Lista completa de Questões de Educação Física da Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Educação Física - Geral - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
Na construção de um projeto político-pedagógico para a Educação Física, se faz presente uma intenção política em determinada direção e uma ação pedagógica que permitam a reflexão sobre a ação do sujeito em um determinado momento histórico capaz de dar conta de explicações pedagógicas, configurando-se pedagogias emergentes. Essa reflexão pedagógica tem características específicas classificadas como
política, pedagógica e emergente.
emergente, crítico-superadora e pedagógica.
pedagógica, diagnóstica e teleológica.
diagnóstica, judicativa e teleológica.
Educação Física - Geral - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
O esporte, como conquista cultural e patrimônio da humanidade, deve ser transmitido, na escola, como conteúdo nas aulas de Educação Física, numa perspectiva
transformadora, fundamentada em valores educativos.
afetiva, fundada em valores midiáticos.
participativa e reprodutiva dos valores técnicos.
privilegiada nos princípios e valores de sobrepujar.
Educação Física - Geral - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
O ensino da dança, nas aulas de Educação Física, na Escola, deve ser considerado como uma expressão representativa de diversos aspectos da vida humana, podendo ser um tipo de linguagem corporal que permite a transmissão de
sentimentos e emoções de afetividade.
gestos técnicos.
produção acrobática.
espaço e tensão.
Educação Física - Geral - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
Na Escola, o aluno deve aprender que o homem não nasceu pulando, saltando, nem arremessando. Essas habilidades foram construídas em determinadas épocas históricas como respostas às necessidades humanas e podem ser trabalhadas nas atividades produtivas da história da humanidade como
ludicidade, criatividade e linguagem.
brincadeira, educação e poder.
criatividade, linguagem e poder.
linguagem, trabalho e poder.
Educação Física - Geral - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
Para Kunz, o ensino centrado no aluno possibilita que ele participe como sujeito responsável por todo o processo. Essa concepção é chamada de
ensino aberto às experiências.
cultura corporal.
aulas abertas.
crítico-superadora.
Educação Física - Geral - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
A Educação Física como disciplina curricular deve tratar da cultura corporal no seu sentido mais amplo, proporcionando ao aluno consciência crítica para o exercício da cidadania no cumprimento de posicionamentos éticos. Portanto, as aulas devem ser num ambiente em que os alunos tenham condições de usufruir dos
jogos, esportes, performance, lutas e ginásticas em benefício da melhoria da qualidade de vida e do estilo de vida.
jogos, esportes, rendimento, lutas e ginásticas em benefício do exercício e da qualidade de vida.
jogos, esportes, danças, lutas e ginásticas em benefício do exercício crítico da cidadania e da melhor qualidade de vida.
jogos, esportes, danças, musculação e ginásticas em benefício do exercício crítico da cidadania e do estilo de vida.
Educação Física - Geral - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
O conhecimento e aprendizagem que trata do ensino anatômico, fisiológico e biológico ajudam o aluno no autogerenciamento das atividades corporais. Dessa forma, esse conhecimento, em conjunto, possibilita ao aluno
compreender o funcionamento do organismo humano, de forma a reconhecer e modificar as atividades corporais, valorizando-as como recurso para melhoria de suas aptidões físicas.
demonstrar autonomia na elaboração de atividades corporais, assim como a capacidade para discutir e modificar regras, reunindo elementos de várias manifestações de movimento.
compreender as diferentes manifestações da cultura corporal, reconhecendo e valorizando as diferenças de desempenho, linguagem e expressão.
participar de atividades em grandes e pequenos grupos, compreendendo as diferenças individuais e procurando colaborar para que o grupo possa atingir os objetivos a que se propôs.
Educação Física - Geral - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
A Pedagogia do Esporte que trata do treinamento num pensamento complexo transcende o ato de treinar, ampliando para o que
treinar, quando aperfeiçoar e como sistematização.
aprofundar na sistematização do conhecimento.
treinar, quando treinar, como treinar e para que treinar.
aprofundar no treinamento e como aperfeiçoar.
Educação Física - Geral - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
A atividade desportiva demonstra que, para atingir um nível elevado, é preciso organização, planejamento e sistematização do treinamento, durante um longo período. Para facilitar o entendimento do treinamento especializado, planejado e sistematizado, dividiu-se as fases em três: treinamento especializado nível I, treinamento especializado nível II e treinamento especializado nível III. O nível I corresponde à etapa
da organização na modalidade escolhida e dos fatores que relacionam o treinamento com o crescimento e o desenvolvimento.
do ensino médio, a qual atende alunos/atletas entre 15 e 17 anos, que estão passando pela segunda idade puberal.
do ensino fundamentado na técnica e tática do treinamento que mobiliza o máximo de suas capacidades competitivas
ensino fundamentado na técnica e tática do treinamento que mobiliza o máximo de suas capacidades competitivas
Educação Física - Geral - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
O jogo representa significados em função do espaço, número de participantes, tempo, materiais utilizados, entre outros, sendo uma maneira criativa de praticar ações e relações. Na Cultura Corporal, jogos se mostram como sendo
recreativos, lúdicos e esportivos.
cooperativos, esportivos e competitivos.
lúdicos, esportivos e competitivos.
competitivos, cooperativos e recreativos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...