao adversário. Trata-se de
armada.
meia-lua de compasso.
chapa de costas.
au.
cocorinha.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...