Questões de Educação Física da Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES)

Lista completa de Questões de Educação Física da Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale a alternativa que completa corretamente o texto a seguir:

Educar as massas populares significa conquistá-las para o processo de desenvolvimento nacional e para a participação crítica no mesmo. Os interesses nacionais correspondiam aos interesses de frações dominantes, embora, ambiguamente, percebamos interesses populares também embutidos nas perspectivas nacionalistas. O populismo arvorava-se a capacidade de intermediar tanto os interesses convergentes como os interesses opostos. Assim, conquistar a “consciência crítica” implica alcançar um nível de consciência que contribua para a hegemonia de uma “moderna” classe dominante e de um projeto de reformas de base. Paulo Freire defende que a conquista da criticidade não passa (ainda) pela questão dos conflitos entre as classes sociais e, assim, não significa a busca da “consciência de classe” para os subalternos. Não se trata de engendrar a “consciência da situação histórica das classes trabalhadoras”. A conscientização, como intermediação político-pedagógica, poderia atingir todas as classes e o diálogo deveria conduzir o “entendimento geral para o desenvolvimento de todos”, da Nação. Para Freire, a Pedagogia do oprimido é aquela ________________________.

  • A.

    pedagogia que faça da opressão e de suas causas objeto de reflexão dos oprimidos, de que resultará o seu engajamento necessário na luta por uma libertação, em que esta pedagogia se fará e se refará.

  • B.

    pedagogia da obscuridade que pode ajudar uma política elitizada de dominação, pois a conscientização significa abertura à compreensão das estruturas sociais como modos de dominação e violência que pode arruinar as estruturas sociais de dominação das elites.

  • C.

    pedagogia que conduza o sujeito a um processo de interiorização para domesticar e diminuir suas tensões no intuito de evitar choques entre classes.

  • D.

    pedagogia exercida pelas lideranças (especialmente, pelos educadores) com imposições, ou seja, essas lideranças devem considerar-se “donos do saber” a ser imposto aos oprimidos.

  • E.

    pedagogia que promova um convencimento dos oprimidos a se tornarem objetos de manipulação, resultando em um “depósito” feito pelos mais sábios, evitando a criticidade pelos oprimidos.

Em exercícios de intensidade moderada a demanda energética é suprida basicamente pelo metabolismo ___________, já em exercícios realizados no domínio severo o metabolismo predominante é _________________.

As lacunas são preenchidas, correta e respectivamente, por:

  • A.

    lipídico e gorduras

  • B.

    anaeróbio e aeróbio

  • C.

    aTP-CP e aeróbio

  • D.

    aeróbio e anaeróbio

  • E.

    fosfocreatina e ATP-CP

Presença constante nas falas dos educadores, ser ético pressupõe uma carga de obrigatoriedade e compromisso para com o outro. Com a ética, instala-se no espaço escolar a necessidade de reconhecimento dos sujeitos enquanto atuantes no seu micro-universo, responsáveis pela problematização das ações e dos saberes instituídos. Para os educadores, a ética é vinculada como norteadora do comportamento dos atores, das ações e atitudes que estes praticam no ambiente escolar permitindo, assim, o diálogo constante na intencionalidade de melhor resolver os problemas educativos.

Acerca de seus conhecimentos sobre ética na escola, marque a alternativa que NÃO apresenta adequado comportamento de um professor:

  • A.

    Aceitar-se e entender-se como modelo;

  • B.

    Ser mediador;

  • C.

    Ser capaz de mobilizar os alunos para a boa ação;

  • D.

    Promover relação de indiferença entre e com os alunos;

  • E.

    Respeitar e fazer respeitar as normas da escola em que trabalha.

A atividade de primeiros socorros pressupõe o conhecimento dos sinais que o corpo emite e servem como informação para a determinação do seu estado físico. Alguns detalhes importantes sobre as funções vitais, os sinais vitais e sinais de apoio do corpo humano precisam ser compreendidos. Dentre as alternativas abaixo, marque a única alternativa que apresenta os sinais vitais que devem ser avaliados em atividades de primeiros socorros:

  • A.

    Concentração de ácido úrico, temperatura, nível de motivação e índice de fadiga;

  • B.

    Temperatura, pulso, respiração e pressão arterial;

  • C.

    Volição, pressão arterial, edemas e índice de fadiga;

  • D.

    Percepção do esforço, respiração, pulso e nível de estresse;

  • E.

    Nível de colesterol, pressão arterial, pulso e glicemia.

Assinale a alternativa que apresenta patologias associadas à obesidade abdominal:

  • A.

    Diabetes, meningite, sarampo;

  • B.

    Hipertensão, diabetes, cólera;

  • C.

    Resistência insulínica, hipertensão, aterosclerose;

  • D.

    Esquistossomose, resistência insulínica, diabetes;

  • E.

    Aterosclerose, diabetes, úlcera de bauru.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...