Questões de Educação Física da Instituto Federal do Ceará (IFCE / CEFET CE)

Lista completa de Questões de Educação Física da Instituto Federal do Ceará (IFCE / CEFET CE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Julgue as sentenças em verdadeiras (V) ou falsas (F).

I. O voleibol foi criado pelo norte-americano William George Morgan, professor de Educação Física da Associação Cristã de Moços – ACM de Massachusetts (EUA), em 1895.

II. O vôlei se tornou conhecido na América Latina, a partir de 1910, no Peru, trazido por uma missão norte-americana especializada em educação primária.

III. No Brasil, não se tem a data oficial em que esse esporte foi introduzido, o que se sabe é que chegou através da Associação Cristã de Moços (ACM) na cidade do Rio de Janeiro.

Está(ão) correta(s):

  • A. I e II.
  • B. I e III.
  • C. II e III.
  • D. apenas I.
  • E. apenas III.

O voleibol foi criado com a denominação

  • A. voleibol de quadra.
  • B. spalding.
  • C. mintonette.
  • D. peteca.
  • E. queimada.

De acordo com as regras do voleibol, a equipe que recebe o saque deve enviar a bola de volta ao campo daquele que sacou. Não é uma condição da volta da bola ao campo daquele que sacou:

  • A. na execução de cada toque, não é permitido segurar ou conduzir a bola.
  • B. dar no máximo três toques na bola.
  • C. os toques devem ser realizados por atletas alternados.
  • D. antes de a bola cruzar a rede, a equipe deve mandar a bola, necessariamente, ao levantador da equipe.
  • E. não permitir que a bola toque o solo de seu campo de jogo.

Para cada esporte, o número de atletas está determinado em suas regras específicas, assim como o número de vezes que cada treinador tem, para solicitar que o jogo seja parado, com a intenção de dar orientações a seus jogadores. A este tipo de parada, dá-se o nome de tempo solicitado. Na modalidade de voleibol, durante um jogo de cinco set’s, o número de tempos e o número de atletas, que uma equipe tem, são

  • A. 10 tempos e 11 atletas.
  • B. 5 tempos e 12 atletas.
  • C. 5 tempos e 14 atletas.
  • D. 10 tempos e 10 atletas.
  • E. 10 tempos e 12 atletas.

São fundamentos básicos do basquetebol:

  • A. saque, manchete, toque, ataque e bloqueio.
  • B. passe, drible, arremesso, lance-livre e rebote.
  • C. passe, recepção, empunhadura, arremesso, finta e drible.
  • D. passe, drible, arremesso e toque.
  • E. passe, toque, drible, arremesso, rebote e lance-livre.

No basquetebol, um jogador de posse de bola só pode movimentar-se, quicando a bola ao chão, não podendo andar segurando-a. A única situação, na qual um jogador pode dar 2 passos, segurando a bola e arremessar em direção a cesta, é

  • A. ao receber a bola.
  • B. na execução do rebote.
  • C. na execução da bandeja.
  • D. na execução da finta.
  • E. na execução do jump.

O handebol é uma modalidade desportiva criada pelo Alemão Karl Schelenz em 1919 – baseando-se em outros desportos praticados desde fins do século XIX, na Europa setentrional e no Uruguai. Atualmente, suas regras têm sido idealizadas, para amenizar ou controlar o contato físico. Quanto às regras dessa modalidade, é correto afirmar-se que

  • A. cada equipe conta com 6 jogadores, sendo um goleiro e cinco jogadores na linha, com o objetivo de marcar gol na baliza adversária.
  • B. tendo a posse da bola, o jogador tem o direito de dar apenas quatro passos.
  • C. não é permitido, a um jogador, tomar a bola de um jogador adversário, usando apenas uma mão e mantendo-a aberta.
  • D. é permitida a permanência de um jogador na área do goleiro.
  • E. é permitido bloquear um jogador adversário com o próprio corpo.

Em um projeto de iniciação à prática esportiva do handebol, que é um processo de treinamento a longo prazo, não é objetivo para uma turma de iniciantes:

  • A. desenvolver a vidades lúdicas com jogos pré-desportivos.
  • B. compreender, discutir e construir as regras aplicadas ao handebol.
  • C. estabelecer metas individuais possíveis de serem alcançadas.
  • D. atingir um desempenho técnico e tático de alto nível.
  • E. considerar o conhecimento preestabelecido para organizar as atividades.

O Professor Rubens irá treinar todos os seus alunos, de 17 anos de idade, para par ciparem de uma compe ção de atletismo. Numa de suas aulas, ele programou que as a vidades principais serão jogos de estafeta durante 20 minutos e, posteriormente, um treinamento sob a forma intervalada, em que os alunos correrão dez vezes a distância de m para aproximadamente 9 % do tempo máximo individual, com um intervalo entre as repe ç es de 4 segundos. A aula conduzida desse modo poderá preparar os alunos que correrão as provas de

  • A. 100 m rasos, pois a aula trabalha, prioritariamente, o sistema anaeróbio alá co.
  • B. 3.000 m com obstáculos, pois, nas estafetas, poderão ser trabalhados os saltos dos obstáculos.
  • C. 800 m, pois esta prova é mais adequada a adolescentes.
  • D. 400 m, pois a aula trabalha, prioritariamente, o sistema anaeróbio lático.
  • E. 5.000 m, uma vez que, na totalidade, a aula trabalha, prioritariamente, o sistema aeróbio.

O atletismo é um esporte composto por várias provas, nas quais existem atletas especialistas para cada uma delas.

I. Salto Triplo – Lançamento do Disco.

II. Lançamento de Dardo – Decathlon.

III. Ginástica de solo – Ginástica Artística.

IV. Pentatlo Moderno – Triathlon.

É(são) prova(s) de atletismo

  • A. somente IV.
  • B. somente I e IV.
  • C. somente III.
  • D. somente I e II.
  • E. I, II e IV.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...