Questões de Educação Física da Fundação Guimarães Rosa (FGR)

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Com referência ao tema lazer e educação física, dentro de uma perspectiva atual, é CORRETO afirmar que:

  • A.

    O mercado, hoje, não impõe um modelo de beleza. Valorizam o corpo desconsiderando o status e o poder, não frustrando os que não conseguem se aproximar do modelo de beleza corporal preestabelecido pela mídia.

  • B.

    O mercado, hoje, impõe um modelo de beleza. Esse modelo é disseminado principalmente pelos meios de comunicação de massa (TV, rádio, revistas, jornais) que valorizam o corpo belo que tem status e poder, frustrando os que não conseguem se aproximar do modelo de beleza corporal preestabelecido em nosso meio.

  • C.

    O mercado, hoje, impõe um modelo de beleza, mas não utiliza a mídia para disseminar este modelo de beleza, não frustrando, assim, os que não conseguem se aproximar do modelo de beleza corporal preestabelecido em nosso meio.

  • D.

    O mercado, hoje, não impõe um modelo de beleza, objetivando unicamente a saúde fisiológica e a divulgação dos bons hábitos de vida, como a prática regular de atividade física e reeducação alimentar.

Dentro do contexto da Educação e Lazer, referente ao tema EDUCAR PELO LAZER e EDUCAR PARA O LAZER, marque a alternativa CORRETA:

  • A.

    Educar pelo lazer significa pensar o lazer enquanto objeto da minha ação educacional utilizando-o como fim educacional, sendo o lazer, o meu objetivo, em si. Educar para o lazer significa pensar o lazer enquanto veículo privilegiado de educação e utilizá-lo como meio educacional.

  • B.

    Educar pelo lazer significa pensar o lazer enquanto veículo privilegiado de educação e utilizá-lo como meio educacional. Educar para o lazer significa pensar o lazer enquanto objeto da minha ação educacional utilizando-o como fim educacional, contudo, não sendo o lazer, o meu objetivo, em si.

  • C.

    Educar pelo lazer significa pensar o lazer enquanto veículo privilegiado de educação e utilizá-lo como meio educacional. Educar para o lazer significa pensar o lazer enquanto objeto da minha ação educacional utilizando-o como fim educacional, sendo o lazer, o meu objetivo, em si.

  • D.

    Educar pelo lazer significa pensar o lazer enquanto veículo privilegiado de educação não utilizando este como meio educacional e sim como uma atividade isolada. Educar para o lazer significa pensar o lazer enquanto objeto da minha ação educacional utilizando-o como fim educacional, sendo o lazer, o meu objetivo, em si.

Com relação ao contexto da Educação e Lazer, referente às possibilidades de vivência no lazer, podemos citar as físico esportivas, artístico manuais, intelectuais, sociais e turístico ambientais. Com relação às intelectuais, é CORRETO afirmar que:

  • A.

    São vivências caracterizadas por atividades físicas e esportivas, de forma geral.

  • B.

    São vivências caracterizadas pelas atividades artísticas.

  • C.

    Tem como característica a perspectiva do turismo e do meio ambiente, pois estas desenvolvem os aspectos intelectuais.

  • D.

    Parte da premissa de que é necessário um aprendizado, ou ações educativas que podem desenvolver o nível cognitivo e intelectual do aluno.

No Brasil, as modalidades de ensino são a Educação Básica e a Educação Superior. Com relação à Educação Física, é CORRETO afirmar:

  • A.

    O seu principal objetivo é qualificar o docente, assegurando desta forma, ao educando, a formação comum indispensável para o exercício da cidadania, fornecendo-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos superiores.

  • B.

    O seu principal objetivo é desenvolver o educando, assegurando-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania, fornecendo-lhe meios para progredir no trabalho, desprezando a possibilidade do discente desenvolver estudos superiores.

  • C.

    O seu principal objetivo é desenvolver o educando para o aprendizado profissionalizante, assegurando-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania, fornecendo-lhe meios para progredir no trabalho.

  • D.

    O seu principal objetivo é desenvolver o educando, assegurando-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania, fornecendo-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos superiores.

No Brasil, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, durante muito tempo, denominou creche ao equipamento educacional que atendia crianças de 0 a 3 anos, e de Pré-escola ao que atendia crianças de 4 a 6 anos. Medidas legais modificaram o atendimento das crianças na pré-escola. Após a aprovação, pelo Senado, em 5 de janeiro de 2006, do projeto de Lei 144/2005, devem estar obrigatoriamente matriculados no primeiro ano do Ensino Fundamental:

  • A.

    Alunos com seis anos de idade.

  • B.

    Alunos com cinco anos de idade.

  • C.

    Alunos até dez anos de idade.

  • D.

    Alunos com qualquer idade, desde que com motivação fundamentada.

Com relação ao Ensino Fundamental, é CORRETO afirmar que:

  • A.

    Atualmente, o Ensino Fundamental tem a duração de, no mínimo, oito anos, sendo a matrícula obrigatória para todas as crianças com idade entre seis e quatorze anos. A obrigatoriedade da matrícula, nessa faixa etária, implica na responsabilidade conjunta: dos pais ou responsáveis, pela matrícula dos filhos; do Estado, pela garantia de vagas nas escolas públicas; da sociedade, por fazer valer a própria obrigatoriedade.

  • B.

    Atualmente, o Ensino Fundamental tem a duração de, no mínimo, nove anos, sendo a matrícula obrigatória para todas as crianças com idade entre seis e quatorze anos. A obrigatoriedade da matrícula, nessa faixa etária, implica na responsabilidade conjunta: dos pais ou responsáveis, pela matrícula dos filhos; do Estado, pela garantia de vagas nas escolas públicas; da sociedade, por fazer valer a própria obrigatoriedade.

  • C.

    Atualmente, o Ensino Fundamental tem a duração de, no mínimo, nove anos, sendo a matrícula obrigatória para todas as crianças com idade entre seis e treze anos. A obrigatoriedade da matrícula, nessa faixa etária, implica na responsabilidade conjunta: dos pais ou responsáveis, pela matrícula dos filhos; do Estado, pela garantia de vagas nas escolas públicas; da sociedade, por fazer valer a própria obrigatoriedade.

  • D.

    Atualmente, o Ensino Fundamental tem a duração de, no mínimo, nove anos, sendo a matrícula obrigatória para todas as crianças com idade entre seis e treze anos. A obrigatoriedade da matrícula, nessa faixa etária, implica na responsabilidade conjunta: dos pais ou responsáveis, pela matrícula dos filhos; do Estado, pela garantia de vagas nas escolas públicas, dentro da disponibilidade; da sociedade, por fazer valer a própria obrigatoriedade.

Relacionado a presença das aulas de Educação Física em todos os níveis da Educação Básica, marque a alternativa INCORRETA.

  • A.

    A Educação Física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da Educação Básica, ajustando-se às faixas etárias e as condições da população escolar, facultativa nos cursos noturnos.

  • B.

    Um grande avanço proporcionado pela nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional no Ensino da Educação Física é a inserção curricular na Educação Infantil.

  • C.

    A Educação Física será componente curricular no horário noturno, se a escola quiser, e o aluno frequentará estas aulas quando desejar.

  • D.

    A Educação Física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular da Educação Básica, ajustando-se às faixas etárias e as condições da população escolar, sendo facultativa nos cursos noturnos.

Em referência à abordagem que versa sobre a presença da Educação Física no ensino Superior, com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional no Ensino da Educação Física, é CORRETO afirmar:

  • A.

    Há referência sobre a Educação Física no Ensino Superior, considerando sua importância na formação do futuro profissional.

  • B.

    A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional no Ensino da Educação Física possui um capítulo exclusivo para tratar sobre o assunto, sendo este ensino, facultativo no nível superior.

  • C.

    Não há nenhuma referência na Lei citada, sobre a Educação Física no Ensino Superior, tendo a Educação Física, de fato, sofrido uma exclusão sumária, ou seja, uma exclusão simples, sem maiores formalidades.

  • D.

    É facultativo apenas nos cursos noturnos.

Em referência à Cultura Corporal de Movimento, é CORRETO afirmar que:

  • A.

    No âmbito da Educação Física, a Cultura Corporal de Movimento não pode ser considerada conhecimento produzido historicamente, pois o conhecimento só pode ser transmitido através das disciplinas exatas.

  • B.

    O trabalho na área de Educação Física não possui nenhuma relação com as concepções sócios culturais de corpo e movimento.

  • C.

    A cultura Corporal do Movimento não pode ser reproduzida e transformada em benefício do exercício crítico da cidadania, ou seja, na formação do cidadão.

  • D.

    No âmbito da Educação Física, a Cultura Corporal de Movimento pode ser considerada conhecimento produzido historicamente. Todo o conhecimento que o homem, ao longo de sua existência, acumulou com relação ao corpo em movimento (sejam as danças, as lutas, os esportes, as ginásticas, os jogos ou brincadeiras).

No âmbito da Educação Física, a Cultura Corporal de Movimento apresenta conteúdos específicos. São conteúdos da Cultura Corporal de Movimento, EXCETO:

  • A.

    Lazer.

  • B.

    Ginástica.

  • C.

    Jogos e Brincadeiras.

  • D.

    Dança e Atividades expressivas.

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