Lista completa de Questões de Enfermagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação à doença apresentada pelo paciente, assinale a opção correta.
O organismo vai-se adaptando às mudanças surgidas em função da limitação do fluxo de ar e ocasionando aumento de freqüência respiratória, alterações na caixa torácica e diminuição do trabalho respiratório do paciente.
A condição do paciente indica que ele está mais sujeito à insuficiência respiratória e infecções respiratórias, uma vez que sua doença provoca alterações das paredes brônquicas, hipersecreção de muco e inflamação, além de alterações nos macrófagos alveolares — condições que se agravam na presença do fumo.
A dispnéia está associada à compressão do coração em conseqüência do líquido presente dentro do saco pericárdico, causado pelo esforço respiratório, o que gera diminuição da complacência pulmonar, aumento da temperatura corporal e da pressão arterial.
A doença apresentada pelo paciente é sinônimo de câncer de pulmão e está ligada ao desenvolvimento de células escamosas nos brônquios segmentares, o que explica a condição de dispnéia e tosse.
Texto para as questões 27 e 28
Um jovem de 18 anos de idade foi hospitalizado por apresentar queixas de cefaléia importante acompanhada de febre alta havia três dias. O exame físico realizado pelo enfermeiro evidenciou rigidez de nuca, lesões purpúricas extensas sobre a face e os membros superiores, além de sinal de Kernig positivo. Durante o exame físico, o paciente tossiu diretamente no rosto do enfermeiro, que não usava proteção facial. Após avaliação clínica e laboratorial, foi diagnosticada meningite meningocócica. No curso da internação, o paciente apresentou desorientação, comprometimento da memória e letargia, quadro que evoluiu para o coma. Verificou-se, ainda, choque séptico e coagulação intravascular disseminada.
Considerando, ainda, a situação apresentada e os aspectos ligados à transmissão de infecção, é correto afirmar que o(a)
antibioticoprofilaxia está indicada para o enfermeiro que realizou o exame físico do paciente.
paciente continua transmitindo a doença, mesmo após ter iniciado o tratamento com o antibiótico específico, por até três semanas
adoção de precauções padrão é suficiente para se evitar a contaminação dos profissionais de saúde que cuidam do paciente em apreço, desde a sua admissão.
infecção do paciente foi causada pela bactéria conhecida como Haemophilus influenzae.
Enfermagem - Saúde da Criança - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2008
Uma criança com crescimento e desenvolvimento normal, tem estimativa de ganho de peso equivalente
ao dobro do seu peso ao nascer, no quinto ao sexto mês de idade.
ao triplo do seu peso ao nascer, no quinto ao sexto mês de idade.
não há método para estimar peso no primeiro ano de vida.
As doenças infecciosas e parasitárias podem estar relacionadas ao trabalho. O técnico de enfermagem do trabalho deve conhecer a etiologia, o modo de transmissão, as atividades laborais de maior risco, assim como as medidas adotadas no controle dessas doenças. Acerca desse tema, julgue os itens subseqüentes.
A febre amarela urbana é transmitida pela picada do mosquito infectado A. aegypti e a febre amarela silvestre, pelo Haemagogus.
Com base na assistência ventilatória ao paciente, assinale a opção correta.
A quantidade de oxigênio fornecida ao paciente poderá chegar até 50% de fração inspirada, devendo ser mantido um fluxo constante de 6 litros por minuto.
A tapotagem, a tosse e a drenagem postural estão contra-indicadas nessa situação.
É importante desencorajar o fumo e ensinar ao paciente respirações diafragmáticas e com os lábios semicerrados.
Os broncodilatadores são administrados diluídos juntos com a água estéril nas nebulizações e, como agem melhorando a dispnéia, pode ser administrada em dobro a dose prescrita toda vez que o paciente queixar-se de falta de ar.
Enfermagem - Saúde da Criança - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2008
Bebê, seis meses, ativa, aleitamento materno exclusivo, foi trazida pela mãe à unidade de atendimento de saúde com a queixa de que o bebê está com diarréia há um dia. Ao exame não apresenta sinais de desidratação. Pelo programa AIDPI - Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância/Ministério da Saúde, a conduta a ser tomada é:
cuidado do bebê em domicílio, tratamento com soro de reidratação oral e interrupção da oferta do leite materno até a melhora da diarréia.
cuidado do bebê em domicílio, com aumento da freqüência das mamadas e oferta de soro de reidratação oral segundo sua aceitação.
cuidado do bebê em domicílio, tratamento com soro de reidratação oral e administração de medicamento antidiarreico.
observação do bebê no serviço de saúde, com aleitamento materno mantido e hidratação com solução endovenosa.
observação do bebê no serviço de saúde, suspensão do aleitamento materno e hidratação com sonda nasogástrica.
As doenças infecciosas e parasitárias podem estar relacionadas ao trabalho. O técnico de enfermagem do trabalho deve conhecer a etiologia, o modo de transmissão, as atividades laborais de maior risco, assim como as medidas adotadas no controle dessas doenças. Acerca desse tema, julgue os itens subseqüentes.
A transmissão da malária pode realizar-se por intermédio dos esporozoítos inoculados no homem pela saliva da fêmea anofelina infectante, por transfusão sanguínea, por compartilhamento de seringas, pela contaminação de soluções de continuidade da pele e, mais raramente, por via congênita.
Julgue os itens a seguir, que tratam da vigilância epidemiológica.
O método de coleta de dados a ser instituído em setores como berçários e unidades de tratamento intensivo deve ser o de busca ativa, com visitas diárias programadas.
Quanto aos sinais vitais apresentados, de acordo com a terminologia correta dos parâmetros avaliados, o paciente está
febril, bradicárdico, taquipnéico e hipotenso.
afebril, taquicárdico, eupnéico e hipertenso.
hipertérmico, bradicárdico, eupnéico e normotenso.
febril, taquicárdico, taquipnéico e hipertenso.
Enfermagem - Saúde da Criança - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2008
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas.
Emagrecimento, estatura abaixo para a idade, abdome distendido, membros delgados, cabelos quebradiços, pele enrugada seca e escamosa são sinais de , que pode provocar .desnutrição calórico-protéica ... retardo no desenvolvimento neuropsicomotor
diarréia aguda ... diminuição na produção de saliva
pneumonia freqüente ... retardo no desenvolvimento mental
rubéola ... atrofia das glândulas sudoríparas
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...