Questões de Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Lista completa de Questões de Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Historicamente, existe pelo menos um ponto em comum entre as várias concepções da Educação Física Brasileira. Assinale a alternativa que APRESENTA esse ponto em comum.

  • A.

    A Ginástica e o Desporto devem primar essencialmente pelo estabelecimento de hábitos que proporcionem o lazer.

  • B.

    A insistência na tese da Educação Física como atividade capaz de garantir a aquisição e a manutenção da saúde individual.

  • C.

    Os jogos recreativos devem servir como processos que conduzam ao treinamento generalizado para que a performance atlética seja alcançada.

  • D.

    A caracterização da competição e da superação individual como valores fundamentais e desejáveis para uma sociedade mais justa.

  • E.

    A Educação Física deve ser suficientemente rígida, de modo a colaborar com o processo de seleção natural.

No decorrer da história da Educação Física, surgiram várias abordagens pedagógicas. Numere a coluna 2 identificando as características das abordagens pedagógicas de Educação Física encontradas na coluna 1.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

  • A.

    III – II – I – IV – V

  • B.

    II – V – IV – III – I

  • C.

    I – IV – II – V – III

  • D.

    III – II – IV – V – I

  • E.

    III – V – II – IV – I

Identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas em relação aos direitos do profissional de Educação Física, tomando como referência o Código de Ética dos Profissionais de Educação Física registrados no Sistema CONFEF/CREFs.

( ) Exercer a profissão sem ser discriminado por questões de religião, raça, sexo, idade, opinião política, cor, orientação sexual ou de qualquer outra natureza.

( ) Recorrer ao Conselho Regional de Educação Física, quando impedido de cumprir a lei ou o que dispõe o Código de Ética, no exercício da profissão.

( ) Respeitar e fazer respeitar o ambiente de trabalho, bem como os colegas de profissão e seus superiores.

( ) Participar de movimentos em defesa da dignidade profissional, principalmente na busca de aprimoramento técnico, científico e ético.

( ) Promover a Educação Física no sentido de que ela seja um meio efetivo para a conquista de um estilo de vida ativo.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

  • A.

    V – F – F – V – F

  • B.

    F – V – V – F – V

  • C.

    V – V – F – V – F

  • D.

    V – F – F – V – V

  • E.

    F – F – V – F – V

Tendo por base o Estatuto do Conselho Regional de Educação Física da 3ª Região – CREF3/SC e o Código de Ética dos Profissionais de Educação Física registrados no Sistema CONFEF/CREFs, afirma-se que o descumprimento do referido Código constitui infração disciplinar, ficando o infrator sujeito a penalidades. Identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as penalidade previstas nos referidos documentos.

( ) Chamada verbal.

( ) Advertência escrita, com ou sem aplicação de multa.

( ) Censura pública.

( ) Suspensão do exercício da profissão.

( ) Renúncia ao direito de voto junto ao CREF3/SC.

 Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

  • A.

    V – F – F – V – V

  • B.

    F – V – V – F – F

  • C.

    V – V – F – V – F

  • D.

    F – V – V – V – F

  • E.

    F – F – V – F – V

Com relação à terminologia aplicada à Educação Física, numere a coluna 2 identificando as características dos vários tipos de movimentos encontrados na coluna 1.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

  • A.

    V – I – IV – II – III

  • B.

    IV – I – V – III – II

  • C.

    V – IV – III – II – I

  • D.

    II – III – IV – I – V

  • E.

    I – IV – II – V – III

Identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas sobre medidas e avaliação em Educação Física.

( ) Usualmente, utiliza-se a relação entre massa corporal e estatura como indicador de índice de massa corporal (IMC).

 ( ) As medidas de dobras cutâneas são utilizadas como uma forma direta de mensuração da adiposidade corporal.

( ) Os diâmetros ósseos podem ser medidos por meio de um instrumento denominado estadiômetro.

( ) A composição corporal é determinada pela quantificação dos principais componentes estruturais do corpo humano: osso, músculo e gordura.

( ) A estatura é o maior indicador do crescimento corporal, sendo mensurada considerando a distância entre as referências anatômicas do vértex e da região plantar.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

  • A.

    V – V – F – F – V

  • B.

    V – V – F – F – F

  • C.

    V – F – F – V – V

  • D.

    F – V – V – V – F

  • E.

    F – F – V – V – V

O crescimento físico pode ser representado por meio de dois tipos de curvas: a curva de distância ou de crescimento longitudinal e a curva de velocidade de crescimento. Numere a coluna 2 identificando a velocidade de crescimento de acordo com as fases descritas na coluna 1.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

  • A.

    II – I – II – III – I

  • B.

    I – III – II – I – III

  • C.

    III – II – III – II – I

  • D.

    II – I – I – III – II

  • E.

    II – III – I – I – II

Sobre a prática de exercícios físicos, analise as afirmativas abaixo.

I - Os exercícios de efeitos localizados são os mais eficazes para desenvolver a resistência aeróbica.

II - Em exercícios de intensidade moderada e longa duração, as gorduras são utilizadas preferencialmente como fonte de energia.

III - Na elaboração de um programa de exercícios físicos, deve-se conhecer a faixa etária do indivíduo e as modificações que ocorrem nesse período.

IV - Pessoas mais pesadas gastam menos calorias do que pessoas leves para realizar um mesmo trabalho que envolva deslocamento corporal.

 V - A monitorização da frequência cardíaca é a forma mais utilizada para quantificar a intensidade do exercício físico.

Assinale a alternativa CORRETA.

  • A.

    Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.

  • B.

    Somente as afirmativas III, IV e V são corretas.

  • C.

    Somente as afirmativas II, IV e V são corretas.

  • D.

    Somente as afirmativas I, III e IV são corretas.

  • E.

    Somente as afirmativas II, III e V são corretas.

Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE as lacunas da frase abaixo. Os exercícios essencialmente aeróbios são de ______________ duração com intensidade ______________ e se utilizam principalmente dos__________ para ressintetizar o Trifosfato de Adenosina (ATP).

  • A.

    curtíssima – alta – carboidratos

  • B.

    longa – moderada – lipídeos

  • C.

    longa – moderada – lipídeos

  • D.

    longa – baixa – carboidratos

  • E.

    curta – moderada – protídeos

Identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas com relação à fisiologia do exercício físico quanto à transferência de energia.

( ) A diferença entre a necessidade de oxigênio e o oxigênio realmente consumido recebe a designação de déficit de oxigênio.

( ) A capacidade máxima para a ressíntese aeróbica do Trifosfato de Adenosina (ATP) é medida quantitativamente como consumo máximo de oxigênio ou VO2 máx.

( ) Em atividades físicas de grande duração e baixa intensidade, a energia é proporcionada quase que exclusivamente pelos fosfatos de alta energia: Trifosfato de Adenosina (ATP) e Creatina Fosfato (CP).

( ) O exercício físico moderado realizado durante a recuperação (recuperação ativa) facilita o processo de recuperação, em comparação com as técnicas passivas.

( ) Os dois principais tipos de fibras musculares são as de contração rápida, de alto poder oxidativo e baixo poder glicolítico, e as de contração lenta, de baixo poder oxidativo e alto poder glicolítico.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

  • A.

    F – V – F – F – V

  • B.

    V – F – V – V – F

  • C.

    F – F – V – F – V

  • D.

    V – V – F – V – F

  • E.

    V – V – F – F – V

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...