Lista completa de Questões de Enfermagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Questões de 21 a 40 = Específica.
As técnicas de aplicação intramuscular, subcutânea e intradérmica são respectivamente usadas na administração das seguintes vacinas:
dupla, pólio, BCG;
tríplice viral, sarampo e pólio;
hepatite B, sarampo e BCG;
hepatite B, tríplice viral e febre amarela.
Julgue os próximos itens, que tratam de nutrição hospitalar.
Dietas hipoglicídicas são pobres em lipídios, como aquelas em que há restrição de alimentos de origem animal e gorduras saturadas.
No Programa de Controle Médico e de Saúde Ocupacional (PCMSO) deve-se constar, quando houver a possibilidade de exposição acidental dos agentes biológicos:
I. O tratamento médico de emergência para o trabalhador.
II. As medidas de descontaminação do local de trabalho.
III. Os procedimentos a serem adotados para diagnóstico, acompanhamento e prevenção da soroconversão e das doenças.
IV. A relação dos estabelecimentos de saúde que podem prestar assistência aos trabalhadores.
É correto o que se afirma em
I e III apenas.
II e IV apenas.
I, II e IV apenas.
II, III e IV apenas.
I, II, III e IV.
Uma mulher de 38 anos de idade, acometida de insuficiência renal crônica (IRC), encontra-se internada e aguarda cirurgia para criação de uma fístula arteriovenosa. Em outras internações devido a problemas cardiovasculares e desequilíbrios eletrolíticos decorrentes da IRC, a paciente foi submetida a sessões de diálise com acesso para hemodiálise aguda. Durante um ano, participou de um programa de diálise peritoneal domiciliar, mas, devido a complicação grave que exigiu o uso de antibioticoterapia por 14 dias, precisa submeter-se à criação de uma fístula arteriovenosa interna para realização de hemodiálise em centro clínico especializado. A paciente está ansiosa e diz não saber que cuidados deve tomar com a fístula após a cirurgia.
Diante da situação hipotética apresentada, julgue os itens a seguir.
Essa paciente deve ser orientada a observar diariamente o local de realização da fístula arteriovenosa em busca de sangramentos ou vermelhidão e verificar, todo dia, a pressão arterial no membro em que tiver sido realizada a fístula.
Questões de 21 a 40 = Específica.
Na porta de um refrigerador que guarda imunológicos em determinado posto de saúde há um cartaz onde se lê: "proibido colocar alimentos, medicamentos e material de exames". Esta precaução tem por objetivo evitar, no interior do equipamento, a seguinte alteração:
aumento da pressão;
aumento da temperatura;
diminuição das correntes de ar;
diminuição na penetração da luz.
Julgue os próximos itens, que tratam de nutrição hospitalar.
A dieta branda, indicada para pacientes com restrição de mastigação, consiste de preparações em que predominam saladas com vegetais cozidos, carnes assadas, carnes grelhadas picadas ou moídas e frutas em forma de sucos.
Durante a gravidez, a mulher apresenta várias alterações con- sideradas fisiológicas, sendo freqüentemente encontrados
corrimento amarelado e prurido vaginal.
aumento da pressão arterial e estase jugular.
pirose e edema generalizado.
estase jugular e cefaléia persistente.
edema e aumento da pressão venosa nos membros inferiores.
Uma das causas que leva a perda auditiva é o ruído. Considerada perda auditiva induzida pelo ruído, essa patologia relacionada ao trabalho é irreversível. Como ação preventiva, o Comitê Nacional de Ruído e Conservação Auditiva padronizou a avaliação audiológica do trabalhador exposto ao ruído, que deve ser realizada
no exame admissional e pelo auxiliar de enfermagem, com repouso auditivo de, no mínimo, 12 horas.
periodicamente pelo fonoaudiólogo, com repouso auditivo de, no mínimo, 14 horas.
no exame admissional e demissional pelo auxiliar de enfermagem, com repouso de, no mínimo, 24hs.
periodicamente pelo fonoaudiólogo, com repouso auditivo de, no mínimo, 8 horas.
periodicamente pelo fonoaudiólogo, com repouso auditivo de, no mínimo, 12 horas.
O uso abusivo de drogas tem-se tornado um problema de saúde de difícil controle, assim como o vício de uso de etanol ou de tabaco. Acerca desse tema, julgue os itens que se seguem.
Algumas complicações clínicas relacionadas com o etanol, como a síndrome de Wernicke-Korsacoff ou miocardiopatia dilatada, regridem com a abstinência continuada.
Um homem de 45 anos de idade iniciou quadro de malestar, poliúria, polidipsia e polifagia há cerca de um mês, sem ter procurado atendimento em serviços de saúde. Após apresentar complicações em sua condição clínica, buscou o setor de pronto atendimento de um hospital apresentando taquicardia, taquipnéia e hálito cetônico. Era hipertenso e não praticava exercícios. Dizia que toda família era saudável e que não havia relatos de doenças crônicas como diabetes melito (DM) em parentes mais próximos. O médico diagnosticou cetoacidose diabética e solicitou internação para tratamento.
Considerando a situação hipotética apresentada acima, assinale a opção correta.
A cetoacidose é uma complicação crônica do diabetes que deve ser prontamente atendida, pois o paciente pode sofrer distúrbios eletrolíticos graves.
A alteração no padrão respiratório do paciente pode ser explicada pela cetoacidose, caracterizando-se, nesse caso, por um aumento da freqüência respiratória.
Deve-se preparar o paciente para a administração de medicamentos como a insulina, que deverá, nesse caso, ser por via subcutânea, sendo contra-indicada sua administração por via venosa.
Considerando-se a idade do paciente e o relato de não haver parentes próximos com doenças crônicas, o rastreamento do DM ficou prejudicado devido à ausência de fatores de risco.
O hálito cetônico está ligado à falta de higiene oral do paciente, que deve ser orientado quanto à realização mais efetiva desse procedimento e ao uso de antissépticos bucais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...