Questões de Educação Física da Prosperity

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A Educação Física escolar pode sistematizar situações de ensino e aprendizagem que garantam aos alunos o acesso a conhecimentos práticos e conceituais. Para isso é necessário:

  • A. Mudar a ênfase na aptidão física e no rendimento padronizado que caracterizava a Educação Física, para uma concepção mais abrangente, que contemple todas as dimensões envolvidas em cada prática corporal.
  • B. É fundamental também que se faça uma clara distinção entre os objetivos da Educação Física escolar e os objetivos do esporte, da dança, da ginástica e da luta profissionais, pois, embora seja uma referência, o profissionalismo não pode ser a meta almejada pela escola.
  • C. Dar oportunidades a todos os alunos para que desenvolvam suas potencialidades, de forma democrática e não seletiva, visando seu aprimoramento como seres humanos.
  • D. Todas as alternativas estão corretas.

Os conteúdos específicos da Educação Física a serem abordados nas aulas,apontados nos PCN (Brasil, 1998), aparecem divididos em blocos de conhecimento / conteúdo, assinale a questão que corresponde a esses blocos:

  • A. Esporte, jogos, lutas e ginástica ( primeiro bloco), atividade rítmica e expressivas ( segundo bloco) e conhecimentos sobre o corpo (terceiro bloco).
  • B. Esporte, jogos, lutas e ginástica (primeiro bloco), atividade rítmica e expressivas (segundo bloco).
  • C. Esporte, jogos, lutas e ginástica (primeiro bloco), conhecimentos sobre o corpo (segundo bloco).
  • D. Atividade rítmica e expressivas (primeiro bloco) e conhecimentos sobre o corpo (segundo bloco).

Jean Piaget pesquisou, mediante observação sistemática, a maneira como a criança elabora o processo do conhecimento para construir a sua inteligência. A sua preocupação inicial foi epistemológica (como é originado o conhecimento humano) e não educacional. De acordo com Piaget, o desenvolvimento cognitivo compreende em 4 estágios, quais são eles?

  • A. O primeiro é chamado ESTÁGIO SENSÓRIO – MOTOR (0 – 2 anos), o segundo é o ESTÁGIO PRÉ – OPERATÓRIO (2 – 7 anos), terceiro estágio, o das OPERAÇÕES CONCRETAS (7 – 13 anos) e no quarto e no quarto estágio, o OPERATÓRIO – FORMAL (13 anos em diante).
  • B. O primeiro é chamado ESTÁGIO SENSÓRIO – MOTOR (0 – 5 anos), o segundo é o ESTÁGIO PRÉ – OPERATÓRIO (5 – 9 anos), terceiro estágio, o das OPERAÇÕES CONCRETAS (9 – 13 anos) e no quarto e no quarto estágio, o OPERATÓRIO – FORMAL (13 anos em diante).
  • C. O primeiro é chamado ESTÁGIO SENSÓRIO – MOTOR (0 – 4 anos), o segundo é o ESTÁGIO PRÉ – OPERATÓRIO (4 – 7 anos), terceiro estágio, o das OPERAÇÕES CONCRETAS (7 – 15 anos) e no quarto e no quarto estágio, o OPERATÓRIO – FORMAL (15 anos em diante).
  • D. O primeiro é chamado ESTÁGIO SENSÓRIO – MOTOR (0 – 3 anos), o segundo é o ESTÁGIO PRÉ – OPERATÓRIO (3 – 8 anos), terceiro estágio, o das OPERAÇÕES CONCRETAS (8 – 14 anos) e no quarto e no quarto estágio, o OPERATÓRIO – FORMAL (14 anos em diante).

Os experimentos de Lev Vygotsky demonstram que a fala tanto acompanha a atividade prática ou física da criança como também desempenha um papel específico na sua realização. Ao longo do desenvolvimento cognitivo, a relação entre a fala e a ação se modifica, ocorrendo em três fases:

  • A. FASE DA FALA SOCIAL (até os 5 anos), a fala acompanha as ações da criança, de forma dispersa e caótica, refletindo as dificuldades que ela sente para solucionar as questões que lhe são colocadas. FASE DA FALA EGOCÊNTRICA (5 – 8 anos), a fala passa a preceder a ação, mudando a sua função. FASE DA FALA INTERIOR (após os 8 anos), a fala externa da criança vai desaparecendo até tornar – se interna, capaz de controlar seu comportamento e seu pensamento.
  • B. FASE DA FALA SOCIAL (até os 3 anos), a fala acompanha as ações da criança, de forma dispersa e caótica, refletindo as dificuldades que ela sente para solucionar as questões que lhe são colocadas. FASE DA FALA EGOCÊNTRICA (3 – 6 anos), a fala passa a preceder a ação, mudando a sua função. FASE DA FALA INTERIOR (após os 6 anos), a fala externa da criança vai desaparecendo até tornar – se interna, capaz de controlar seu comportamento e seu pensamento.
  • C. FASE DA FALA SOCIAL ( até os 2 anos), a fala acompanha as ações da criança, de forma dispersa e caótica, refletindo as dificuldades que ela sente para solucionar as questões que lhe são colocadas. FASE DA FALA EGOCÊNTRICA (2 – 5 anos), a fala passa a preceder a ação, mudando a sua função. FASE DA FALA INTERIOR (após os 5 anos), a fala externa da criança vai desaparecendo até tornar – se interna, capaz de controlar seu comportamento e seu pensamento.
  • D. FASE DA FALA SOCIAL ( até os 4 anos), a fala acompanha as ações da criança, de forma dispersa e caótica, refletindo as dificuldades que ela sente para solucionar as questões que lhe são colocadas. FASE DA FALA EGOCÊNTRICA (4 – 6 anos), a fala passa a preceder a ação, mudando a sua função. FASE DA FALA INTERIOR (após os 6 anos), a fala externa da criança vai desaparecendo até tornar – se interna, capaz de controlar seu comportamento e seu pensamento.

Gardner, baseado em estudos, afirma que possuímos capacidades diferentes ou várias inteligências. Interessado pelas relações entre inteligência, criatividade, talento e competência no campo da psicologia do desenvolvimento humano, Gardner realizou pesquisas sobre inteligência. De acordo com a pesquisa foram encontrados alguns tipos de inteligências. Quais são elas?

  • A. Inteligência linguística, inteligência espacial, inteligência corporal – cinestésica, inteligência interpessoal, inteligência intrapessoal e inteligência naturalista.
  • B. Inteligência linguística, inteligência lógico – matemática, inteligência espacial, inteligência interpessoal, inteligência intrapessoal e inteligência naturalista.
  • C. Inteligência linguística, inteligência lógico – matemática, inteligência espacial, inteligência corporal – cinestésica, inteligência interpessoal, inteligência intrapessoal e inteligência naturalista.
  • D. Inteligência linguística, inteligência lógico – matemática, inteligência espacial, inteligência corporal – cinestésica, inteligência interpessoal e inteligência naturalista.

Relacione os tipos de características apresentadas de acordo com as inteligências:

1 – Linguística

2 – Espacial

3 – Musical

( ) Gosta de ouvir, ler e escrever, poesias, oratória, produzir textos.

( ) Sensível a entonação, ritmo e timbre.

( ) Gosta de geometria, construir maquetes, facilidade para indicar trajetos.

  • A. 1, 2, 3.
  • B. 1, 3, 2.
  • C. 2, 3, 1.
  • D. 3, 1, 2.

Para facilitar o estudo do movimento na utilização do espaço, precisamos dividí–lo para conhecer e compreender seus aspectos. Conceitos espaciais: direção, dimensão, eixos, planos e níveis. De acordo com esses conhecimentos assinale a resposta INCORRETA:

  • A. Direção: considerando o centro do corpo, para cima, para baixo, para o lado direito ou esquerdo e ainda para frente e para trás.
  • B. Dimensão: é uma extensão entre duas direções opostas (comprimento, amplitude e profundidade.
  • C. Planos: são definidos pela união de duas dimensões (plano vertical ou frontal, plano sagital e plano horizontal.
  • D. Eixos: é a relação de posição espacial que leva em conta a altura ( baixo, médio e alto), sendo determinado a partir do estabelecimento de relações.

No Brasil, os jogos cooperativos estão cada vez mais conhecidos, tanto na teoria, com a vesta produção acadêmica e a realização de inúmeros congressos, quanto na prática do cotidiano em que os jogos cooperativos são utilizados com grupos diferenciados como forma de melhoria das relações humanas de criança, adultos e idosos. Com base nesse conhecimento, marque a questão que NÃO corresponde às características dos jogos cooperativos.

  • A. A vitória não depende da derrota dos outros, temos condições de ser competentes sem destruir o outro, aprendendo a compartilhar as nossas habilidades.
  • B. Predominam a confiança mútua, a descontração, a solidariedade, a vitória compartilhada e a vontade de continuar jogando para ganhar com o outro.
  • C. Faz com que acorra uma integração entre os participantes, assim, melhorando a socialização, autoestima, confiança e respeito.
  • D. Está presente a rivalidade, valorizando a competição e o vencer a qualquer custo.

A avaliação psicomotora tem grande valor, pois, possibilita ao professor verificar se os conhecimentos e as atividades propostas estão adequados e cumprindo suas funções. Dessa forma, os alunos devem ser avaliados nesse sentido. Essa avaliação tem objetivo de verificar:

  • A. A dinâmica da coordenação psicomotora e sensória – motora.
  • B. O equilíbrio, a lateralidade e o perfil.
  • C. A percepção e a linguagem.
  • D. Todas as alternativas estão corretas.

É preciso que os profissionais da área de Educação Física busquem os conhecimentos necessários a fim de poder conter radicalismo, de forma que tanto o jogo quanto o esporte, cada qual com suas especificidades, possam contribuir para a formação e a qualidade de vida dos educandos. Quais métodos devem-se usar para que ocorra um processo de ensino – aprendizagem do esporte:

  • A. Adaptação das regras.
  • B. Redimensionamento do espaço.
  • C. Alteração do número de participantes e composição das equipes.
  • D. Todas as alternativas estão corretas.
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