Questões de Educação Física da FJG

Lista completa de Questões de Educação Física da FJG para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A divisão de turmas de Educação Física em grupos homogêneos, por níveis de aptidão física, favorece o ensino de habilidades motoras e contribui para criar uma atmosfera social muito mais desejável para as aulas, o que facilita a superação dos alunos no aprendizado de movimentos. Tal organização didático-pedagógica coaduna-se com a concepção de Educação Física denominada:

  • A.

    popular

  • B.

    competitivista

  • C.

    crítico-superadora

  • D.

    crítico-emancipatória

A ênfase da tendência desenvolvimentista da Educação Física está em:

  • A.

    construir o conhecimento a partir da interação do sujeito com o mundo, o que implica desenvolvimento de esquemas de assimilação e acomodação, num processo de constante reorganização

  • B.

    selecionar e desenvolver conteúdos que propiciem uma melhor leitura da realidade social pelos(as) alunos(as), possibilitando, assim, sua inserção transformadora nessa realidade

  • C.

    oferecer experiências de movimento adequadas ao nível de crescimento e desenvolvimento dos(as) alunos(as), visando à aprendizagem de habilidades motoras

  • D.

    promover o desenvolvimento cognitivo, afetivo e psicomotor da criança, buscando garantir a formação integral dos(as) alunos(as)

Responda às questões de números 13, 14 e 15, considerando a situação abaixo descrita.

Na escola X, as aulas de Educação Física têm 50 minutos de duração, são ministradas duas vezes por semana, as turmas são compostas por 40 alunos em média e o programa do 1º bimestre da 7ª série foi estruturado da seguinte maneira:

O (a) professor(a) organizou os elementos `Atletismo´, ´Lançamento do Disco` e `Salto Dorsal (Fosbury Flop)´, respectivamente, nos seguintes planos:

  • A.

    de curso, de unidade e de aula

  • B.

    de curso, de aula e de unidade

  • C.

    de unidade, de aula e de curso

  • D.

    de unidade, de curso e de aula

Responda às questões de números 13, 14 e 15, considerando a situação abaixo descrita.

Na escola X, as aulas de Educação Física têm 50 minutos de duração, são ministradas duas vezes por semana, as turmas são compostas por 40 alunos em média e o programa do 1º bimestre da 7ª série foi estruturado da seguinte maneira:

O objetivo de ensino proposto pela equipe de Educação Física foi:

  • A.

    consolidado pela progressão pedagógica das técnicas do Atletismo

  • B.

    dificultado pelo reduzido tempo destinado à prática das técnicas do Atletismo

  • C.

    favorecido pela pluralidade de técnicas de atletismo apresentadas aos(às) alunos(as)

  • D.

    prejudicado pela aplicação de uma prova prática de atletismo no final do bimestre

Responda às questões de números 13, 14 e 15, considerando a situação abaixo descrita.

Na escola X, as aulas de Educação Física têm 50 minutos de duração, são ministradas duas vezes por semana, as turmas são compostas por 40 alunos em média e o programa do 1º bimestre da 7ª série foi estruturado da seguinte maneira:

A prova prática realizada após o ensino das modalidades de Atletismo constitui:

  • A.

    uma medida

  • B.

    uma avaliação somativa

  • C.

    uma avaliação formativa

  • D.

    um instrumento de medida

Organizando um evento no qual os alunos apresentarão o que aprenderam ao longo da unidade didática 'Dança', um(a) professor(a) de Educação Física que adota a concepção de aulas abertas assume a seguinte postura:

  • A.

    cria uma coreografia e a apresenta para os(as) alunos(as)

  • B.

    pede aos(às) melhores alunos(as) que montem uma coreografia

  • C.

    discute com os(as) alunos(as) e com eles(as) elabora uma coreografia

  • D.

    contrata um(a) coreógrafo(a) para montar um espetáculo como prêmio

Um grupo de alunos(as), iniciantes em voleibol, apresenta dificuldade na execução do saque por baixo, pois a bola não chega à quadra adversária. Para ajudar os(as) alunos(as) na realização do movimento, o(a) professor(a) deve pedir-lhes que:

  • A.

    empreguem mais força na execução do saque

  • B.

    aumentem o arco do movimento descrito pela mão

  • C.

    flexionem o cotovelo no momento de bater na bola

  • D.

    desacelerem o movimento do braço instantes antes de bater na bola

Considere a descrição abaixo de uma aula de Educação Física ministrada para uma turma da 8a série do ensino fundamental e responda às questões de números 18 e 19.

OBJETIVO DA AULA: realizar corretamente a técnica da corrida de velocidade. Exercício de aquecimento (5 minutos); estafetas de corrida (10 minutos); tiros de 100m a 90% da velocidade máxima (20 minutos); educativos de corrida (coordenação) (10 minutos); debate sobre as atividades realizadas (5 minutos).

O sistema de produção de energia que prepondera nessa aula é o:

  • A.

    aeróbio

  • B.

    ADP-CP

  • C.

    anaeróbio lático

  • D.

    anaeróbio alático

Considere a descrição abaixo de uma aula de Educação Física ministrada para uma turma da 8a série do ensino fundamental e responda às questões de números 18 e 19.

OBJETIVO DA AULA: realizar corretamente a técnica da corrida de velocidade. Exercício de aquecimento (5 minutos); estafetas de corrida (10 minutos); tiros de 100m a 90% da velocidade máxima (20 minutos); educativos de corrida (coordenação) (10 minutos); debate sobre as atividades realizadas (5 minutos).

Tomando como referência o processo de aprendizagem motora, o alcance do objetivo da aula seria facilitado se:

  • A.

    o aquecimento fosse suprimido

  • B.

    o tempo para o debate sobre as atividades fosse maior

  • C.

    as estafetas fossem realizadas após os tiros de 100m

  • D.

    exercícios educativos fossem realizados após os de aquecimento

Suponha uma situação em que um(a) aluno(a), saudável, numa das primeiras aulas do dia, reclame de tonteira extrema e enjôo por não ter tomado café da manhã, caracterizando um quadro de hipoglicemia,. Nesse caso, o(a) professor(a) de Educação Física, atento à integridade física de seus(uas) alunos(as), idealmente, deve:

  • A.

    interromper a atividade do (a) aluno (a) e administrar-lhe açúcar

  • B.

    pedir que o(a) aluno(a) reduza a intensidade da atividade e continue na aula

  • C.

    interromper a atividade do(a) aluno(a), observálo e, imediatamente, fazê-lo retornar

  • D.

    deixar o(a) aluno(a) descansar, fazê-lo(a) beber água e voltar imediatamente à atividade

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...