Lista completa de Questões de Educação Física da Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Educação Física - Geral - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
A noção de desenvolvimento está atrelada a um contínuo de evolução, em que nós caminharíamos ao longo de todo o ciclo vital. Essa evolução, nem sempre linear, se dá em diversos campos da existência, tais como afetivo, cognitivo, social e motor. Este caminhar contínuo não é determinado apenas por processos de maturação biológicos ou genéticos. O meio (e por meio entenda-se algo muito amplo, que envolve cultura, sociedade, práticas e interações) é fator de máxima importância no desenvolvimento humano. De acordo com a teoria do desenvolvimento de Piaget, é correto afirmar que:
I. dá ênfase ao caráter construtivo, ou seja, das construções realizadas pelo sujeito;
II. a construção do conhecimento ocorre quando acontecem ações físicas ou mentais sobre objetos que, provocando o desequilíbrio, resultam em assimilação ou, acomodação e assimilação dessas ações e, assim, em construção de esquemas ou conhecimento. Em outras palavras, uma vez que a criança não consegue assimilar o estímulo, ela tenta fazer uma acomodação e após, uma assimilação e o equilíbrio é, então, alcançado;
III. o desenvolvimento cognitivo é um processo de sucessivas mudanças qualitativas e quantitativas das estruturas cognitivas derivando cada estrutura de estruturas precedentes. Ou seja, o indivíduo constrói e reconstrói continuamente as estruturas que o tornam cada vez mais apto ao equilíbrio. Essas construções seguem um padrão dividido em estágios que seguem idades mais ou menos determinadas.
Estão corretas:
Apenas I
Apenas I e II
Apenas II e III
Apenas I e III
I, II e III
Educação Física - Geral - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
Ana foi até um restaurante de fast-food para fazer um lanche e comprou os seguintes alimentos: um sanduíche (590 kcal); 600 ml de refrigerante (233 kcal); um shake de morango (462 kcal). Sabe-se que Ana tem um consumo máximo de oxigênio de 50 ml/ kg/min e tem uma massa corporal de 40 kg. Calcule o tempo necessário para Ana gastar todas as calorias consumidas neste lanche ao se exercitar a 50% do seu consumo máximo de oxigênio.
(Dados: 1 litro de oxigênio consumido = 5 kcal)
2 minutos;
60 minutos;
3856 minutos;
50 minutos;
257 minutos.
Educação Física - Geral - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
acordo com seus conhecimentos em Anatomia humana, marque (V) para verdadeiro e (F) para falso:
( ) As funções do tecido muscular incluem: produção de movimentos corporais, estabilização das posturas corporais, regulação do volume dos órgãos, movimento de substâncias dentro do corpo e produção de calor.
( ) Agonistas são os músculos principais que são ativados num dado movimento específico; eles se contraem ativamente para produzir movimento. Antagonistas são músculos que se opõem à ação dos agonistas; quando o agonista se contrai, o antagonista relaxa progressivamente produzindo um movimento suave.
( ) Quanto aos tipos, temos: músculos estriados esqueléticos, localizados nos vasos sanguíneos, vias aéreas e maioria dos órgãos da cavidade abdominopélvica, sendo de ação involuntária controlada pelo sistema nervoso autônomo; músculos lisos, que contraem- se por influência da nossa vontade, ou seja, são voluntários; músculo estriado cardíaco representa a arquitetura cardíaca; é um músculo estriado, porém involuntário.
( ) Em contrações concêntricas o músculo se encurta e traciona outra estrutura, reduzindo o ângulo de uma articulação. Em contrações excêntricas há aumento do comprimento total do músculo.
( ) As funções do sistema esquelético incluem: sustentação do organismo (apoio para o corpo), proteção de estruturas vitais, base mecânica para o movimento, armazenamento de sais, função hematopoiética.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
V V F V V
F F V F F
V F V F V
V F F V F
V V V V V
Educação Física - Geral - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
Assinale a alternativa INCORRETA:
O termo homeostase refere-se às alterações nos sistemas fisiológicos internos (ex.: controle da temperatura corporal, glicemia, etc.) em relação a mudanças ambientais do meio externo com o intuito de manter condições estáveis no meio interno, para garantir o adequado funcionamento de células, tecidos, órgãos e sistemas.
A membrana plasmática é formada por uma bicamada fosfolipídica, com proteínas integrais (que atravessam toda a membrana) e proteínas periféricas (em apenas uma das faces).
Transporte ativo refere-se ao meio de transporte de substâncias através da membrana plasmática contra o gradiente de concentração e envolve gasto de energia para realizá-lo.
Todos os sistemas fisiológicos funcionam de modo independente.
O potencial de ação do músculo cardíaco se diferencia do potencial de ação do músculo esquelético pelo período refratário.
Educação Física - Geral - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
É um conjunto de ocupações às quais o indivíduo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, seja para divertir-se, recrear-se e entreter- -se ou, ainda, para desenvolver sua informação ou formação desinteressada, sua participação social voluntária ou sua livre capacidade criadora, após livrar- -se ou desembaraçar-se das obrigações profissionais, familiares e sociais. O conceito apresentado refere- -se a:
Lazer;
Treinamento desportivo;
Biomecânica;
Desenvolvimento motor;
Atletismo.
Educação Física - Geral - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
Embora relacionada à idade, a aquisição de habilidades motoras fundamentais não é dependente dela, devido a numerosos fatores inerentes à tarefa em si, ao indivíduo e ao ambiente. Com base nos estágios do padrão do movimento de chutar, analise as assertivas a seguir:
I. No estágio inicial os movimentos são restritos durante a ação do chute, o tronco permanece ereto e os braços são usados para manter o equilíbrio; o movimento para trás da perna que chuta é limitado e a inclinação para frente é curta.
II. No estágio elementar o movimento preparatório para trás é centrado no joelho, a perna do chute tende a manter-se inclinada durante todo o chute e o acompanhamento da bola é limitado ao movimento do joelho para frente.
III. No estágio maduro os braços oscilam em oposição um ao outro durante a ação do chute e o tronco se inclina durante o acompanhamento; o movimento da perna que chuta se inicia no quadril e a perna de sustentação se inclina levemente ao contato, aumentando a extensão da oscilação da perna.
São verdadeiras:
Apenas I
Apenas I e II
Apenas II e III
Apenas I e III
I, II e III
Educação Física - Geral - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
Marque dentre os tópicos a seguir aquele que ocorre quando um corredor aumenta sua velocidade de deslocamento:
Corredores mais rápidos não podem alcançar uma frequência de passada elevada.
O tempo de contato do pé com o solo diminui.
O tamanho da passada diminui.
O valor de flexão de joelho aumenta após a batida do pé no solo.
O tempo de contato do pé com o solo aumenta.
Educação Física - Geral - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
Acerca dos detalhes técnicos relacionados à prova de Lançamento de Dardo no atletismo, marque a alternativa INCORRETA:
A corrida para o lançamento deve ser crescente em velocidade, sendo veloz até o ponto em não atrapalhe a coordenação para o lançamento.
O número de passos da corrida para o lançamento depende da condição do lançador. Pode variar de 8 a 12 passos, antes do 5 a 7 passos finais, que já correspondem à tomada de posição e lançamento.
Os passos finais, utilizados para a tomada de posição e lançamento, devem ser realizados com desaceleração e com movimentos de baixa amplitude.
A puxada do dardo deve ser feita com o aproveitamento total do arco de lançamento. A puxada inicia-se bem atrás, na máxima amplitude e termina sobre a cabeça, em ponto cuja projeção coincide com o pé da frente.
As ações do lançamento devem somar forças que devem ser aplicadas no eixo longitudinal do dardo.
Educação Física - Geral - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
Da importância do movimento no desenvolvimento humano pode-se destacar, EXCETO:
O desenvolvimento perceptivo-motor correto auxilia a criança no ajuste da concepção do mundo que a cerca.
Qualquer aprendizagem escolar quer se trate de leitura, escrita ou cálculo é, fundamentalmente, um processo de relação perceptivo-motora.
A garantia de um pleno desenvolvimento perceptivo- -motor por parte da criança não oferece condições para favorecer o amadurecimento e apuramento de suas estruturas cognitivas.
O desenvolvimento global da criança apoia-se no comportamento perceptivo-motor, o qual exige como condição variadas oportunidades de aplicação: a exploração lúdica, o controle motor, integração sensorial, noção de corpo, espaço e tempo.
Dificuldades de aprendizagem simbólica refletem uma deficiente integração das noções espaço e tempo; noções que são fundamentais para a organização do sistema sensório-motor da criança.
Educação Física - Geral - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
Dentre as respostas de adaptação do organismo frente a um programa de treinamento aeróbio, a única alternativa INCORRETA é:
Melhora na função cardíaca;
Queda na qualidade de vida;
Aumento no Consumo máximo de oxigênio;
Aumento do Limiar anaeróbio;
Melhora na capacidade funcional.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...