Questões de Enfermagem

Lista completa de Questões de Enfermagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Um homem com 29 anos de idade, diabético insulinodependente, vinha apresentando mal-estar indefinido há alguns dias associado a poliúria, polidipsia e polifagia. Chegou desidratado, hipotenso e taquicárdico ao pronto-socorro de um hospital. Queixava-se de fortes dores abdominais, anorexia, náuseas e vômitos. Segundo a esposa, quando iniciou quadro de vômitos, ele suspendeu, por conta própria, uma dose diária da insulina e boa parte da alimentação e bebeu pouco líquido. No pronto-socorro, a respiração seguia o padrão de Kusmaull e o hálito era cetônico. O nível sanguíneo de glicose era de 420 mg/dL, a cetonúria era fortemente positiva e havia corpos cetônicos no sangue. A gasometria arterial revelou valores de pH, bicarbonato e  baixos.

 

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

O paciente deve ser orientado quanto às medidas a serem seguidas nos períodos em que se sentir pior em relação à doença, tais como não suspender doses usuais de insulina, aumentar a ingestão de líquidos e avaliar glicemias e cetonúrias a cada 3 horas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Ao prestar os primeiros socorros a uma pessoa que sofreu trauma nos ossos e nas articulações, o socorrista deve

  • A.

    iniciar a avaliação pelos traumas ocorridos, dando atenção àqueles mais evidentes em braços, pernas e costelas.

  • B.

    colocar gelo diretamente na pele da pessoa, a fim de diminuir uma hemorragia importante.

  • C.

    garantir uma boa ventilação nos ferimentos abertos, mantendo as lesões abertas.

  • D.

    alinhar ou reposicionar as luxações ou angulações do ombro, buscando manter o membro superior mais elevado.

  • E.

    conferir o pulso distal, a sensibilidade e a função motora.

Um usuário com tuberculose necessita ser orientado pela enfermagem sobre o procedimento da coleta de escarro para baciloscopia. Uma dessas orientações é

  • a.

    evitar a coleta no período da manhã, ao despertar.

  • b.

    coletar um volume de escarro compreendido entre 5 a 10 ml.

  • c.

    coletar o escarro obtido da faringe ou por aspiração de secreções nasais.

  • d.

    coletar amostra de saliva e de secreções da árvore brônquica e da faringe.

  • e.

    manter exposto a luz solar, por 1 hora, o frasco com a secreção coletada, antes de entregá-lo no recurso de saúde.

O trabalhador adulto do sexo masculino e feminino freqüentemente fazem levantamento, transporte e descarga individual de materiais. O peso máximo deve ser, para o sexo masculino e o feminino, respectivamente de:

  • A.

    50 kg e 20 kg

  • B.

    60 kg e 30 kg

  • C.

    40 kg e 20 kg

  • D.

    18 kg e 12 kg

  • E.

    20 kg e 15 kg

Um homem com 29 anos de idade, diabético insulinodependente, vinha apresentando mal-estar indefinido há alguns dias associado a poliúria, polidipsia e polifagia. Chegou desidratado, hipotenso e taquicárdico ao pronto-socorro de um hospital. Queixava-se de fortes dores abdominais, anorexia, náuseas e vômitos. Segundo a esposa, quando iniciou quadro de vômitos, ele suspendeu, por conta própria, uma dose diária da insulina e boa parte da alimentação e bebeu pouco líquido. No pronto-socorro, a respiração seguia o padrão de Kusmaull e o hálito era cetônico. O nível sanguíneo de glicose era de 420 mg/dL, a cetonúria era fortemente positiva e havia corpos cetônicos no sangue. A gasometria arterial revelou valores de pH, bicarbonato e  baixos.

 

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

Os cuidados de enfermagem nesse caso incluem monitoração do estado hidroeletrolítico e dos níveis sanguíneos de glicose, administração de líquidos prescrita, bem como acompanhamento meticuloso das eliminações e do débito urinário.

  • C. Certo
  • E. Errado

A comissão de controle de infecção hospitalar de um hospital elabora e implementa normas e rotinas técnico-operacionais, visando prevenir infecções hospitalares. Acerca desse tema, julgue os itens que se seguem.

Todos os profissionais de saúde devem conhecer os princípios da assepsia médica, para que possam interromper o ciclo do processo infeccioso e reduzir a transmissão de microrganismos.

  • C. Certo
  • E. Errado

As dietas oferecidas nos hospitais têm especificidades importantes, que devem ser consideradas. Acerca desse tema, julgue os itens subseqüentes.

Uma dieta hiperprotéica é aquela enriquecida com alimentos ricos em proteína de alto valor biológico ou complementos industrializados com composição química definida. Essa dieta é indicada para pacientes que sofreram grandes traumas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Nas orientações ao cliente com hanseníase, o enfermeiro deve

  • a.

    orientá-lo, no momento da cura, sobre a possibilidade do surgimento de episódios reacionais.

  • b.

    restringir as respostas às perguntas sobre o tratamento e delegar ao psicólogo e assistente social os demais questionamentos sobre o auto-cuidado.

  • c.

    restringir as explicações sobre a doença para os casos em que existe risco de vida ao cliente.

  • d.

    dar uma informação que tranqüilize o cliente, mesmo que não corresponda à verdade.

  • e.

    evitar informar ao cliente sobre o seu diagnóstico e prognóstico devido ao estigma da doença.

O diagnóstico de asma ocupacional é feito a partir da anamnase, em que o trabalhador relata se a crise costuma melhorar nos finais de semana, feriados prolongados e férias. Neste caso, o diagnóstico definitivo é feito por meio de exames:

  • A.

    raios-X de tórax e espirometria.

  • B.

    teste ergométrico e raios-X de tórax.

  • C.

    espirometria e peack flow.

  • D.

    espirometria e gasometria arterial.

  • E.

    gasometria arterial e teste ergométrico.

Texto para os itens de 66 a 72 Considere-se, que João, paciente citado no texto anterior, não tendo realizado a cirurgia cardíaca, procurou atendimento no pronto-socorro, com queixas de dor no quadrante inferior direito do abdome, tipo cólica, intensa e crescente, iniciada há 2 dias, aumento do volume da hérnia inguinal e que, nas últimas horas, tenha passado a ter náuseas, com vários episódios de vômitos, além de parada de eliminação de gases e de fezes. O exame físico mostrou: desidratação, dispnéia, febre (temperatura axilar de 38,5 ºC); freqüência cardíaca de 120 bpm; pressão arterial de 90 mmHg × 40 mmHg, sonolência. Ritmo cardíaco regular taquicárdico, em 3 tempos (3.ª bulha), sopro diastólico na borda esternal esquerda. Pulmões limpos. Abdome distendido, tenso, com contratura muscular, difusamente doloroso à palpação superficial e profunda, com dor à descompressão brusca; presença de volumosa hérnia irredutível em região inguinal direita; ruídos hidroaéreos presentes, muito reduzidos. Exames retal e geniturinário sem anormalidades. Segundo exames laboratoriais e de imagem, constataram-se: elevação do hematócrito, leucocitose importante, com desvio à esquerda, ausência de eosinófilos, conforme hemograma. Ainda: uréia sérica de 55 mg/dL (valores de referência entre 6 e 20 mg/dL), creatinina de 1,8 mg/dL (valores de referência entre 0,7 e 1,3 mg/dL), potássio sérico de 2,5 mEq/L (valores de referência entre 3,5 e 4,5 mEq/L) e sódio sérico de 148 mEq/L (valores de referência entre 135 e 145 mEq/L). Radiografia simples de abdome mostrou alças de intestino delgado dilatadas, com nível hidroaéreo, ausência de gás no cólon e reto. Tomografia computadorizada do abdome (sem contraste) mostrou hérnia em região inguinal direita, espessamento parietal difuso, presença de gás na veia porta e presença de discreta infiltração gasosa na parede intestinal.

 

Com base na situação clínica hipotética proposta, julgue os itens que se segue

Estão presentes sinais, sintomas e alterações mostrados por exames laboratoriais claramente indicativos de obstrução do intestino grosso.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...