Lista completa de Questões de Educação Física da Fundação Guimarães Rosa (FGR) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com referência ao tema lazer e educação física, dentro de uma perspectiva atual, é CORRETO afirmar que:
O mercado, hoje, não impõe um modelo de beleza. Valorizam o corpo desconsiderando o status e o poder, não frustrando os que não conseguem se aproximar do modelo de beleza corporal preestabelecido pela mídia.
O mercado, hoje, impõe um modelo de beleza. Esse modelo é disseminado principalmente pelos meios de comunicação de massa (TV, rádio, revistas, jornais) que valorizam o corpo belo que tem status e poder, frustrando os que não conseguem se aproximar do modelo de beleza corporal preestabelecido em nosso meio.
O mercado, hoje, impõe um modelo de beleza, mas não utiliza a mídia para disseminar este modelo de beleza, não frustrando, assim, os que não conseguem se aproximar do modelo de beleza corporal preestabelecido em nosso meio.
O mercado, hoje, não impõe um modelo de beleza, objetivando unicamente a saúde fisiológica e a divulgação dos bons hábitos de vida, como a prática regular de atividade física e reeducação alimentar.
Dentro do contexto da Educação e Lazer, referente ao tema EDUCAR PELO LAZER e EDUCAR PARA O LAZER, marque a alternativa CORRETA:
Educar pelo lazer significa pensar o lazer enquanto objeto da minha ação educacional utilizando-o como fim educacional, sendo o lazer, o meu objetivo, em si. Educar para o lazer significa pensar o lazer enquanto veículo privilegiado de educação e utilizá-lo como meio educacional.
Educar pelo lazer significa pensar o lazer enquanto veículo privilegiado de educação e utilizá-lo como meio educacional. Educar para o lazer significa pensar o lazer enquanto objeto da minha ação educacional utilizando-o como fim educacional, contudo, não sendo o lazer, o meu objetivo, em si.
Educar pelo lazer significa pensar o lazer enquanto veículo privilegiado de educação e utilizá-lo como meio educacional. Educar para o lazer significa pensar o lazer enquanto objeto da minha ação educacional utilizando-o como fim educacional, sendo o lazer, o meu objetivo, em si.
Educar pelo lazer significa pensar o lazer enquanto veículo privilegiado de educação não utilizando este como meio educacional e sim como uma atividade isolada. Educar para o lazer significa pensar o lazer enquanto objeto da minha ação educacional utilizando-o como fim educacional, sendo o lazer, o meu objetivo, em si.
Com relação ao contexto da Educação e Lazer, referente às possibilidades de vivência no lazer, podemos citar as físico esportivas, artístico manuais, intelectuais, sociais e turístico ambientais. Com relação às intelectuais, é CORRETO afirmar que:
São vivências caracterizadas por atividades físicas e esportivas, de forma geral.
São vivências caracterizadas pelas atividades artísticas.
Tem como característica a perspectiva do turismo e do meio ambiente, pois estas desenvolvem os aspectos intelectuais.
Parte da premissa de que é necessário um aprendizado, ou ações educativas que podem desenvolver o nível cognitivo e intelectual do aluno.
No Brasil, as modalidades de ensino são a Educação Básica e a Educação Superior. Com relação à Educação Física, é CORRETO afirmar:
O seu principal objetivo é qualificar o docente, assegurando desta forma, ao educando, a formação comum indispensável para o exercício da cidadania, fornecendo-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos superiores.
O seu principal objetivo é desenvolver o educando, assegurando-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania, fornecendo-lhe meios para progredir no trabalho, desprezando a possibilidade do discente desenvolver estudos superiores.
O seu principal objetivo é desenvolver o educando para o aprendizado profissionalizante, assegurando-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania, fornecendo-lhe meios para progredir no trabalho.
O seu principal objetivo é desenvolver o educando, assegurando-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania, fornecendo-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos superiores.
No Brasil, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, durante muito tempo, denominou creche ao equipamento educacional que atendia crianças de 0 a 3 anos, e de Pré-escola ao que atendia crianças de 4 a 6 anos. Medidas legais modificaram o atendimento das crianças na pré-escola. Após a aprovação, pelo Senado, em 5 de janeiro de 2006, do projeto de Lei 144/2005, devem estar obrigatoriamente matriculados no primeiro ano do Ensino Fundamental:
Alunos com seis anos de idade.
Alunos com cinco anos de idade.
Alunos até dez anos de idade.
Alunos com qualquer idade, desde que com motivação fundamentada.
Com relação ao Ensino Fundamental, é CORRETO afirmar que:
Atualmente, o Ensino Fundamental tem a duração de, no mínimo, oito anos, sendo a matrícula obrigatória para todas as crianças com idade entre seis e quatorze anos. A obrigatoriedade da matrícula, nessa faixa etária, implica na responsabilidade conjunta: dos pais ou responsáveis, pela matrícula dos filhos; do Estado, pela garantia de vagas nas escolas públicas; da sociedade, por fazer valer a própria obrigatoriedade.
Atualmente, o Ensino Fundamental tem a duração de, no mínimo, nove anos, sendo a matrícula obrigatória para todas as crianças com idade entre seis e quatorze anos. A obrigatoriedade da matrícula, nessa faixa etária, implica na responsabilidade conjunta: dos pais ou responsáveis, pela matrícula dos filhos; do Estado, pela garantia de vagas nas escolas públicas; da sociedade, por fazer valer a própria obrigatoriedade.
Atualmente, o Ensino Fundamental tem a duração de, no mínimo, nove anos, sendo a matrícula obrigatória para todas as crianças com idade entre seis e treze anos. A obrigatoriedade da matrícula, nessa faixa etária, implica na responsabilidade conjunta: dos pais ou responsáveis, pela matrícula dos filhos; do Estado, pela garantia de vagas nas escolas públicas; da sociedade, por fazer valer a própria obrigatoriedade.
Atualmente, o Ensino Fundamental tem a duração de, no mínimo, nove anos, sendo a matrícula obrigatória para todas as crianças com idade entre seis e treze anos. A obrigatoriedade da matrícula, nessa faixa etária, implica na responsabilidade conjunta: dos pais ou responsáveis, pela matrícula dos filhos; do Estado, pela garantia de vagas nas escolas públicas, dentro da disponibilidade; da sociedade, por fazer valer a própria obrigatoriedade.
Relacionado a presença das aulas de Educação Física em todos os níveis da Educação Básica, marque a alternativa INCORRETA.
A Educação Física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da Educação Básica, ajustando-se às faixas etárias e as condições da população escolar, facultativa nos cursos noturnos.
Um grande avanço proporcionado pela nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional no Ensino da Educação Física é a inserção curricular na Educação Infantil.
A Educação Física será componente curricular no horário noturno, se a escola quiser, e o aluno frequentará estas aulas quando desejar.
A Educação Física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular da Educação Básica, ajustando-se às faixas etárias e as condições da população escolar, sendo facultativa nos cursos noturnos.
Em referência à abordagem que versa sobre a presença da Educação Física no ensino Superior, com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional no Ensino da Educação Física, é CORRETO afirmar:
Há referência sobre a Educação Física no Ensino Superior, considerando sua importância na formação do futuro profissional.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional no Ensino da Educação Física possui um capítulo exclusivo para tratar sobre o assunto, sendo este ensino, facultativo no nível superior.
Não há nenhuma referência na Lei citada, sobre a Educação Física no Ensino Superior, tendo a Educação Física, de fato, sofrido uma exclusão sumária, ou seja, uma exclusão simples, sem maiores formalidades.
É facultativo apenas nos cursos noturnos.
Em referência à Cultura Corporal de Movimento, é CORRETO afirmar que:
No âmbito da Educação Física, a Cultura Corporal de Movimento não pode ser considerada conhecimento produzido historicamente, pois o conhecimento só pode ser transmitido através das disciplinas exatas.
O trabalho na área de Educação Física não possui nenhuma relação com as concepções sócios culturais de corpo e movimento.
A cultura Corporal do Movimento não pode ser reproduzida e transformada em benefício do exercício crítico da cidadania, ou seja, na formação do cidadão.
No âmbito da Educação Física, a Cultura Corporal de Movimento pode ser considerada conhecimento produzido historicamente. Todo o conhecimento que o homem, ao longo de sua existência, acumulou com relação ao corpo em movimento (sejam as danças, as lutas, os esportes, as ginásticas, os jogos ou brincadeiras).
No âmbito da Educação Física, a Cultura Corporal de Movimento apresenta conteúdos específicos. São conteúdos da Cultura Corporal de Movimento, EXCETO:
Lazer.
Ginástica.
Jogos e Brincadeiras.
Dança e Atividades expressivas.
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