Lista completa de Questões de Educação Física da Universidade da Amazônia (UNAMA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Considerando o desenvolvimento das habilidades, nas séries iniciais do Ensino Fundamental, a Educação Física curricular, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), deve promover, através das atividades corporais:
o aperfeiçoamento das competências corporais do aluno em conformidade com as exigências do professor.
o gosto do aluno pela individualidade nas situações lúdicas e esportivas.
o conhecimento dos limites e possibilidades físicas para que o aluno controle suas atividades corporais com autonomia.
a relação equilibrada do aluno com os colegas da mesma origem étnica.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Considerando as características genéricas das crianças com até seis anos de idade, é correto afirmar que elas manifestam interesses por atividades:
cooperativas e de vivências em atividades coletivas.
criativas de composição técnica.
livres e espontâneas, em que a liberdade de criar, imaginar e fantasiar é possibilitada.
de conscientização da ação corporal.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Considerando que brincar e jogar são sinônimos em diversas línguas, o jogo deve ser entendido como fator de desenvolvimento quando:
estimula a criança no exercício do pensamento, que pode desvincular-se das situações reais, e a leva a agir independentemente do que ela vê.
considerado aspecto dominante da infância, desestimula a obediência de regras sociais.
a preocupação e tensão durante uma competição, por querer ganhar, aumenta o prazer do jogo.
o conteúdo implica a vida de trabalho do homem, restrito à própria comunidade.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A Educação Física estuda o movimento humano, relacionando-o com a área do desenvolvimento motor. Logo, é correto afirmar que esse estudo:
explica os processos internos associados com a prática ou com a experiência da aquisição das habilidades motoras em função da prática.
concentra-se nos aspectos neurológicos e comportamentais do movimento.
considera o movimento como meio de formação, mudança de hábitos, idéias e sentimentos, com perspectivas aos aspectos histórico-sociais.
concentra-se especificamente nas características de crescimento físico de desenvolvimento fisiológico da criança.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Entre as abordagens pedagógicas da Educação Física como componente curricular, a correlação entre Atividade Física e Saúde preconiza:
a reflexão pedagógica, cujo papel é encaminhar propostas de intervenção sobre a realidade dos homens.
a adoção pedagógica pelos professores, procurando desenvolver em suas aulas uma visão exclusiva para a prática desportiva e relevando metas para a promoção da saúde.
o desenvolvimento de conteúdos não mais com uma visão exclusiva para a prática desportiva, mas visando à promoção da saúde como estilo de vida.
a construção do conhecimento a partir da interação do sujeito com o mundo, explorando as diversas possibilidades educativas e as atividades lúdicas.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Considerando a história da evolução da Educação Física escolar brasileira, é correto afirmar que:
somente em 1950, a Educação Física tornou-se obrigatória nos estabelecimentos de ensino, para alunos até 18 anos de idade.
em 1970, foi promulgada a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), de nº 9.394, facultando a Educação Física nos cursos noturnos.
em 1990, através do Decreto-Lei nº 705, a Educação Física tornou-se obrigatória nos estabelecimentos de ensino de todos os graus.
por volta das primeiras quatro décadas do século XX, a Educação Física escolar era entendida como atividade exclusivamente prática.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Considerando a compreensão do lazer enquanto prática essencialmente lúdica e educativa, é correto afirmar que:
a denominação de "lazer" está reduzida à concepção de tempo livre.
o lazer se apresenta como lugar de uma experimentação valorativa, ética, estética e política.
lazer como um tempo e um espaço de vivências lúdicas é sempre sinônimo de tempo livre.
lazer é sinônimo de jogos, mesmo considerando os aspectos negativos da competição.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Considerando brinquedo e brincadeira como sinônimos de liberdade e ludicidade, é correto afirmar que:
a existência do lúdico no brinquedo e na brincadeira não é um privilégio do mundo humano, pois é percebido também no mundo dos animais.
a criatividade associa-se à liberdade quando o adulto impõe à criança o uso de brinquedos que a remetem ao mundo adulto, provocando o enfraquecimento do elemento lúdico.
na idade pré-escolar, a relação do brinquedo com o prazer independe de interesses próprios da faixa etária, em relação à significação lúdica do objeto.
o brinquedo faz com que a criança satisfaça seus desejos de modo imediato, quando se envolve, através do brinquedo, em um mundo ilusório e imaginário.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Os jogos esportivos ou pré-desportivos têm como objetivo a preparação para o esporte, então é correto afirmar que:
nas séries do Ensino Médio, o professor deve incentivar a criação de jogos pelos próprios alunos.
nas séries do Ensino Médio, o professor deve incentivar o uso dos jogos que impliquem o conhecimento sistematizado e aprofundado sobre o desenvolvimento e o treinamento da capacidade de jogar.
na 7ª e na 8ª séries, os jogos devem ser de elaboração de brinquedos, tanto para jogar em grupo como para jogar sozinho.
da 1ª à 3ª séries do Ensino Fundamental, os jogos devem se caracterizar pelo conhecimento sistematizado e aprofundado de técnicas e táticas e de arbitragem.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Considerando a Educação Infantil como a primeira etapa da Educação Básica, é correto afirmar que:
Considerando a Educação Infantil como a primeira etapa da Educação Básica, é correto afirmar que:
a faixa etária considerada para o âmbito da Educação Infantil é de dois a cinco anos de idade.
a creche e a pré-escola devem propiciar o desenvolvimento integral – físico, cognitivo e psicológico da criança.
em creches e pré-escolas, o trabalho corporal é acompanhado de regras. Só assim a competição faz sentido para os pequenos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...