Lista completa de Questões de Enfermagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Os acidentes com aranhas são freqüentes em nossa região, sendo que a mais comum é a aranha-marrom ou Loxosceles, que possui hábitos noturnos e pode ser encontrada em pilhas de tijolos, telhas e no interior de residências. Com base no assunto, assinale a alternativa correta.
A dor é imediata e em geral intensa, podendo irradiar-se para a raiz do membro acometido.
A picada ocorre em geral quando a aranha é comprimida contra o corpo, não produzindo dor imediata.
A picada não apresenta sintomas e não há possibilidade de evoluir para necrose tecidual.
A picada causa ptose palpebral, dificuldade para deglutir e mialgias
O veneno da aranha-marrom é neurotóxico e miotóxico.
Uma pessoa com doença bacteriana predominantemente da genitália, causada por Calymnatobacterium granulomanis e transmitidas freqüentemente pelo ato sexual, sobretudo anal. De acordo com esta informação, estamos falando de.
Doença de Nícolas - Favre.
Cancróide.
Donovanose.
Sífilis
Cancro Mole.
Foi introduzido 8 mL de diluente em um frasco contendo 400 mg de um determinado antibiótico. Quando se administra 1,5 mL dessa solução, o cliente recebe
75 mg
100 mg
150 mg
220 mg
265 mg
Nos últimos anos, principalmente com a elevada incidência da síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS), as doenças sexualmente transmissíveis (DST) reassumiram importância como problemas de saúde pública. Os enfermeiros, assim como todos os outros profissionais da equipe de saúde, devem estar aptos a lidar com as DST/AIDS. É fundamental que o profissional que realiza essa atividade tenha informações atualizadas e tecnicamente corretas. Com relação à AIDS e às DST, julgue os itens subseqüentes.
A sífilis primária caracteriza-se clinicamente pela presença de úlcera genital geralmente única e indolor, e tem como agente causal o Treponema pallidum.
Uma paciente de 46 anos de idade deu entrada no pronto-socorro de um hospital com queixas de falta de ar e inchaço nas pernas há uma semana. Informou sobre o diagnóstico médico de cardiopatia chagásica há 4 anos e que tem feito acompanhamento da doença com sucessivas internações. Chegou com quadro de dificuldade respiratória aos médios esforços associado a tosse com secreção esbranquiçada e rajas de sangue, epigastralgia, edema de pernas e redução da ingesta alimentar. Foram solicitadas as seguintes condutas: instalação de cateter nasal com oxigênio a 2 L/min; nebulização com água destilada (5 mL); verificação dos sinais vitais de 4 em 4 horas; medir e anotar a diurese. Foi também solicitada a administração dos seguintes medicamentos: digoxina via oral (0,25 mg, meio comprimido pela manhã); heparina 5.000 unidades por via subcutânea, de 12 em 12 horas e ceftriaxona 2 g ao dia, por via intravenosa.
Em face do quadro clínico acima descrito, julgue os itens seguintes.
Após a injeção de heparina subcutânea, o profissional de enfermagem deve colocar bolsa de água quente no local da aplicação para melhor reabsorção do medicamento.
Enfermagem - Enfermagem em Urgência e Emergência - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Considerando o caso clínico apresentado, julgue os itens seguintes.
As estrias de sangue no escarro e o sangramento gengival são tecnicamente definidos como hemoptise e hematêmese, respectivamente.
Pressão arterial é a pressão exercida pelo sangue contra a parede das artérias. Considera-se o procedimento de verificação da pressão arterial adequado quando:
Informamos ao cliente os valores obtidos, somente quando estiverem alterados.
Desinsuflamos o manguito rapidamente.
A posição do manguito está ajustado 2cm acima da prega do cotovelo.
A 2ª medida é feita imediatamente após a 1ª
A senhora Andraína se apresenta à Unidade de Saúde dizendo que necessita urgentemente de uma consulta médica. Ela é alcoolista e começou a apresentar sinais de abstinência alcoólica leve. Qual dos sinais e sintomas abaixo é esperado que a senhora Andraína apresente?
Cefaléia e tremores generalizados.
Desmaio e grande inquietação.
Hipertermia e tremores finos de extremidades.
Leve agitação psicomotora e tremores finos de extremidade
Vômitos e epistaxe.
No procedimento técnico de aplicação da bolsa de colostomia, deve-se levar em consideração vários aspectos sendo que esta técnica tem como uma das finalidades:
proporcionar conforto ao cliente.
assegurar privacidade.
proteger a pele contra a ação dos mucos digestivos.
assegurar salubridade do cuidador.
restabelecer o trato gastrointestinal.
Foi solicitado ao auxiliar de enfermagem para administrar 0,8 mg de Dexametasona EV. No ambulatório existem frascos de 2,5 mL com 10 mg de Dexametasona. Para atender à prescrição médica, ele deverá aspirar do frasco
2 mL
1,2 mL
0,8 mL
0,2 mL
0,1 mL
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...